Conquiste o melhor domínio para o seu site

O domínio do seu site é um reflexo de quem você é, o que faz, dos serviços e/ou produtos que oferece. Veja como definir essa peça tão importante nos negócios digitais.

Domínio_igor miske_ unsplash

Você acabou de ter a melhor ideia de negócio e o nome de domínio perfeito para completar. E quando você vai registrar, fuén, já foi registrado. O que fazer?

Para além do choro, é hora de se reorganizar e repensar o batismo do seu site.

A importância de ser criterioso com o domínio

O domínio é um reflexo de quem você é, o que faz, dos serviços e/ou produtos que oferece. Ele é tão importante quanto escolher o melhor ponto para instalar a sua loja física (ou escritório), e deve ser alvo de investimentos de tempo e energia da mesma forma.

Em outras palavras, um bom nome de domínio é, de fato, uma boa identidade digital. PortoFácil, por exemplo, diz tudo sobre o nosso serviço. A ideia é exatamente oferecer hospedagem de qualidade sem maiores esforços para os nossos clientes. Você tem que fazer o mesmo pelo seu negócio, escolher o melhor domínio que expresse tudo o que o seu negócio e site prometerão entregar.

Quatro pontos fundamentais para escolher o melhor domínio

1. Garanta boas palavras-chave.

Foco nas palavras-chave e frases que melhor descrevem o seu negócio, empresa, serviço ou produto. Esta tática exige que você crie uma lista com frases-chave que se relacionam com seus produtos e/ou serviços — e as palavras-chave que os descrevem.

Vamos dizer que você vive em São Paulo e quer criar um negócio de reciclagem. Seu objetivo é criar um site que lista todos os centros de reciclagem na cidade. Seu domínio, então pode ser saopaulorecicla.com.br.

2. Pense social

Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn, além de muitas outras redes sociais, permitem que você use o @seunegocio para divulgar e vender através de suas plataformas. Então tenha certeza de, logo depois de registrar seu domínio, garantir o mesmo nome em todas as plataformas de interesse.

3. Tenha alternativas

Tenha um plano B, um C e um D, porque não é raro você descobrir que a sua primeira opção já está registrada. Quando você já trabalhou em cima do nome e tem alternativas criativas, fica mais fácil escolher alternativas em caso de necessidade.

4. Quanto mais simples, melhor.

Nomes de sites têm que ser fáceis de lembrar, fáceis de escrever e fáceis de escutar. Se você precisa soletrar, se precisa informar detalhes, se usa caracteres especiais, tenha certeza que será complicado. Imagine como seria falar o nome do seu site num programa de rádio. Tenha certeza que seu domínio sempre será o primeiro a ser lembrado.

Se depois de fazer tudo isso você ainda tem dificuldades, tente usar o DomainScope, uma ferramenta da Verisign que ajuda a resolver este problema através de big data.

Seja Criativo — sim, é possível

Até quando o nome da sua empresa está tomado, existem muitas formas de ser criativo e usar o nome original que inventou — e ao qual se apegou — sem ter que usar outro.

Tente abreviar: pode não ser o ideal, mas abreviar o seu nome original pode ser tão eficiente quanto. Caso saopaulorecicla.com.br esteja tomado, você pode tentar SPrecicla.com.br ou até samparecicla.com.br.

Faça mudanças: um dos jeitos mais fáceis de achar domínios livres é acrescentar palavras antes ou depois. Exemplos: saopauloreciclaonline.com.br (é meio comprido, mas funciona); trocar a ordem também costuma ser eficiente: reciclasaopaulo.com.br ou reciclaSP.com.br.

Crie uma frase de efeito: se nada funcionou, apele para uma frase de efeito ou descrição — nessa situação, se usar uma palavra-chave ou frase-chave para o negócio, a coisa fica ainda mais interessante reciclagemsemdrama.com.br ou reciclefacilsp.com.br.

Use outro TLD

TLD, ou top level domain, é a terminação do site. Dá para ir muito além do .com.br. Você pode tentar registrar no .com ou ainda usar os TLD’s específicos disponíveis no registro.br. Há uma infinidade de registros possíveis tanto para pessoas físicas ou jurídicas no Brasil. Por cidade, genéricos; para pessoas físicas; para profissionais liberais. Cheque no link as possibilidades brasileiras.

No exterior, há milhares de opções muito interessantes, que podem ser usadas de formas criativas. Explore todas as possibilidades sem medo (e pensando sempre no caso do rádio: como as pessoas entenderiam esse domínio?).

Comprando o domínio desejado

Se tudo der errado e você constatar que o nome tem que ser aquele, sempre é possível tentar comprar o tal — principalmente quando ele não tem um site ativo. Para isso você terá que entrar em contato com a pessoa ou empresa que está de posse e perguntar se existe a possibilidade de transferência do domínio e quanto custaria.

Atenção: tem muita gente que registra domínios “suculentos” exatamente para ganhar dinheiro. Portanto, é necessário negociar com inteligência a compra de um domínio. Além disso, também existe a possibilidade de contratar uma empresa para fazer essa negociação por você. Lembre que no Brasil transferências de domínios são um pouco mais burocráticas que nos registros ICANN — e que existem regras diferentes de acordo com o registrar.


Foto: Igor Miske on Unsplash

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.73
Total de Votos: 11

Conquiste o melhor domínio para o seu site

Compartilhe

Publicado por Lucia Freitas – 10 de setembro de 2018