Conheça o poder da página de erro 404

Saiba como transformar visitantes perdidos em visitantes fieis através de uma página de erro 404 elegante, atrativa e interessante!

Conheça o poder da página de erro 404 e aprenda a manter seus visitantes por mais tempo em seu site. Enfim, uma página não encontrada, também conhecida como “página de erro 404” é o momento em que o visitante é informado pelo navegador que o conteúdo pesquisado não existe ou não está mais disponível.

A partir daí o visitante tem duas opções: ficar ou sair do site. E você pode ajudá-lo com essa escolha, fazendo com que continue navegando normalmente em seu site. Ou seja, mesmo após ver a mensagem de página não encontrada.

Porém, para isso, será preciso ter uma página de erro 404 trabalhando a seu favor. E não basta apenas ter o arquivo 404.php configurado no seu layout.

É necessário transformar essa página não encontrada em uma página atrativa e surpreendente. Que ofereça outros conteúdos, desperte a curiosidade e faça com que seu visitante siga explorando seu site naturalmente.

Por exemplo, veja como é o modelo de página não encontrada que usamos na PortoFácil:

 

Página 404

Transformando visitantes perdidos em visitantes fieis

  • Em primeiro lugar, você precisa ter um modelo de página 404 segmentado, voltado para o nicho do seu site.
  • Foco na comunicação visual. O visitante tem pressa! Por isso, mostre algo que possa prender sua atenção.
  • Transforme a decepção em curiosidade. Apesar da sensação de impotência quando nos deparamos com uma página de erro 404, ler algum artigo do mesmo nicho pode ser uma boa solução paliativa. Ou seja, talvez algumas das publicações mais populares do site possam ser úteis.
  • Use um pouco de humor. Nessas horas, quanto mais usar o poder da persuasão em uma página de erro 404, melhor será! E nada melhor que o humor para isso…

Use a API de pesquisa personalizada do Google a seu favor

Você pode até não ter criatividade para desenvolver uma página de erro elegante, mas precisa manter seu visitante em seus domínios, a todo custo.

Sendo assim, uma dica interessante é usar a API de pesquisa personalizada do Google. Com a ferramenta é possível criar um modelo de página que explora as principais palavras-chaves (keywords) relacionadas ao que foi pesquisado pelo visitante. Listando todos os artigos semelhantes imediatamente em sua página de erro 404.

Infelizmente, esse tipo de configuração depende de conhecimento técnico avançado e, obviamente, acesso ao Google Custom Search. Mas nada que uma boa pesquisa no Google para encontrar vários tutoriais.

Conclusão

A concorrência está aí, aqui e em todo lugar. E para vencê-la precisamos colocar certas ideias em prática. Nós, donos de sites, precisamos nos reinventar e fazer com que nossos sites entreguem sempre o que o visitante procura. Por isso, quando a informação que ele tanto procurou não foi encontrada, temos a obrigação de entregar o mínimo necessário para que ele não se sinta decepcionado.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.3
Total de Votos: 6

Conheça o poder da página de erro 404

Compartilhe

Publicado por Celso Junior – 19 de março de 2019