Como criar email com domínio próprio – Zoho e G Suite

Conheça feramentas para criar e configurar email profissional e personalizado para um domínio próprio utilizando Zoho Mail e G Suite com MX Record.

Como criar email com domínio próprio com Zoho e G Suite. Hoje em dia, ter um email personalizado e profissional usando seu próprio domínio é algo mais que obrigatório para a saúde do seu negócio. Além de trazer inúmeros benefícios, seu nome de domínio é a sua marca na Internet. Sendo assim, é altamente recomendado que você tenha pelo menos um email profissional com a sua marca exposta nele.

Como criar email com domínio próprio - Zoho e G Suite
Como criar email com domínio próprio – Zoho e G Suite

O que é um email com domínio próprio?

Email com domínio próprio é aquele faz uso de um domínio personalizado, de sua escolha. Ao contrário dos endereços de emails oferecidos gratuitamente pelos provedores como Gmail e Hotmail, que são modelos de serviços de uso pessoal.

Por exemplo, nome@gmail.com é um email de origem genérica e nada profissional. Enquanto o email nome@meudominio.com.br é um modelo de email totalmente personalizado, que possui identificação direta com sua marca. Ou seja, com seu domínio.

Quais as vantagens de criar um email profissional?

Fazer uso de um email personalizado traz algumas excelentes vantagens, ou seja, beneficiando sua marca da seguinte forma:

  • Maior transparência e credibilidade para com seu negócio;
  • Mais liberdade e, consequentemente, autonomia para criar o endereço de email ideal para sua marca;
  • Facilidade no gerenciamento e no controle da segurança e da privacidade.

Quais os melhores serviços para criar um email personalizado?

Embora existam várias ferramentas e serviços que te ajudam a criar e gerenciar contas de emails personalizados para o seu próprio domínio, as que mais se destacam nesse ramo são o Zoho Mail (gratuito) e o G Suite (pago).

Zoho Mail

Apesar de oferecer planos comerciais (pagos) com muitas vantagens extras, o Zoho Mail também possui uma solução gratuita, confiável e segura. Incluindo alguns benefícios para quem precisa criar um email personalizado.

Dentre as principais opções dos planos pagos estão:

  • Configuração e gestão de vários domínios independentes;
  • Sem limite de contas de emails personalizados;
  • Espaço em disco de 5GB por usuário;
  • Opção para roteamento de emails para outro servidor;
  • Possibilidade de acesso IMAP e POP em vários clientes de email;
  • Acesso via web e, também, via aplicativos móveis para Android e iOS.

Já as opções para o plano grátis são:

  • Configuração e gestão de apenas um domínio;
  • Até 5 contas de emails personalizados;
  • Espaço em disco de 5GB por usuário;
  • Limite para anexos com até 25MB;
  • Somente acesso web.

G Suite

Se você está acostumado a usar boa parte — ou praticamente todos — os serviços oferecidos pela Google, tais como Gmail, Drive, Agenda, Hangouts, Documentos, Planilhas, etc… Então não terá dificuldade para se adaptar com os serviços oferecidos pelo G Suite, incluindo o gerenciamento e criação de um email personalizado com domínio próprio.

A ferramenta, que não à toa é considerada a versão comercial e empresarial da Google, possui a desvantagem de não possuir uma versão gratuita para uso. Contudo, permite que seja realizado um teste de degustação total de 14 dias, incluindo todas as suas funcionalidades disponíveis em seus planos comerciais.

Como configurar um email personalizado para o meu domínio?

As configurações, seja via Zoho Mail ou via G Suite, requerem um determinado nível de conhecimento técnico, incluindo configuração de MX Record. Recurso oferecido nas configurações do registro DNS para encaminhamento de emails via SMTP.

Sendo assim, se você que é cliente da PortoFácil e tem esse interesse nesse tipo de serviço, recomendamos que entre em contato direto com nosso suporte técnico para mais informações. Temos uma equipe pronta para esclarecer e orientar da melhor forma possível na implementação deste recurso!


Foto: Miguel Á. Padriñán via Pexels.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Publicado por Celso Junior – 04 de março de 2020
Atualizado em 05 de junho de 2020