Novidades no otimizador de imagens da Mônica

O otimizador de imagens da Mônica foi reescrito, e o novo código permite controle mais detalhado das imagens que serão otimizadas.

Novidades no otimizador de imagens da Mônica para Clientes. Com certeza você já sabe que otimizar as imagens de seu site é extremamente importante. Você também já sabe que a Mônica é capaz de fazer otimização avançada de imagens, com o objetivo de tornar seu site mais leve e mais rápido. Implicando uma melhor experiência para os visitantes e, consequentemente, aumentando a possibilidade do Google favorecer o “ranqueamento” do site.

Ou seja… Só para recapitular: a Mônica é capaz de otimizar sem perdas visuais significativas imagens JPG e PNG. Inclusive gerando versões WEBP das imagens que são servidas condicional e transparentemente. Sendo assim, se um dispositivo visitante tiver suporte a este formato, as imagens enviadas a ele terão em média 30% do tamanho da imagem otimizada. E em alguns casos chegando a ganhos ainda mais expressivos.

Entretanto, apesar das vantagens do otimizador, sua característica de “ou otimiza tudo ou não otimiza nada” era um pouco rígida demais. Por exemplo, pessoas que trabalham com design normalmente já enviam para o servidor as imagens devidamente otimizadas. Não carecendo de nenhum tratamento posterior. Nestes casos a otimização da Mônica pode até ser agressiva demais, gerando distorções que nestes casos podem incomodar.

Novo código do otimizador de imagens

Por isso, para resolver este problema a Mônica ganhou um upgrade. Um módulo novinho em folha que continua aplicando a mesma otimização extremamente eficiente nas imagens, porém de maneira mais condicional.

Ou seja, agora é possível instruir o otimizador para ignorar um diretório inteiro. Bem como todos os subdiretórios abaixo dele.

Isso significa que é possível que em um mesmo servidor a Mônica otimize as imagens de um domínio, mas não as de outro. Ou que em um mesmo domínio as imagens do template não sejam otimizadas. Porém, todas as outras sim. Ou alguma outra combinação, desde que se entenda que um subdiretório será marcado para “pular” o processamento, independente do que seja ele.

Enfim, para beneficiar-se do novo otimizador, basta entrar em contato com o Suporte e explicar sua necessidade. Nossos técnicos farão o ajuste necessário para que no próximo ciclo de otimizações (que ocorre toda madrugada) a Mônica já respeite os diretórios que não devem ser otimizados.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 10
Novidades no otimizador de imagens da Mônica

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 01 de março de 2019