Novas tecnologias pedem sua atenção

Aprendizado de máquina, inteligência artificial, internet das coisas e blockchain são quatro tecnologias em franca evolução, que vai transformar a internet e o conteúdo.

A vida está rodeada de algoritmos por todos os lados. A camada foi sendo construída para nos ajudar a navegar num mundo cada vez mais lotado de informação, cada vez mais cheio de relações, de forma a tornar a tal experiência do usuário mais simples, fácil e acessível.

Para fazer isso há diversas novas tecnologias entre nós e o mundo digital. Além de algoritmos, sistemas operacionais, API’s, microsserviços, quatro palavrinhas (ou expressões) chamam a atenção: inteligência artificial, machine learning, Internet das coisas e blockchain.

A princípio, nada disso tem a ver com o conteúdo que produzimos todos os dias. Só que em cada passo evolutivo, o conteúdo vai junto e talvez seja possível, num futuro próximo, que produtores de conteúdo também se beneficiem destas novas tecnologias e as muitas possibilidades que elas trazem para o nosso dia a dia.

Inteligência para o seu negócio

Novas tecnologias pedem sua atenção

Machine Learning e inteligência artificial são duas expressões mágicas se o seu assunto é negócio. Com elas você consegue criar robôs (os chatbots) que falam linguagem natural, terceiriza atendimento, produz engajamento, conhece melhor os hábitos de consumo do seu público alvo e ainda pode automatizar processos e entender comportamentos.

E isso é só a ponta do iceberg.

Um exemplo de aprendizado de máquina 100% brasileiro é o Trabalhim. Ainda em beta, o sistema já aprendeu algumas coisas e consegue fazer algumas revisões simples. O Textosia é uma ferramenta de reescrita de textos, feita para ajudar os editores a publicar releases nos sites sem duplicar conteúdo. Por lá, estudantes também podem mexer de forma muito mais automática em páginas de referência que encontram na Internet – dando uma cara mais autoral ao seu trabalho de escola, por exemplo.

Aqui mesmo na PortoFácil, você usa sempre um exemplo de inteligência artificial, a Mônica, que transforma processos repetitivos mais simples e permite otimizar o tempo de nossa equipe.

Em IoT (Internet das Coisas), o melhor exemplo da conexão com conteúdo são os assistentes pessoais, Alexa e Google Home (que também está disponível na versão mini).

Blockchain: conteúdo dentro da tecnologia

As aplicações em blockchain começam a ir além do popularmente conhecido Bitcoin. Elas estão nos contratos, na saúde, no registro de documentos. Com dezenas de criptomoedas no mercado, a história começa a mudar.

O blockchain é uma plataforma de linguagem criptografada e segura, que permite acompanhar cada mudança e transformação no processo em questão. Ao garantir segurança, transparência e isonomia na rede, o blockchain é uma revolução não só para as finanças, mas também para o dia a dia. Esta tecnologia é um poderoso instrumento para garantir propriedade, origem, evitar corrupção e até para registrar votos, entre muitas outras.

E como é escrito em código aberto, o blockchain pode ser utilizado também para monetizar conteúdo. Wagner Tamanaha, publicitário brasileiro, tem estudado as plataformas e usos de blockchain em diversas redes sociais. O Steemit, por exemplo, permite que você ganhe Steem (sim, confiança é o nome da moeda) produzindo conteúdo e sendo reconhecido dentro da plataforma desenvolvida. Há, além dessa, outras redes que fornecem criptomoedas em troca de conteúdo, como Peepeth e Minds.

Também existe a Earn, uma rede que oferece recompensas em criptomoedas para quem cumprir certas tarefas.

Sim, são redes sociais que usam conteúdo em plataformas de blockchain que dão absoluta transparência e a possibilidade de, entre outras coisas, auditar o conteúdo. Cada uma tem sua própria característica, jeito de funcionar e recompensas. Em comum, todas elas exploram alternativas de comunicação, que tentam romper o monopólio das “big techs” (Amazon, Google, Apple, Facebook, Microsoft). A Minds, por exemplo, acaba de receber um aporte de seis milhões de dólares.

UFA! E a gente ainda nem arranhou a superfície. Você pode conhecer outras aplicações para a tecnologia Blockchain na Data Science Academy. Acompanhe a evolução das tecnologias e suas aplicações. Elas tendem a transformar ainda mais a Internet como a conhecemos hoje.

Fotos: Alex Knight on Unsplash (abre),h heyerlein on Unsplash (mulher)

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 17

Novas tecnologias pedem sua atenção

Compartilhe

Publicado por Lucia Freitas – 26 de outubro de 2018