“Minify” de arquivos com a Mônica

“Minify” — ou encolhimento — de arquivos é um dos recursos mais desejados por quem quer ver seu site desempenhando bem na Internet. A Mônica ajuda com isso também.

“Minify” de arquivos com a Mônica

“Minify” ou encolhimento de arquivos é uma técnica que consiste em diminuir o volume de dados trafegados entre o servidor e o navegador do visitante em scripts .js, folhas de estilo .css e mesmo em páginas .html.

O que é “Minify”

O conceito básico é: pessoas precisam de código “limpo” e bem formatado para poder compreender o que estão lendo; computadores só precisam do código.

Assim, o “minify” consiste em remover espaços em branco, quebras de linha, comentários de código, e quaisquer outros elementos que o programa de encolhimento julgar desnecessários para o navegador interpretar corretamente o código que está recebendo.

Sugerimos uma consulta ao Google para saber mais detalhes sobre “minify”, uma vez que não é nosso objetivo no momento apresentar um grande volume de informações técnicas, e sim explicar como a Mônica facilita o trabalho de encolhimento de arquivos.

“Combine” de arquivos

Além do “minify” (encolhimento) também existe o conceito do “combine” (combinação, ou mesclagem): vários arquivos do mesmo tipo são combinados em um só e encolhidos — ou vice-versa — antes de serem entregues ao navegador. A Mônica não trata de mesclagem de arquivos por dois motivos principais:

  1. o processamento dos arquivos a serem combinados pode ser mais lento do que o tempo necessário para entregar os arquivos individuais para o visitante, ainda mais se considerarmos que cada página pode ter um conjunto diferentes de .css e .js em um mesmo site, elevando muito a complexidade do problema; e
  2. em tempos de HTTP/2 todos os objetos de uma página — o código HTML e cada imagem, script, folha de estilo, ou qualquer outro recurso — trafegam em uma única conexão TCP entre o servidor e o cliente, anulando a necessidade de economizar conexões para acelerar a carga da página.

Como a Mônica encolhe arquivos

Antes de mais nada, vale dizer que a Mônica só vai encolher os seus arquivos .js e .css que estejam abaixo de wp-content/ numa instalação WordPress.

Ainda assim, os seguintes plugins não serão afetados pelo otimizador da Mônica:

  • Akismet
  • Classic Editor
  • Gutenberg
  • Jetpack
  • WordPress SEO Premium (YOAST)

A razão para isto é que estes plugins comprovadamente têm scripts que uma vez encolhidos impedem o funcionamento normal do blog.

O programa escolhido para o motor de encolhimento da Mônica é o YUI Compressor, que tem como principal característica ser menos destrutivo com os arquivos JavaScript do que outros programas similares: os arquivos finais ficam ligeiramente maiores, mas a compatibilidade fica extremamente melhorada.

Cache pré-populado

Diferente de esquemas “caros” (em termos de uso de servidor, de velocidade, etc) como o PageSpeed, o “minify” da Mônica se baseia em caches previamente populados.

Quando um evento de limpeza do cache do “minify” é disparado a Mônica:

  • percorre a lista de domínios em que o “minify” esteja ativado;
  • verifica para cada arquivo .css e .js se o correspondente .min.css ou .min.js existe;
  • se o arquivo encolhido não existir ou existir mas for mais antigo que o original, a versão encolhida é criada;
  • quando um recurso destes for solicitado pelo navegador, o servidor vai sempre dar prioridade para a versão encolhida, e somente se esta não existir será entregue a versão completa do arquivo.

Com a criação em lote e antecipada do cache conseguimos obter excelente desempenho e entregas extremamente rápidas para os visitantes, uma vez que não há mais necessidade de fazer qualquer tipo de processamento.

Limpeza do cache de “minify”

O cache de “minify” poderá ser limpo por requisição manual do cliente, via Mônica para Clientes (individualmente ou no servidor inteiro). Além disso, sempre que a Mônica finalizar a tarefa de atualização semanal do WordPress e dos plugins também ocorrerá a limpeza do cache.

Claro, talvez seja desnecessário comentar, mas em nenhum desses casos haverá criação de caches encolhidos se o recurso não tiver sido ativado antecipadamente na Mônica para Clientes.

Como ativar o “minify” automático em um domínio

A imagem abaixo mostra a coluna “Minify” da Mônica para Clientes com sites não WordPress (logo, que não podem ter o recurso de encolhimento automático de recursos) e com sites com o recurso ativado.

“Minify” de arquivos com a Mônica

Para ativar o “minify” basta clicar no ícone do “foguetinho” vermelho, ler com atenção à mensagem informativa e clicar no botão de confirmação que aparece em seguida.

Já o ícone verdinho, que também aparece na ilustração acima, serve para disparar a limpeza do “minify” de domínios individuais.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.67
Total de Votos: 9

“Minify” de arquivos com a Mônica

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 28 de agosto de 2018