O que aconteceu na PortoFácil em maio/2018

O que aconteceu na PortoFácil em maio/2018

Maio de 2018 foi um mês em que focamos muitos esforços em pesquisa e desenvolvimento. Aliás, pesquisa e desenvolvimento são movimentos constantes na PortoFácil, e nem sempre temos resultados rápidos para divulgar.

Abaixo, um resumo do que de mais notável aconteceu durante este mês.

Posts publicados

Os seguintes posts foram publicados no mês que passou:

Outras novidades

Melhorias de usabilidade em nosso site

Em maio nós focamos esforços na usabilidade de nosso site, com modificações aparentemente pequenas mas que fazem grande diferença.

Por exemplo: estamos fazendo ainda um trabalho de revisar todos os posts do blog, todas as páginas, de modo a encontrar inconsistências ou informações desatualizadas. O objetivo é que qualquer página de nosso site seja útil a quem a visitar, sempre.

Também estamos tratando os erros 404 do site, não só pelo desempenho do sistema, mas principalmente fizemos, e estamos fazendo, muitas mudanças nas taxonomias (categorias e marcadores) do conteúdo do blog, que têm por objetivo melhorar a organização e a disponibilidade da informação.

Utilização do Edge Cache da Cloudflare para acelerar o site ao máximo

Nosso site é baseado em WordPress, e por isso estamos utilizando a Cloudflare de maneira agressiva com o objetivo de tornar a experiência de nossos visitantes a mais confortável possível, em qualquer dispositivo.

Com o mesmo objetivo nós removemos todos os scripts do Facebook que ficavam ocultos no site (especificamente “tracking pixels”), uma vez que, além de tornar lento o carregamento das páginas, eles ainda facultavam à rede social “saber” quando um de seus usuários visitasse nosso site.

Como não pretendemos nunca mais fazer anúncios no Facebook, tampouco precisamos rastrear conversões vindas de lá. Preferimos entregar um site mais rápido e confortável ao visitante do que compactuar com a coleta de informações que possam ser feitas sem o nosso conhecimento ou pior, sem o conhecimento e consentimento do usuário.

“Star Ratings” do jeito certo

Um problema que sempre atazanou todos os nossos clientes, e é claro que sempre nos incomodou muito, foi a voracidade por recursos de processamento dos plugins de avaliação de posts, os famosos “star ratings” — um problema tão grande que eles são proibidos pelos nossos Termos de Serviço.

Entretanto, nós resolvemos este problema!

Ainda em “beta” fechado, desenvolvemos um plugin para WordPress que funciona auxiliando um “webservice” que roda em um servidor totalmente separado. O plugin tem a função de enviar os dados para o webservice, e formatar os dados estruturados que podem ser lidos e indexados pelo Google — e melhor ainda quando ele resolve apresentar as “estrelinhas” nas SERPs.

As principais vantagens deste novo sistema são a total compatibilidade com qualquer tipo de cache, inclusive o “Edge Cache” da Cloudflare, o peso zero no servidor do blog (mas é necessário ter uma máquina e um domínio ou subdomínio separado para executar o webservice) e a facilidade de uso.

Quer ver funcionando? No final deste post tem umas estrelinhas para você avaliar!

Quer usar no seu site? Faça contato com o nosso suporte!

Atualização de segurança para os sites WordPress

A Mônica agora remove automaticamente um arquivo potencialmente enervante (não chega a ser perigoso) dos blogs WordPress dos clientes.

Trata-se do emergency.php, que era utilizado antigamente para se recuperar as senhas perdidas do WordPress. Atualmente este procedimento pode ser executado de maneira mais segura e eficiente usando outras ferramentas, sem a necessidade de nenhum script adicional.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

O que aconteceu na PortoFácil em maio/2018

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 01 de junho de 2018