Cuidado ao fazer redirect 301 para novos domínios

Saiba por que é recomendado ter muita cautela durante o uso do redirecionamento 301 para novos domínios.

Cuidado ao fazer redirect 301 para novos domínios. Neste artigo vamos explicar por que não é recomendado trocar de domínio, deliberadamente, usando redirecionamento 301. E, também por que devemos ter muito cuidado ao registrar domínios expirados.

Cuidado ao fazer redirect 301 para novos domínios

Redirecionamento 301 em excesso

Uma das técnicas usadas pelos geradores de conteúdo, ou seja, donos de sites, é usar o redirect 301 quando seu domínio sofre algum tipo de punição. Sendo assim, tão logo o site atual recebe a punição do Google, todo o seu conteúdo é migrado para um novo domínio, usando o redirect 301.

Contudo, apesar da técnica ser válida para a maioria dos casos, existem outros tantos que podem trazer mais problemas do que solução. Por exemplo, todo bom SEO sabe que, ao usar o redirecionamento 301, o novo domínio herda tudo que havia no antigo. Seja bom ou ruim.

Nesse caso, é questão de tempo até que a punição, outrora no domínio antigo, chegue ao domínio novo. Aliás, essa punição pode até demorar para chegar. Mas tenha certeza: ela vai chegar!

Domínios expirados com punição

Outro problema sério, que pode estar diretamente ligado ao redirect 301, é quando um domínio perfeito está disponível para registro. Você não pensa duas vezes e clica em registrar! E agora que este novo domínio é seu, você começa a preparar todo o seu conteúdo, antes disponível em outro site, para ser migrado e redirecionado para ele.

Entretanto, algum tempo depois você percebe que seu lindo e maravilhoso conteúdo, já devidamente estabelecido no domínio novo, recebeu uma punição do Google. Sem aviso prévio e sem você ter feito nada de errado.

Infelizmente, este caso de punição é muito comum para domínios que já estiveram expirados. Inclusive, talvez seja esta possível punição, que você sofreu hoje, que tenha feito o antigo dono ter abandonado este domínio.

Conclusão

Como dito anteriormente, em muitos casos o redirecionamento 301 é útil. Mas ao mesmo tempo também pode lhe trazer dor de cabeça. Então, se o seu domínio recebeu uma punição do Google, tente solucionar o problema dentro do seu domínio atual. Pelo menos até que não existam mais opções viáveis. Ou seja, faça uso do redirect 301 somente em último caso!

E antes de migrar para um novo domínio, pesquise antes como anda a saúde dele. Não corra o risco de ser punido pelo Google indevidamente. Sem ter nenhuma culpa.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 11
Cuidado ao fazer redirect 301 para novos domínios

Compartilhe

Publicado por Celso Junior – 24 de abril de 2019