Aprenda como criar estratégias para Link Building

Link building é a arte de promover links internos e de receber links externos de outras páginas web, os chamados backlinks. Conheça todas as estratégias!

Aprenda como criar estratégias perfeitas e eficazes para Link Building. Não basta apenas produzir conteúdo de boa qualidade para seu site ou blog. É necessário realizar uma política de boa vizinhança para que o seu conteúdo consiga ganhar mais reputação. Por isso, criar estratégias de link building é tão importante quanto as estratégias SEO e escrever artigos memoráveis.

Estratégias de Link Building.
Aprenda como criar estratégias perfeitas e eficazes para Link Building.

O que é Link Building

O termo Link Building se refere, basicamente, na construção de links entre sites e blogs. Consequentemente, melhorando seu posicionamento na SERP (Página de Resultados dos Mecanismos de Pesquisa).

Mas para que a geração de links de qualidade tenha eficácia, é preciso ter um planejamento minucioso e cuidadoso. Usando sempre — e somente — técnicas comprovadas e permitidas.

Por exemplo, manter links externos, direcionados para outros sites, é tão vital e importante quanto seus links internos. Aqueles que você cria para o seu próprio conteúdo. Mas, importante mesmo, são os chamados backlinks. Que são os links que seu site ou blog recebe de outras páginas da web.

Esses backlinks são extremamente importantes para a otimização e a construção do seu link building. São esses links que vão ampliar e melhorar a visibilidade do seu conteúdo na busca orgânica. Pois indicam que, se a sua página está sendo apontada externamente, significa que ela possui certa relevância.

Contudo, é importante ressaltar que os backlinks devem ser de qualidade. Ou seja, precisam vir de páginas preferencialmente do mesmo nicho, e que também possuam boas reputações. Caso contrário todo esforço será em vão.

Criando uma estratégia de Link Building

Embora promover uma página web não tenha uma fórmula de bolo pronta, existem alguns métodos que podem ser seguidos. Tais como:

  • Conheça seu público-alvo – Faça um estudo detalhado sobre o alcance do seu conteúdo e como ele pode ser interessante para estes perfis;
  • Pense fora da caixa – Agora que você já conhece seu público, chegou a hora de se mostrar expert em seu nicho. Faça uma revisão minuciosa em seu conteúdo e tente melhorá-lo ainda mais. Tenha em mente que o seu conteúdo deve ser o melhor e mais completo “produto” disponível na busca orgânica;
  • Mantenha o conteúdo de qualidade – Quanto melhor for o seu conteúdo, mais chances você terá de conquistar backlinks de outras páginas da web. Por isso, nada de ficar com preguiça de escrever posts memoráveis. Lembre-se: para ganhar um lugar à sombra, você precisa merecê-la;
  • Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais – Uma das estratégias mais antigas sobre link building é compartilhar todo o seu material publicado nas redes sociais. Mas lembre-se de compartilhar somente conteúdos genuinamente úteis e originais, que merecem ser vinculados.

Cuidados necessários

Criar uma estratégia de link building nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, separamos alguns cuidados necessários:

  • Nunca use técnicas de Black Hat SEO para realizar seu link building. Também conhecido como spamdexing, essas práticas tem como objetivo a manipulação da busca orgânica, visando o aumento significativo da reputação de um site ou blog. Essa técnica não é permitida e seu site ou blog pode ser punido pelo Google;
  • Não use diretórios montados para troca de links. Apesar de serem genéricos, ou seja, sem um nicho específico, eles não costumam ter boa reputação para lhe ajudar com os backlinks. Podendo ser visto pela SERP como uma prática obscura e deliberada para ganhar links. O que pode lhe render alguma penalização e perda de indexação no Google;
  • Não faça uso de Link Bait. Popularmente conhecida como isca de links, o “link bait” é uma forma de induzir o visitante a clicar em um título “sensacionalista”, mas que não possui nenhum conteúdo relevante. Infelizmente esta prática vem sendo muito usada em sites de “fake news“.

Conclusão

Conforme visto neste artigo, criar uma estratégia eficaz de link building, não é fácil nem simples. Principalmente seguindo todas as recomendações necessárias e evitando, obrigatoriamente, todas as táticas maliciosas.

Mesmo assim, saiba que esta é uma estratégia que deve ser implementada, mesmo que seja necessário muito tempo de estudo e preparação. Ainda mais em uma interwebs cada vez mais saturada e povoada com os mais variados nichos de mercado.

E, por fim, se a sua estratégia de link building já está dando um resultado positivo, não esqueça de ter uma hospedagem de sites e blogs robusta, que aguenta todo o tráfego da sua nova demanda de visitação.


Foto: Clint Adair via Unsplash.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Publicado por Celso Junior – 15 de julho de 2020