O que aconteceu na PortoFácil em abril/2018

Abril foi um recheado de muitas novidades na PortoFácil! Confira aqui os eventos mais marcantes deste mês!

Abril foi um mês bastante produtivo na PortoFácil, com várias entrevistas com clientes além de outras novidades implementadas nos servidores.

Posts publicados

Os seguintes posts foram publicados no mês que passou:

Outras novidades

“Bad Bot Blocker”

Em abril implementamos em todos os nossos clientes de VPSs e de servidores dedicados (exceto máquinas com cPanel) uma importante atualização num dos principais recursos de segurança: substituímos nosso sistema proprietário de bloqueio de “maus robôs” por um outro de código aberto, mantido pela Comunidade, atualizado com constância, e com eficiência superior ao nosso.

“Maus robôs” são bots que rastreiam sites de terceiros com o objetivo de roubar conteúdo, de vasculhar possíveis vulnerabilidades, ou mesmo para forçar sobrecargas que levem o servidor a interromper a entrega das páginas aos visitantes legítimos.

Você pode obter mais informações sobre os “maus robôs” lendo sobre o problema do Googlebot falso.

Firewall 70% mais rápido

Em abril também fizemos uma “pequena” mudança na configuração do firewall dos servidores, tornando o seu processamento 70% mais rápido, e até 90% mais leve (em termos de consumo de recursos de processamento).

Com isso conseguimos fazer com que até os servidores menores sejam mais robustos para suportar os incontáveis tipos de ataque que diariamente chegam aos sites, mais notadamente aos blogs WordPress por causa da popularidade imensa que a plataforma alcançou.

Estimamos que pelo menos metade dos nossos clientes tenham sido isentados da necessidade de um upgrade de máquina graças a essa otimização. E poder garantir que nosso cliente pague o preço justo pelo serviço que recebe, nenhum centavo a mais, não tem preço.

HTTPS para todos

Considerando a necessidade de todo mundo adequar-se ao HTTPS fizemos em abril a primeira campanha com o objetivo de não deixar ninguém à mercê dos boicotes anunciados pelo Google (principalmente o de marcar como inseguros e impedir a navegação em sites não criptografados).

Foram centenas de sites nessa primeira etapa, em menos de dois dias, e esperamos que até junho, quando as medidas mais severas do Google entrarem em vigor, nenhum de nossos clientes precise preocupar-se com nada.

Mônica para Clientes agora compreende “Punycode”

Em abril a Mônica para Clientes aprendeu a lidar com “Punycode”, que é aquele recurso que permite a criação e o registro de domínios com caracteres internacionais e acentuados.

Antes o cliente era obrigado a informar o domínio em formato “ASCII” para o site ser criado corretamente; agora, ao informar-se o nome de domínio com caracteres acentuados, a própria Mônica fará a conversão para “ASCII” de maneira instantânea e transparente.

Pausa nas atualizações automáticas

O que aconteceu na PortoFácil em abril/2018Uma das funções mais importantes da Mônica é a atualização automática do WordPress e dos plugins de todos os blogs instalados em cada máquina.

O processo de atualização ocorre semanalmente, em dia e hora específicos. Cada servidor tem seu próprio agendamento que pode ser visualizado na própria Mônica para Clientes.

A atualização garante que o WordPress em si (o que se chama de core) esteja sempre em dia, bem como faz o mesmo pelos plugins. Não fazemos atualização do tema porque ainda é — infelizmente — muito comum a prática de personalizar o código do tema em vez de se criar um tema filho (child theme).

As vantagens da atualização automática são imensas, mas há casos esporádicos em que faz-se necessário não atualizar alguma coisa por conta de erros, problemas de código, incompatibilidades, ou o que for.

Para lidar com esses casos a Mônica para Clientes agora permite pausar temporariamente as atualizações. O comando tem validade no servidor inteiro (não em um blog específico).

As atualizações ficam pausadas por sete dias. Depois disso são automaticamente reativadas.

Mônica para iOS permite “reboot” de VPS

Em abril a Mônica para iOS aprendeu a reiniciar VPSs com mais eficiência: agora, até mesmo em improváveis casos de a máquina estar completamente travada por sobrecarga será possível aplicar um “reboot” instantâneo.

Não é demais lembrar, também, que não se deve abusar deste recurso, pois sempre que uma máquina é reiniciada à força existe o risco de haver perda de dados em menor ou maior extensão.

O fim dos dedicados “baratinhos”

Durante algum tempo nós trabalhamos com servidores dedicados de preços extremamente acessíveis. Entretanto, estes servidores comprometiam a qualidade do nosso trabalho, principalmente porque não dispunham de conexões de rede com a mesma qualidade com que estamos acostumados todos, clientes e o próprio pessoal da PortoFácil.

Agora o preço dos servidores aumentou um pouquinho, junto com a qualidade e a configuração deles: não temos mais hardware antigo disponível, apenas máquinas que realmente valem cada centavo investido.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.66
Total de Votos: 61

O que aconteceu na PortoFácil em abril/2018

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 02 de maio de 2018