Acelere seu site ao máximo com o Varnish

fecharEste post foi publicado há mais de seis meses, e as informações aqui contidas podem estar desatualizadas ou mesmo não terem mais nenhuma validade. Não nos responsabilizamos por eventuais mal entendidos.
Não utilizamos mais o Varnish como acelerador HTTP porque as novas gerações de servidor são mais rápidas e leves usando outras tecnologias. Exemplo: VPS Nitro eXperience.

Todos os servidores que vendemos na PortoFácil têm entre suas principais características a instalação do Nginx como acelerador web, à frente do Apache. A principal função dele é otimizar o serviço HTTP do servidor, ao fazer cache das requisições a objetos estáticos, necessitando de menos poder de processamento para entregar o conteúdo com mais rapidez aos visitantes.

Clique aqui para ler tudo o que já publicamos sobre o Nginx na PortoFácil.

Contudo, o Nginx não é o único acelerador HTTP disponível, e nem sempre ele é o mais eficiente tampouco.

Varnish e cPanel

Uma das principais alternativas ao Nginx é um acelerador web chamado Varnish. Embora o princípio de funcionamento de ambos seja idêntico, a arquitetura dos dois sistemas é bastante diferente, conferindo características únicas a cada um.

O Varnish tem o potencial de ser muito mais rápido e eficiente que o Nginx, mas também tem o agravante de ser muito mais difícil de configurar corretamente.

Além disso, um servidor cPanel requer uma solução que funcione da maneira mais transparente possível para o usuário, pelo menos sem afetar as operações normais de criação e exclusão de domínios.

Plugin de Varnish para cPanel

Apesar de todas as dificuldades, a PortoFácil agora oferece o Varnish como acelerador web para seus clientes, mediante a instalação de um plugin comercial no cPanel.

A licença deste plugin custa R$ 260,00 ao ano.

Uma vez instalado e configurado, o servidor poderá apresentar uma redução de até 70% do tempo de carga das páginas, em função do cache proporcionado pelo Varnish.

Como contratar o plugin de Varnish para cPanel

Para contratar este serviço adicional basta abrir um chamado junto ao nosso suporte, e providenciaremos a instalação para você.

Por ora o dono do plugin não está disponibilizando licenças de demonstração. Consulte-nos antes de contratar, para que verifiquemos a disponibilidade de demonstrações.

Quem já usa o Varnish junto com o cPanel

O blog da PortoFácil, este mesmo que você está lendo agora, já usa o Varnish como acelerador web.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 06 de julho de 2011