O que são inodes e por que eles importam

Inodes são um conjunto de atributos que correspondem a arquivos. Eles são os agentes que permitem aos servidores Unix/Linux administrar sistemas de forma mais eficiente. Entenda a sua importância

inodes

Inodes são estruturas responsáveis por conter todas as informações de arquivos — exceto seu nome — como permissões de acesso, identificação dos donos dos arquivos, data e hora do último acesso e alterações, tamanho e, o mais importante, os famosos ponteiros para o arquivo em si.

Usado em sistema UNIX (o que inclui Linux e MacOS) o inode permite a leitura e gravação dos atributos e dados dos arquivos a qualquer momento.

Inodes – o mapa da mina

1 — O que é inode?

Um inode, ou “nó-i” é a unidade dos sistemas Unix – e seus derivados, como distribuições Linux e MacOS. Este objeto armazena todos os atributos do arquivo, exceto seu nome e os dados em si.

Os inodes são sempre únicos, mas apenas em sua partição. Portanto, para encontrar um arquivo, o sistema precisa saber o seu inode e sua partição.

De maneira simplificada, cada diretório (pasta) ou arquivo num dado sistema de arquivo utiliza pelo menos um inode.

2 — E os servidores com isso?

Qualquer arquivo enviado para o servidor representa um inode, não importa o seu tamanho. Como os inodes são a estrutura, o que as hospedagens fazem é oferecer um determinado número de inodes para cada plano — por exemplo, 400 mil inodes.

Entretanto, algumas plataformas têm limitações independentes das políticas comerciais da hospedagem. No cPanel, por exemplo, cada conta de usuário pode ter até 64k (65.536) inodes, por mais “ilimitado” que o plano comercializado possa ser.

Quando o cliente chega perto do limite de inodes, as hospedagens que praticam limitações mandam alertas para evitar que o site trave, e-mails não sejam recebidos – e você não conseguirá postar mais nada.

Tem mais: uma vez criados numa partição, os números de inodes e blocos de dados são fixos.

Isso significa, na prática, que um servidor pode apresentar uso total do disco mesmo que ainda haja espaço pelo esgotamento dessa quantidade limitada de inodes. Esse problema é comum quando um determinado sistema de arquivos contém muitos arquivos pequenos.

Inodes na PortoFácil

Como na PortoFácil vendemos servidores VPS e dedicados, quando você contratar nossos serviços não terá o inconveniente de políticas de limites de inodes para usar no(s) seu(s) site(s). Mas lembre-se que a capacidade de um disco é limitada tanto em espaço quanto em quantidade de inodes: mesmo que nós não tenhamos nenhuma limitação explícita, o sistema de arquivos pode ter.

Mas não se preocupe: nosso suporte está sempre de olho no seu servidor, e ajudaremos a resolver e prevenir qualquer problema potencial.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

O que são inodes e por que eles importam

Compartilhe

Publicado por Lucia Freitas – 24 de julho de 2018