As principais causas da lentidão de um site WordPress

Dicas importantes para acabar de vez com o tempo de carregamento e lentidão de um site Wordpress.

Como descobrir as principais causas da lentidão de um site WordPress? Bom, é de suma importância priorizar, primeiro, o tempo de carregamento para somente depois se preocupar em produzir conteúdo.

Existe uma série de fatores que determinam essa lentidão e a demora no carregamento de uma página pode estar diretamente ligada aos itens abaixo:

  • Layout com código fonte mal escrito;
  • Excesso de plugins instalados ou desnecessários;
  • Muitas requisições ao banco de dados;
  • JavaScript sem otimização;
  • Falta de um cache robusto e eficaz.

As principais causas da lentidão de um site WordPress

Resolvendo o problema

Antes de tudo, é necessário buscar em seu layout códigos mal escritos, excesso de chamadas ao banco de dados, plugins desnecessários e códigos JavaScript internos ou externos que estejam sem os atributos async e defer.

Código fonte mal escrito? Como assim?

Muitos temas WordPress vêm com tantas funções e gambiarras no código fonte que transformam o carregamento do site em uma carroça do século XVIII. Por isso recomenda-se fazer uma limpeza geral, inclusive usando um código mais limpo e sem firulas.

Atributo async e defer? O que é isso?

O atributo async é uma função que indica ao navegador que o script externo pode ser executado assincronamente junto com o HTML, ou seja, de forma simultânea.

Já o atributo defer é uma função assíncrona que avisa ao navegador para executar o script somente após o carregamento total do HTML.

Requisições ou chamadas ao banco de dados… Isso morde?

Requisição é a quantidade de vezes que seu site busca informação no banco de dados. Por isso é essencial reduzir a quantidade de chamadas ao banco de dados dentro de uma página.

Só que em muitos temas WordPress existem uma quantidade absurda dessas requisições, contribuindo para a lentidão de um site WordPress.

Por que não posso ter muitos plugins?

O uso indiscriminado de plugins também é uma variável importante para a lentidão de um site WordPress. O abuso na quantidade de plugins instalados transforma o que era para ser um benefício em um site extremamente lento, ainda mais se nesse meio existe algum plugin problemático.

Uma excelente dica é usar somente plugins essenciais, incluindo um bom plugin de cache configurado de forma correta, de preferência o recomendado pelo suporte técnico da sua hospedagem.

Mas eu não entendo nada de programação! O que devo fazer?

A grande maioria não tem esse conhecimento e se preocupam única e exclusivamente à produção de conteúdo. Além disso, você não é o único.

E se você não tem familiaridade com linguagem PHP, nem com requisições ao banco de dados e JavaScript, talvez seja hora de aprender sobre desenvolvimento de sites WordPress. Ou contratar um profissional da área que possa fazer isso para você.

Conclusão

A dica é nunca deixar a lentidão do seu site atrapalhar a indexação das páginas junto à SERP, sigla em inglês para “página de resultados de mecanismos de busca”. E, nesse caso, o tio Google não perdoa. Sites lentos estão com seus dias contados.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

As principais causas da lentidão de um site WordPress

Compartilhe

Publicado por Celso Junior – 25 de janeiro de 2019