Como reiniciar um servidor VPS

Quer reiniciar um VPS? Então leia aqui tudo o que precisa saber.

reiniciar vps

Como reiniciar um servidor VPS? É pouco comum que um VPS da PortoFácil precise ser reiniciado pelo próprio usuário. O usual é que estas máquinas só sofram “reboot” após atualizações de segurança que impliquem alterações no Kernel do Sistema Operacional — e quem cuida disso são nossos administradores de sistemas.

De qualquer forma, nossos clientes contam com opções para efetuar o reinício de seus servidores para quando precisarem.

Como reiniciar um VPS cPanel?

Para reiniciar um VPS com cPanel a opção mais fácil é entrar no “WHM”. Em seguida, no menu à esquerda da página, procure por “System Reboot › Graceful Reboot” ou “System Reboot › Forceful Reboot“.

Como o próprio nome sugere, a diferença entre as duas opções é que a segunda faz um reboot forçado na máquina. Enquanto a primeira tenta reiniciar o VPS de maneira mais limpa e segura.

É importante ressaltar que, normalmente, um VPS cPanel leva de cinco a dez minutos para voltar a operar normalmente após ser reiniciado.

Como reiniciar um servidor VPS pela Mônica para Clientes

A Mônica para Clientes permite reiniciar o VPS de maneira relativamente segura. Por exemplo, basta encontrar a opção correspondente no menu principal e seguir as orientações na tela.

Como reiniciar um servidor VPS

Sendo assim, um VPS volta a responder em cerca de três minutos quando reiniciado pela nossa querida Mônica.

Como reiniciar um servidor VPS pela Mônica iOS ou Android

Se você tiver um dispositivo móvel da Apple ou Android, e tiver baixado a Mônica para iOS ou a Mônica para Android, poderá reiniciar seu servidor a partir do aplicativo.

Nesse caso, basta entrar nos detalhes da máquina que deseja reiniciar e localizar a opção “Reboot”, conforme imagem ilustrativa abaixo.

Como reiniciar um servidor VPS

Escolhida a opção, seu VPS será reiniciado imediatamente.

Observações

Como dissemos antes, reiniciar um VPS (ou servidor dedicado) não deve ser algo necessário diariamente. Ou seja, o reboot deve ser utilizado como último recurso apenas.

O principal motivo para se ter cuidado redobrado com relação aos “reboots” é que esta é uma operação um tanto invasiva. Ela implica forçar o encerramento de todos os serviços que estejam rodando no servidor. Trocando em miúdos, esta interrupção na operação dos serviços pode levar a perda de dados. E em casos extremos, levando à inutilização da máquina.

Outro ponto extremamente importante: jamais reiniciar uma máquina que tenha sido reiniciada e não esteja respondendo. O risco de perda de dados nessa situação fica muito potencializado. Podendo levar a perdas irreversíveis. Mas com relação a isso, relaxe e não se preocupe muito, pois é para isso que existem backups.

Em qualquer caso, recomendamos que antes de tomar qualquer atitude desesperada você abra um chamado de suporte. Nossos técnicos estão preparados para lidar com as situações mais extremas, e poderão ajudar a resolver qualquer problema relacionado à máquina.


Foto: Michael Pardo no Flickr

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 45
Como reiniciar um servidor VPS

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 25 de setembro de 2019