Novos VPSs no Brasil

Dispomos de VPSs no Brasil, com excelentes configurações, tráfego ilimitado, e preços muito atraentes.

Novos VPSs no Brasil

Quem procura oferecer acesso a seus sites com baixa latência precisa que o servidor esteja próximo do visitante, o que implica que para visitantes brasileiros é necessário ter os sites hospedados em um VPS no Brasil.

A PortoFácil dispõe de VPSs de ótima configuração nos principais datacenters de São Paulo, para que cada site esteja o mais próximo possível da maioria de seus visitantes.

Servidores no Brasil × Servidores no Exterior

A PortoFácil só comercializa VPSs sem medição de tráfego por uma questão de transparência com o cliente.

Para poder fazer uma escolha consciente é necessário ter bem claras as diferenças entre servidores no Brasil e servidores no Exterior.

Diferenças de preço

A principal diferença é que, devido aos custos com infraestrutura serem mais altos aqui, servidores brasileiros costumam ser um mais caros que servidores de outros países.

Com a recente tendência de alta do Dólar, contudo, bem como com a maior oferta deste tipo de serviço por parte das operadoras de comunicação, a diferença já é bem menor do que um dia foi.

Diferenças de Latência

A outra diferença é que a latência de rede para servidores no Brasil, em se tratando de visitantes no mesmo país, é muito menor do que para servidores no Exterior. Entretanto, esta não é a única métrica que influencia na velocidade de carregamento de um site (mais detalhes podem ser vistos neste post).

De maneira simplificada a latência é o tempo que a menor informação leva para sair do ponto de rede que faz uma requisição até um servidor e retornar. É o bom e velho ping.

Nos testes feitos nos laboratórios da PortoFácil a latência dos servidores brasileiros que comercializamos fica na casa de 12ms, enquanto que os servidores no Canadá têm ping entre 140ms e 160ms. Em outras localizações menos privilegiadas estes números podem aumentar, bem como podem diminuir a partir de locais mais favorecidos.

Caso seu interesse seja apenas em ter uma baixa latência para seus sites, é possível obter esse benefício utilizando o cache gratuito da Cloudflare: uma vez que eles têm datacenter em Guarulhos (SP) eles conseguem entregar as páginas dos sites servidos por eles com latência comparável à de qualquer outro servidor no Brasil.

Diferenças de disponibilidade e tarifação de banda e volume de dados

Há ainda a questão da banda disponível para o servidor, tanto em termos de velocidade quanto de volume de dados trafegados: a praxe é que os servidores brasileiros disponham de links mais lentos que os servidores em outros países, bem como que o volume de dados trafegados implique custos variáveis ao final do mês, e normalmente custos vultosos.

Na PortoFácil, por uma questão de ética e transparência comercial, não trabalhamos com nenhuma forma de tarifação variável: o cliente sempre sabe antecipadamente o quanto vai desembolsar.

Assim, todos os nossos servidores (inclusive os VPSs no Brasil) têm tráfego sem medição (o que também chamam de tráfego ilimitado, o que não é 100% preciso mas é semanticamente correto).

Geolocalização e SEO

Quem prefere servidores no Brasil normalmente tem uma motivação a mais: SEO.

Há quem diga — assim como há quem ache que é lenda — que sites com IP brasileiros tendem a ranquear melhor nas SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de busca). O bot teria a capacidade de identificar que o site é brasileiro (principalmente se for em domínio .com.br), e valorizar mais o fato de o servidor estar no mesmo país.

Não temos evidências concretas quanto a esse fator ser relevante, nem quanto a ser lenda.

Preços de VPSs no Brasil

Atualmente dispomos de VPSs nos datacenters da Claro e da Vivo, ambos em São Paulo.

VPSs no datacenter da Claro

Estas são máquinas virtualizadas em Full KVM, o que as deixa com as mesmas características de servidores físicos: recursos garantidos e não compartilhados, o melhor desempenho possível.

Estes VPSs operam em conexões de 25Mbps de velocidade. Pode parecer pouco (comparado aos 100Mbps dos VPSs no Canadá) mas não é: são muito raros os casos em que sejam necessários mais de 10Mbps para que os sites em uma máquina carreguem rapidamente e com fluidez.

Carregando...

VPSs no datacenter da Vivo

O datacenter da Vivo é o mais moderno da América Latina (pelo menos, não há nenhum outro melhor, até o momento presente).

As máquinas disponíveis neste datacenter são virtualizadas em EXSi VMWare, de excelente desempenho e alta disponibilidade.

A velocidade de conexão destas máquinas é de impressionantes 300Mbps (o triplo do que conseguimos oferecer em nossas máquinas no Canadá e nos Estados Unidos), suficientes para qualquer tipo de aplicação web.

Carregando...

Qual o melhor VPS no Brasil?

O melhor VPS do Brasil é o da PortoFácil. Aqui você tem qualidade, o melhor atendimento e toda transparência.

Se a escolha vai ser por um VPS no datacenter da Claro ou por um no da Vivo, isso depende do tamanho do VPS e do uso que será feito dele.

É só entrar em contato conosco, e com prazer analisaremos cada caso para sugerir a opção mais adequada e com a melhor relação entre custo e benefício.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.9
Total de Votos: 10

Novos VPSs no Brasil

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 04 de julho de 2018