O que é server load (carga do servidor)

O que é server load (carga do servidor)

É bastante frequente que ao consultar o Suporte sobre a razão de uma eventual lentidão em um VPS ou servidor dedicado o cliente seja informado de que “o servidor está sobrecarregado”. Mas o que significa isso, na prática? O que é esse famigerado server load, ou carga do servidor? É o que tentaremos explicar nas próximas linhas.

Carga do servidor: definição teórica

Sem entrar em muita escovação de bits, podemos dizer que, nos termos do UNIX, server load ou carga do servidor é um número que indica a média de processos aguardando para usar o processador num determinado tempo.

O Sistema Operacional calcula a carga do servidor para os últimos 60s, 5min e 15min.

Carga do servidor: na prática

Em termos práticos, a carga do servidor indica — como o nome sugere — o quão folgado ou apertado, em capacidade de processamento, anda o seu servidor.

Um server load momentaneamente um pouco alto não necessariamente indica problemas. Um server load alto por muito tempo indica que a máquina está subdimensionada para as atividades para as quais está sendo requerida.

De acordo com a capacidade de cada processador varia também o valor acima do qual a carga do servidor será considerada muito alta. Em geral, cargas de até 4.0 nos VPSs e de até 6.0 em servidores dedicados são valores ainda aceitáveis, contanto que essa carga não seja constante.

O ideal é que o servidor opere sempre com um server load inferior a 1.0.

Fatores causadores de altas cargas de servidor

Regra geral, podemos dizer que server loads altos são causados sempre por algum gargalo no sistema. Tais gargalos podem ser: programas de execução lenta, atividades de disco, atividades de rede, memória RAM, e outros.

Em se tratando de VPSs, a quantidade de memória RAM é um fator muito importante, pois servidores com memória insuficiente podem chegar ao travamento e a um alto consumo de CPU, prejudicando o funcionamento dos sites rodando neles.

Como identificar a carga de seu servidor

Dependendo do software básico de seu servidor vai variar o método de identificar a carga da máquina.

Carga do servidor em máquinas com cPanel

Para descobrir a carga do servidor com cPnel é só entrar no WHM. No canto superior direito da tela aparecerão os valores relativos ao server load no último minuto, nos últimos cinco e nos últimos quinze.

O que é server load (carga do servidor)

A principal vantagem desta abordagem é que está disponível para praticamente qualquer um com acesso ao WHM.

As desvantagens são que o servidor precisa ter WHM instalado e licenciado, e que o WHM demora muito tempo para atualizar essa informação nas páginas.

Carga do servidor em máquinas com Mônica

Em se tratando de servidores equipados com a Mônica para Clientes é ainda mais fácil: é só observar o gráfico que aparece em destaque no painel!

O que é server load (carga do servidor)

Para saber mais sobre carga do servidor

As informações aqui apresentadas são propositalmente simplificadas, baseadas na visão de um usuário mediano, e não de um engenheiro de sistemas, ou mesmo de um usuário com conhecimentos avançados.

Para saber mais sobre o assunto, um bom ponto de partida é esta página da Wikipedia (em Inglês).

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 26 de Março de 2018