Página de erro 404 criativa aumenta conversão e receita

Aprenda como criar um modelo de página de erro 404 criativa, incentivando os visitantes a interagirem com seu site, aumentando a conversão e a receita.

Modelo de página de erro 404 criativa pode aumentar consideravelmente a conversão e a receita de um site ou blog. Embora criar uma página de erro personalizada não é, necessariamente, a primeira coisa que você pensa ao criar um site, saiba que ela é muito importante! Principalmente nos quesitos para aumentar conversão e para aumentar receita.

Página de erro 404 criativa aumenta conversão e receita

Porém, com base em vários criadores de conteúdo espalhados pelas interwebs, infelizmente a grande maioria ainda não vê essa página como sua aliada mais próxima. Explico: é mais do que comum encontrarmos a exibição desse tipo de página em seu formato padrão. Ou seja, com apenas um aviso simples de que o conteúdo pesquisado não se encontra mais disponível. Por exemplo:

  • Erro 404: Página não encontrada;
  • 404 Page Not Found.

Entretanto, tanto os criadores de conteúdo e, principalmente os desenvolvedores de templates e layouts, deveriam se preocupar um pouco mais com o visitante que chega até uma dessas páginas.

Explico de novo: apesar de ser recomendado evitar ao máximo este tipo de erro em um site. Uma vez que não é nada bom para o visitante dar de cara com uma página dessas, nem para a saúde do seu servidor, seja ele dedicado, VPS ou compartilhado. Contudo, devemos entender que este problema acontece a toda hora e nem sempre estamos prontos para corrigí-lo rapidamente.

Modelo de páginas de erro 404 criativas

Sendo assim, para que você não perca visitantes devido a uma frustrante página de erro 404, é essencial transformar este problema em seu aliado! Por isso, usamos como modelo abaixo a nossa própria página personalizada de “conteúdo não encontrado” para exemplificar a solução.

Modelo de página de erro 404 criativa.
Modelo de página de erro 404 criativa da PortoFácil.

Veja na imagem acima que, ao invés de apenas colocar uma mensagem de página não encontrada, contornamos o erro com informações que podem ser extremamente úteis para o visitante. Desta forma as chances de manter o visitante em seu site e/ou blog crescem exponencialmente.

Dicas para criar um modelo de página criativa

Então, com base nas informações e exemplos citados anteriormente, deve-se pensar em um modelo de página de erro com base no perfil do seu visitante junto com o nicho do seu projeto. Por exemplo:

  • Crie opções de layout criativas e chamativas para o visitante continuar em seu site;
  • Desperte o interesse do visitante exibindo informações importantes e curiosas sobre o seu site e/ou blog;
  • E não esqueça de usar um texto bem enxuto e objetivo. Lembrando sempre que o visitante tem pressa para consumir o conteúdo!

Conclusão

Enfim, neste artigo mostramos que uma página de erro 404 desenvolvida de forma criativa pode ser sua melhor aliada para manter o visitante por mais tempo em seu site. E, consequentemente, aumentando a conversão e a receita dele.

Agora cabe a você, criador de conteúdo, webmaster e desenvolver web a colocar em prática esta teoria o mais rápido possível. Mãos à obra!


Foto: Nathan Dumlao via Unsplash.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Publicado por Celso Junior – 24 de fevereiro de 2020