A Cultura da PortoFácil

Antes de ter a PortoFácil, e mesmo durante sua fase de amadurecimento, passei por algumas empresas — desde familiares até estatais gigantescas. Nessas empresas tive contato com outras centenas ou milhares de empresas, nas condições de clientes ou de fornecedores de produtos ou serviços. Todas elas tinham em comum a dificuldade de expressar em palavras o que se convencionou chamar de cultura empresarial, que normalmente, depois de redigida, vai para um quadrinho com os valores e a missão da empresa.

Por que é difícil descrever a cultura da empresa

Essa dificuldade decorre de que assim como a missão é a mais objetiva das declarações da empresa, e os valores são relativamente subjetivos mas facilmente verificáveis, a cultura é algo muito mais subjetivo, e cada pessoa envolvida (colaborador, cliente ou fornecedor) terá uma percepção diferente, de acordo com suas próprias crenças, experiências de vida, expectativas, e tudo o mais que forma a personalidade e a individualidade.

Na PortoFácil, apesar da estrutura ainda pequena, a dificuldade também existe, mas acho que é melhor expor o quanto antes a cultura da empresa, para preparar o terreno para o futuro radioso que se avizinha para todos os que de alguma forma se associam a nós.

A cultura empresarial da PortoFácil

Origem da PortoFácil

É impossível falar da cultura da PortoFácil sem citar como a PortoFácil nasceu, lá nos idos de 24 de novembro de 2003 (data oficial de nossa fundação), ainda sem pessoa jurídica e com o nome de PortoHost, sem imaginar como seriam os anos vindouros, mas com uma certeza: o mercado de hospedagem estava saturado de empresas iguais, e alguém precisava fazer algo para mudar isso.

Por isso a PortoFácil nasceu para ser a empresa de hospedagem que eu queria que me atendesse, na condição de cliente.

Nós respiramos o nosso trabalho

Na PortoFácil respira-se o trabalho o tempo inteiro. Somos workaholics. Não quer dizer que sejamos tipos obcecados que abrem mão de conviver com nossas famílias e pessoas queridas em nome de se socar em um laboratório. Mas, sim, quer dizer que amamos tanto o que fazemos que é impossível para a gente “desconectar”, porque é um prazer estar sempre pesquisando novas maneiras de atender às necessidades dos clientes, antecipar problemas, e resolver qualquer imprevisto no menor tempo possível.

Nós nos divertimos muito fazendo nosso trabalho

Aqui na PortoFácil não há espaço para trabalhar com pouca vontade. Condição essencial para fazer o que fazemos, portanto, é encontrar prazer na atividade profissional, para que a compensação financeira não seja a única motivação. Como disse o avô do garoto do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, dinheiro se imprime mais e mais todo dia, em todo canto tem. Embora precisemos e queiramos ser pagos pelo que fazemos, queremos trocar nosso tempo, nosso trabalho e dedicação por algo muito maior e mais raro do que papel moeda.

A PortoFácil é uma empresa acima de tudo humana

Respiramos nosso trabalho porque acima de tudo a PortoFácil é uma empresa humana, cujo foco são os seres humanos por detrás de contas de usuários, endereços eletrônicos, meios de pagamento, contabilidade, e tudo o mais que diga respeito à nossa atividade.

Até porque apenas seres humanos são capazes de amar seu trabalho, e fazer dele uma ferramenta para distribuir Amor que, em última instância, é o que importa.

Na PortoFácil buscamos sempre ser justos e éticos

O foco que temos no aspecto humano por detrás de um negócio nos leva inexoravelmente a nos guiarmos pelos princípios da ética e da justiça. Aqui, cada um sabe que uma oportunidade de servir o semelhante que seja desperdiçada terá sido uma oportunidade de crescimento perdida, mas também sabemos que devemos dar a césar o que é de césar.

O cliente nem sempre tem razão

Sendo uma empresa focada no ser humano, guiada pela justiça e pela ética, aqui não temos medo de contrariar a máxima que diz que o cliente sempre tem razão. A razão é de quem tem, e se o cliente não a tiver, não vamos mentir para agradar. Preferimos não ter um cliente do que ter de dar a ele tratamento diferente do que todos os outros recebem, para não ferir os princípios que nos norteiam.

Nós cuidamos de nossos clientes

Dizer que o cliente nem sempre tem razão poderia ser leviano, se não fosse por um motivo maior: na PortoFácil nós cuidamos de nossos clientes, e devido à especialização que temos em nossa área, é comum que tenhamos conceitos mais bem fundamentados, em alguns aspectos, do que os dos clientes. O cliente pode não saber o que é melhor para si, mas nós nos empenhamos para saber, e para oferecer isto a ele, mesmo que inicialmente ele esteja procurando por outra coisa.

Na PortoFácil somos sempre transparentes

A PortoFácil é:

  • uma empresa humana;
  • que se pauta pela justiça e pela ética e
  • que não tem medo de contrariar um cliente quando este não tem razão, seja pelo motivo que for.

Sabemos que nossos julgamentos podem ser equivocados — como é característico do ser humano.

Por isso aqui cultivamos a transparência no trato com fornecedores, colaboradores e clientes. Primamos por um ambiente cordial, onde todos possam se sentir à vontade para expressar o que realmente pensam e sentem; somos receptivos aos pedidos e necessidades de todos, e temos o compromisso de ser transparentes e sinceros sempre, mesmo quando seja necessário dizer “não sei”.

Valorizamos o respeito acima de tudo

A transparência que nos é característica requer e ao mesmo tempo propicia um outro valor muito importante, que é o respeito.

Na PortoFácil respeitamos todas as leis, respeitamos as escolhas individuais, respeitamos o trabalho alheio. Respeitamos a criatividade, a espontaneidade, a individualidade, a coletividade.

Isso implica, entre outras coisas, pagar rigorosamente em dia salários, fornecedores e demais compromissos, cumprir prazos da melhor maneira possível — até mesmo buscando exceder expectativas — e nunca oferecer algo que sabemos que não daremos conta de cumprir, seja por que motivo for.

Na PortoFácil não traímos nossos princípios

Como não trabalhamos exclusivamente para ganhar dinheiro, aqui somos fieis aos nossos princípios, mesmo que isso implique recusar clientes, ou preferir que eles troquem de fornecedor caso não concordemos com algo que ele esteja fazendo ou querendo.

A PortoFácil é a hospedagem ideal para o seu site ou blog

Na PortoFácil nós nos esforçamos para oferecer o ambiente ideal para qualquer site ou blog cujos donos os levem tão a sério quanto nós levamos o nosso trabalho e o trabalho deles. Trabalhamos para oferecer servidores estáveis e poderosos a um preço justo, investimos em segurança e rotinas automatizadas de detecção e bloqueio de ameaças

Fazemos cópias de segurança diárias, estamos o tempo todo estudando e nos atualizando, procuramos estar sempre dos dois lados do negócio (ou seja, na PortoFácil usamos exatamente aquilo que vendemos).

Acima de tudo, buscamos sempre oferecer um ambiente humano, além de eficiente; onde os clientes se sintam tão à vontade e seguros como em sua própria casa.

E por esses motivos, pela cultura que a PortoFácil tem, estamos seguros que poderemos hospedar com segurança e tranquilidade os sites ou blogs de todos os que se identificarem com os nossos princípios.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.57
Total de Votos: 35

A Cultura da PortoFácil

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 19 de agosto de 2013