Como resolver o erro ERR_SSL_VERSION_INTERFERENCE no Google Chrome

O erro ERR_SSL_VERSION_INTERFERENCE ocorre em condições específicas e é causado pela interação entre o antivírus e o navegador.

Gatinho Triste

Recentemente tem ocorrido um aumento na incidência do erro ERR_SSL_VERSION_INTERFERENCE no Google Chrome de muitos usuários. O problema é um saco, porque impede as pessoas de acessarem seus sites rodando em HTTPS — que já é o padrão de fato no momento.

Quando uma pessoa tenta acessar seu site e leva um erro desses na cara, é natural que pense que é o site que está com problema, afinal o Chrome é do Google e tem uma equipe enorme de engenheiros e outros especialistas trabalhando, um bug crasso não poderia passar assim.

Por um lado as pessoas têm razão: o Chrome é responsável somente por exibir o erro. Mas por outro, a culpa tampouco é do site ou do servidor, mas sim do antivírus, que intercepta a comunicação do navegador com a Internet e acaba modificando o fluxo de dados, interferindo na integridade destes (por isso a mensagem de erro: ERR_SSL_VERSION_INTERFERENCE).

Como resolver o erro ERR_SSL_VERSION_INTERFERENCE no Google Chrome

Como resolver o erro ERR_SSL_VERSION_INTERFERENCE

Para resolver o problema é necessário que o fabricante do antivírus identifique a incompatibilidade com as versões novas do Chrome e atualize seus programas.

Para contornar o problema e voltar a acessar todos os sites normalmente é necessário fazer um pequeno ajuste nas configurações do Google Chrome, de modo a desativar o suporte a TLS 1.3.

Para isso é necessário acessar uma URL especial no Chrome, para ter acesso direto à configuração:

chrome://flags/#tls13-variant

Como resolver o erro ERR_SSL_VERSION_INTERFERENCE no Google Chrome

Na tela que abrir, onde estiver escrito Default você deverá selecionar a opção Disabled — a primeira da lista, pois dependendo da versão do Chrome e do sistema operacional pode haver muitas opções com o mesmo nome que não deverão ser utilizadas.

Feito isso, no pé da página vai haver uma opção de Relaunch now (reiniciar agora), que fará com que o Chrome seja recarregado com esta opção desativada.

Em 99% dos casos o problema estará resolvido dessa maneira. Nos casos restantes, além de desativar o TLS 1.3 é necessário verificar se a data e a hora do sistema estão corretas: caso você tenha adiantado o relógio e esquecido de voltar ao normal — procedimento comum para quem usa o PC também para jogar — as funções do navegador que envolvem criptografia estarão comprometidas.

Como evitar o erro ERR_SSL_VERSION_INTERFERENCE

Idealmente, deveria haver um jeito de garantir que nossos sites estivessem 100% do tempo disponíveis para 100% dos visitantes, independente de o navegador deles ter problemas de relacionamento com o antivírus. Mas não há.

Como explicado acima, este problema ocorre justamente porque o antivírus intercepta a comunicação entre o Chrome e a Internet, interferindo no fluxo de dados que cada site entrega ao visitante. Somente uma correção no software do antivírus poderá resolver esse problema de maneira satisfatória.

Contudo, é uma combinação bem específica de antivírus e versão do Chrome que dispara este erro. Não deve demorar a sair a correção do antivírus, bem como deve ser uma parcela pequena dos visitantes que usa as versões exatas que dão problema — o que significa que em breve este erro deixará de ter qualquer importância.


Foto: FuYong Hua on Unsplash

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.92
Total de Votos: 13

Como resolver o erro ERR_SSL_VERSION_INTERFERENCE no Google Chrome

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 19 de outubro de 2018