Chegaram os VPSs de Alta Disponibilidade

VPSs de Alta Disponibilidade são máquinas virtualizadas que tendem a estar online praticamente 100% do tempo, devido à tecnologia em “nuvem” que garante resiliência contra falhas de hardware ou de rede.

O Básico Sobre Alta Disponibilidade

A Alta Disponibilidade para servidores virtuais é obtida ao agrupar todos os servidores físicos em uma mesma rede, de tal forma que cada máquina física (na verdade a camada lógica chamada de Hypervisor, mas não pretendemos ser tão técnicos agora) tenha ciência dos VPSs que todas as máquinas da rede abrigam, incluindo, claro, os dela própria.

Caso haja alguma falha de hardware que faça com que um determinado VPS fique offline, então automática, transparente e instantaneamente os Hypervisors decidem qual outra máquina da rede vai absorver aquele VPS em questão.

O diagrama acima ilustra este processo.

No exemplo, a primeira máquina física contém três VPSs, e as outras contêm um e dois VPS. No momento em que ocorreu uma pane os Hypervisors decidiram qual outra máquina da rede deveria absorver cada um dos VPSs da primeira; instantaneamente os VPSs foram transferidos para seus novos servidores físicos e não houve um segundo sequer de downtime para os VPSs.

Características Gerais dos VPSs de Alta Disponibilidade

Alta Disponibilidade é um conceito geral de computação, e pode ter outros significados adicionais em outros contextos.

A implementação que a PortoFácil faz de Alta Disponibilidade é baseada em OpenStack, e tem alguns diferenciais quanto aos VPSs tradicionais.

IPs Adicionais

Nossos VPSs tradicionais têm um e somente um IPv4.

Já os VPSs de Alta Disponibilidade podem ter até 15 IPv4 adicionais, facilitando a criação de PBNs e outras redes que requeiram mutiplicidade de IPs sem ter que contratar um VPS para cada IP.

O custo dos IPs adicionais é extremamente mais baixo do que o de um VPS inteiro.

Unidades de Disco Adicionais

Nossos VPSs tradicionais têm uma quantidade de espaço em SSD rigidamente limitada pelo modelo geral do servidor (RAM e CPU).

Já os VPSs de Alta Disponibilidade podem contar com unidades SSD adicionais a custos extremamente baixos, facultando que sites com alto volume de arquivos sejam facilmente acomodados em estruturas que cresçam gradualmente, à medida da necessidade.

Mais RAM em cada VPS

Os VPSs de Alta Disponibilidade também podem oferecer mais memória RAM do que os VPSs tradicionais, tipicamente 4× mais pelo mesmo valor em dinheiro.

Um Único Aspecto Negativo

Os VPSs de Alta Disponibilidade só têm um aspecto negativo em relação aos VPSs tradicionais: a quantidade de vCPUs é mais limitada, o que pode ser relevante para casos em que seja necessário ter mais processador do que o oferecido.

Entretanto, a prática demonstra que somente sites muito mal otimizados vão ter problema de carência de processador nos VPSs de Alta Disponibilidade, logo recomendamos uma conversa com nosso suporte técnico antes de qualquer decisão.

Como Obter seu VPS de Alta Disponibilidade

Basta clicar no botão abaixo para ver todas as opções de VPSs de Alta Disponibilidade, bem como os custos de cada uma. Pela própria página será possível dar início à contratação do serviço.

VPSs de Alta DisponibilidadeConferir

Nossos servidores estão fisicamente localizados no EUA e no Canadá.
Nossa empresa é genuinamente brasileira.

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 01 de setembro de 2017, em Blog