Manual definitivo de como impulsionar um site WordPress

Aprenda todas as dicas do nosso manual definitivo de como impulsionar um site WordPress antes de publicá-lo online. Aumente agora suas chances de sucesso!

Manual definitivo de como impulsionar um site WordPress. Quando se cria um novo site WordPress é necessário, e altamente recomendado, criar uma checklist — também conhecida como lista de verificação — antes de publicá-lo nas interwebs. Isso inclui alguns itens e elementos essenciais que a grande maioria dos webmasters acabam esquecendo.

Por isso, é de suma importância criar esta lista de verificação de como impulsionar um site WordPress. Sendo assim, neste artigo, mostraremos para você os principais itens que necessitam dos seus cuidados.

Manual definitivo de como impulsionar um site WordPress

Dicas de como impulsionar um site WordPress

Abaixo estão as dicas mais importantes que devem ser seguidas antes de impulsionar um site WordPress, ou seja, publicá-lo online. Aprenda a usá-las corretamente para que as chances do seu projeto possa prosperar de forma significativa.

Crie uma página para informações “Sobre Nós” ou “Quem Somos”

Exibir este tipo de página, explicando quem você é, pode lhe ajudar a criar uma afinidade positiva para com o seu visitante e/ou cliente. Desta forma, além de um design bonito, é preciso que esta página seja objetiva e organizada. Incluindo o máximo de informações reais sobre o seu negócio.

Crie uma página “Fale Conosco” ou “Contato”

Apesar de uma página de contato já ser, por si só, bem objetiva e simples. Talvez, para ajudar a impulsionar um site WordPress, seja interessante que se tenha nela um atrativo a mais para o seu visitante e, quiçá, possível cliente. Então, adicione nela, além de apenas um formulário de contato, outras informações que podem ser atrativas.

Configure corretamente uma página de erro 404

Um hora ou outra, por algum tipo de erro, ou apenas por negligência, seus visitantes e/ou clientes terão que lidar com páginas de erro 404. Nesse caso, nada melhor que criar uma página de erro 404 que chame a atenção, seja de forma criativa ou divertida. Desta forma, as chances do seu visitante continuar navegando em seu site aumentam consideravelmente.

Crie páginas sobre “Política de privacidade” e “Termos de serviços”

Outro item importante antes de impulsionar seu site WordPress é a criação de páginas que falam sobre a política de privacidade e dos termos de serviços que seu site oferece para o visitante e/ou cliente. Principalmente se você estiver coletando os dados pessoais deles. Lembre-se: mantenha seu negócio o mais transparente possível. Sempre!

Elabore um mapa que seja abrangente para o seu site

Ao criar um XML Sitemap, ou mapa do site, você garante que seu site seja indexado de forma correta pela SERP (página de resultado dos mecanismos de buscas). E no caso do WordPress, é possível adicionar um XML Sitemap bem organizado de forma simples e rápida.

Defina a estrutura de links permanentes da forma correta

Links permanentes são as URL’s oficiais das páginas internas do seu site. Tais como posts, páginas, arquivos de categorias, entre vários outros. Por isso, criar e configurar corretamente seus links permanentes podem lhe ajudar a impulsionar um site WordPress e ajudar diretamente em sua otimização para mecanismos de buscas.

Use somente plugins essenciais para o seu site

É comum e muito recorrente encontrar sites WordPress usando uma quantidade significativa de plugins. Contudo, se pararmos para analisar minuciosamente, a maioria desses plugins são completamente desnecessários.

Sem contar que o excesso desses plugins pode atrapalhar o webmaster a impulsionar um site WordPress. Pois, plugins desnecessários colaboram com a lentidão de um site. E todos nós já sabemos que sites lentos não são bem vistos pelo Google!

Leitura recomendada:

Configure um certificado de segurança SSL/HTTPS

Hoje em dia, em meio a tantas brechas exploradas por invasores e fraudadores, é impossível não se preocupar com a segurança. Por isso, um certificado SSL/HTTPS avisa para o visitante e, também para a SERP, que o seu site possui um sistema em que todos os dados trocados com o navegador são seguros.

Mantenha o WordPress e plugins sempre atualizados

Não basta apenas seguir à risca as dicas que estamos citando neste artigo se você, como webmaster, não manter o WordPress e os plugins sempre atualizados. Sendo assim, separe um tempo para atualizar todas as partes do seu site para as versões mais recentes. Com certeza isso lhe ajudará a manter o site e/ou blog seguro, além de melhorar seu desempenho.

Ative um sistema de cache

Manter um sistema de cache ativo e bem configurado é, sem dúvidas, uma das alternativas mais eficazes para fazer com que seu site tenha um carregamento rápido para o visitante. Então, antes de impulsionar um site WordPress, tenha em mente que ele precisa ser rápido! Seu visitante e/ou cliente não gostam de esperar. E, obviamente, você não quer perdê-los para a concorrência. Por isso, vale a leitura:

Adicione uma ferramenta de análise de dados

Assim que o seu projeto estiver pronto para funcionar, chegou a hora de começar a mensurar seu desempenho na SERP. Ou seja, chegou a hora de configurar uma solução que possa realizar um rastreamento analítico. Apesar de existirem várias soluções e ferramentas, ainda não há nada melhor que o bom e velho Google Analytics para isso.

Escolha sempre a melhor hospedagem de sites

Agora que você está pronto para impulsionar seu site WordPress, é a vez de fazer a escolha mais importante: a hospedagem de sites perfeita! Ainda mais que um servidor de hospedagem é, com toda certeza, um fator muito importante para o bom desempenho de um site e/ou blog.

Por isso, nós da PortoFácil, temos e oferecemos as melhores soluções de servidores dedicados e VPS confiáveis, rápidos e extremamente seguros para todo tipo de negócio web.

Conclusão

Apesar de parecer um pouco trabalhosa, a checklist acima deve ser seguida à risca antes de impulsionar um site WordPress. Por isso, aprenda a tirar o máximo proveito dos itens descritos anteriormente. Pense em seu site como um organismo vivo, que precisa de cuidados extremos para sobreviver no mundo real e oferecer uma experiência perfeita para seus visitantes e/ou clientes.

Enfim, aqui na PortoFácil, estamos prontos para lhe ajudar no que for preciso com relação a um bom servidor de hospedagem. Deixando que você se preocupe apenas com suas tarefas rotineiras.


Foto por Pixabay via Pexels.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 13
Manual definitivo de como impulsionar um site WordPress

Compartilhe

Publicado por Celso Junior – 28 de outubro de 2019