Mônica e a Otimização Avançada de Imagens

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

 

Você já conhece a Mônica para Clientes, e sabe do que ela é capaz.

Acontece que nossa “garota” está sempre aprendendo coisas, novas, e evoluindo em suas habilidades. E no presente momento a Mônica acaba de evoluir seus XP em otimização de imagens: ela acaba de aprender a otimizar imagens JPEG de maneira extrema usando a mais recente tecnologia de codificação de imagens recém posta em domínio público pelo Google.

Chamado de Guetzli, o novo algoritmo (que é muito mais demorado do que os tradicionais para codificação de JPEG) promete imagens mais nítidas com até 35% a menos de tamanho. Em alguns casos de laboratório, contudo, conseguimos economias próximas a 90% ao utilizar as habilidades de otimização da Mônica.

Por que otimizar as imagens

A Mônica otimiza as imagens dos servidores dos clientes por um motivo principal e um motivo secundário.

O motivo principal é que imagens otimizadas, menores, implicam páginas mais rápidas para carregar, o que leva o visitante a ficar mais satisfeito com sua experiência no site. Além disso os buscadores em geral, principalmente o Google, valorizam muito páginas que carregam rápido, favorecendo as melhor otimizadas em detrimento das mais lentas.

Além disso, imagens menores significam menos consumo de disco, o que significa melhor aproveitamento do investimento em servidor, e backups mais rápidos.

Como funciona o otimizador da Mônica

A Mônica otimiza “apenas” imagens PNG (pronuncia-se ping — talvez você não soubesse) e JPEG. Por enquanto ela não mexe com arquivos GIF porque estatisticamente falando há muito pouco que se possa fazer de maneira automatizada para otimizá-los sem correr o risco de causar danos durante o processo de recodificação.

Diariamente, no horário agendado (e que pode ser consultado na página da Mônica para Clientes no seu servidor) a Mônica lista todos os arquivos de imagem PNG ou JPEG da máquina, e procede o processamento de cada um.

Assim, vale salientar que uma imagem que seja enviada para o servidor será otimizada somente na madrugada seguinte, quando a Mônica estiver de passagem pela máquina novamente, não havendo nenhum tipo de processamento em tempo real.

Para evitar que uma mesma imagem seja processada mais de uma vez a Mônica mantém um índice com o nome do arquivo e uma “assinatura” de cada um, pelo qual ela pode facilmente detectar a necessidade de reprocessar uma determinada imagem ou não.

Caso seja necessário processar uma imagem (por ser nova ou por ter sido alterada) a Mônica então aplica o processamento adequado.

Mônica × Arquivos PNG

Caso a imagem que a Mônica esteja otimizando seja um PNG ela se utiliza do zopflipng, que não por acaso é um algoritmo também do Google que obtém excelentes taxas de compactação ao custo de processamento bastante intenso.

O resultado é um arquivo que pode ser até 90% menor que a versão não otimizada, porém sem perdas da informação visual, nem mesmo o canal “alpha” (transparência).

Mônica × Arquivos JPEG

De maneira geral, sem entrar em aspectos muito técnicos, podemos dizer que a criação de um arquivo JPEG a partir de uma imagem é um processo estatístico e/ou matemático que tem por objetivo converter as sequências de dados extremamente “desorganizadas” que compõem uma imagem em sequências um pouco mais “organizadas” e que por isso mesmo se prestam à compactação.

Com o objetivo de tornar a web mais rápida o Google investiu na criação de um novo modelo matemático, que como dissemos no início se chama Guetzli. O novo algoritmo tem por base a maneira como as pessoas percebem as imagens na web no lugar das matrizes arbitrárias normalmente usadas; com isso ele consegue gerar arquivos menores e com qualidade visual superior ao que se tinha até então.

Assim como o Zopfli o Guetzli requer muito mais processamento para otimizar cada imagem, mas o resultado final é um arquivo com muito menos perdas visuais e tamanhos incrivelmente menores.

Quem se beneficia do otimizador de imagens da Mônica

Todos os clientes de VPS NX ou de dedicado sem cPanel se beneficiam do otimizador de imagens da Mônica.

Clientes de servidores com cPanel infelizmente não têm o mesmo privilégio.

Exceções

Caso o cliente não deseje que suas imagens sejam otimizadas automaticamente deverá entrar em contato com o suporte e solicitar que a Mônica seja instruída a ignorar o seu servidor.

Em todos os casos, e nesse principalmente, recomendamos que todas as imagens sejam corretamente dimensionadas e otimizadas antes de enviadas para o servidor, em função do que explicamos acima.

Em resumo

  • Todos os servidores dedicados sem cPanel e VPSs NX são automaticamente beneficiados pelo otimizador de imagens da Mônica.
  • O otimizador só é executado uma vez por dia, no horário pré-programado.
  • As imagens enviadas para o servidor ficam aguardando pela otimização até o próximo ciclo acima descrito.
  • Os ganhos de velocidade de carregamento das páginas compensam largamente o processamento extra implicado pela Mônica.
  • Se o cliente desejar não ter suas imagens otimizadas basta entrar em contato com o Suporte Técnico e pedir para ser exceção.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 21 de Março de 2017, em Ferramentas