Configure seus emails no Outlook.com

fecharEste post foi publicado há mais de seis meses, e as informações aqui contidas podem estar desatualizadas ou mesmo não terem mais nenhuma validade. Não nos responsabilizamos por eventuais mal entendidos.

Na PortoFácil, não temos suporte a sistemas de email, porque nosso foco é oferecer hospedagem web, e não hospedagem de emails. Isso se dá por diversos motivos, dos quais destacamos os que seguem.

  • Em termos práticos, é impossível garantir que todos os emails enviados de ou para um determinado domínio sejam entregues, haja vista a quantidade de filtros e bloqueios externos que podem impedir o funcionamento do serviço.
  • Em função de spam, mas não só, a necessidade de recursos computacionais para manter um servidor de correio eletrônico funcionando é muito mais alta do que era há uns poucos anos, por exemplo, e esses recursos (processador e memória) podem ser muito melhor aproveitados no foco do negócio de nosso cliente, que é o serviço web, e não o de correio.
  • Se o foco do cliente for serviço de email (como email marketing, por exemplo), infelizmente não poderemos prestar serviço a esse cliente.

Até dois dias atrás, nossa recomendação era que os clientes usassem o Google Apps em sua edição gratuita. Agora, não é mais, porque a Google extinguiu o plano gratuito para os novos usuários (em outras palavras: quem tem, tem; quem não tem, só vai ter pagando).

As vantagens de usar o Google Apps para emails consistem, em resumo, em trazer os recursos do GMail (como interface de usuário e filtros antispam) para os emails de qualquer domínio.

A Microsoft oferece um serviço bastante semelhante, e até com vantagens sobre o Google Apps, como por exemplo:

  • a Microsoft oferece 500 caixas postais gratuitas, e não apenas 10, como era na edição gratuita do Google Apps;
  • muitos consideram o Office 365 muito superior ao Google Docs;
  • um único usuário do Live pode ter diversos domínios sob seu controle, facilitando a vida de quem trabalha com “fábrica de sites”;
  • melhor integração com ambientes Windows e Exchange;
  • possibilidade de configurar o domínio como “aberto para registro”, para que os próprios usuários criem suas caixas postais como preferirem.

Em nossa opinião, o Live for Domains só perde para o Google Apps porque este tem uma interface de usuário mais bonita, e porque aquele não fornece acesso aos emails pelo protocolo IMAP4 (apenas POP3 e Exchange).

Para configurar um domínio para usar o serviço de emails da Microsoft, será necessário ter uma conta no Live (o que praticamente todo mundo tem, para acessar o MSN) e habilidade para fazer algumas alterações nas configurações de DNS do domínio.

Nosso suporte está à disposição dos clientes para ajudar com esta necessidade. Entre em contato conosco e orientaremos acerca de como proceder para efetuar a configuração.

Caso você queira fazer o processo por si mesmo, é muito simples. Basta acessar a URL abaixo, e seguir as instruções:

https://domains.live.com/Signup/SignupDomain.aspx

Depois de criada cada caixa postal, o usuário deverá confirmar a senha (que pode ser configurada para ser mudada à força no primeiro acesso) e alguns dados pessoais que lhe permitirão trocar a senha posteriormente, em caso de esquecimento.

A conta será inicialmente configurada para usar a interface padrão do Hotmail, mas para usar a interface do Outlook.com, é apenas questão de clicar no link “Free Upgrade”, existente no rodapé de cada página.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.73
Total de Votos: 26

Configure seus emails no Outlook.com

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 11 de dezembro de 2012