Como desativar o Google PageSpeed seletivamente

fecharEste post foi publicado há mais de seis meses, e as informações aqui contidas podem estar desatualizadas ou mesmo não terem mais nenhuma validade. Não nos responsabilizamos por eventuais mal entendidos.

Quando começamos a entregar servidores com o Google PageSpeed (saiba mais: Otimização automática de sites com o Google PageSpeed) a maioria absoluta de nossos clientes tinham problemas com código HTML de má qualidade, que acabavam prejudicando seus sites em termos de indexação e posicionamento, bem como acabavam por criar uma experiência menos boa do que a possível para o leitor.

Um ano depois, a situação não mudou tanto assim, mas já é possível perceber um movimento forte dos responsáveis pelos sites, que estão procurando ter mais controle sobre o código que é publicado, otimizando arquivos de imagem antes da publicação, e outras práticas saudáveis que costumam ser negligenciadas.

Para estes, pode ser conveniente que se desative o PageSpeed, de forma a evitar qualquer interferência no código HTML final, entregue aos visitantes e aos “bots” de indexação.

Felizmente, é muito simples de desabilitar o PageSpeed em um domínio inteiro, usando uma única linha no arquivo .htaccess na raiz do site (não se aplica aos VPSs NX, pois estes usam o Nginx como servidor web).

<IfModule pagespeed_module>
  ModPagespeed Off
</IfModule>

OK, o código acima tem três linhas, mas a primeira e a terceira são necessárias apenas para evitar erros 500 em sites que porventura não tenham o PageSpeed instalado no Apache.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.44
Total de Votos: 25

Como desativar o Google PageSpeed seletivamente

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 30 de agosto de 2013