Páginas AMP: O que são Páginas Móveis Aceleradas?

Entenda como funciona uma página AMP e conheça os pré-requisitos de como usá-la de forma correta em um site.

Páginas AMP: O que são Páginas Mobile Aceleradas? São aquelas páginas projetadas para um carregamento quase instantâneo em dispositivos móveis. É por isso que o Google tem preferência na indexação de sites com AMP (Accelerated Mobile Pages) disponíveis.

Como funciona uma página AMP no meu site?

Se o objetivo é velocidade de carregamento, os sites com AMP são muito mais velozes, pois usam uma versão simplificada e objetiva de HTML, somente com códigos que fazem parte do projeto.

Páginas AMP também são compostas por um framework JavaScript assíncrono, com otimização extrema e foco exclusivo em seu propósito, fazendo dele o motor turbo do AMP.

Também é possível configurar uma CDN para cache, só que esta opção não é obrigatória e seu uso é facultativo. Mas caso seja de seu interesse, sinta-se à vontade para configurá-la!

Não confunda AMP com versão mobile de um site!

Página AMP é uma alternativa usada para simplificar ao máximo o tempo de carregamento de uma página web, com o mínimo de código possível.

Versão mobile é a versão responsiva de uma página HTML, que usa CSS para fazer o site se adaptar ao tamanho de tela, porém, carregando normalmente todos os códigos inseridos.

Se o AMP é tão bom, por que ainda não é uma unanimidade?

Então, ter um site é sinônimo de monetização e, para ter uma boa conversão o site precisa de pageviews. Só que, apesar do projeto AMP manter e controlar a especificação amp-ad, com suporte a várias redes de anúncios, muitos donos de sites relatam perda de receita devido a queda nas pageviews.

Talvez isso os faça acreditar que o AMP só seja rentável para grandes sites que não dependam tanto da SERP. Entretanto, o que muitos não sabem é que essa perda de receita pode estar diretamente ligada à forma como o AMP foi configurado.

Por exemplo, não basta instalar, configurar e pronto. Existem diretrizes essenciais que precisam ser seguidas para o sucesso de um site com AMP.

Diretrizes básicas para uma página AMP

  • Layout preparado para a estrutura AMP HTML;
  • Dados estruturados Article, BlogPosting e NewsArticle habilitados;
  • AMP Pixel devidamente configurado;
  • Extensões AMP Analytics e AMP CDN configuradas sem erros.
  • Definir URL canônica e a URL AMP para não confundir a indexação;
  • Logomarca AMP com altura e largura obrigatórios.

Além delas, existem outras a serem configuradas. Por isso, ler a documentação no site oficial do projeto AMP é essencial. Acesse: https://www.ampproject.org/.

Concluindo

Enfim, antes de tudo, recomendamos um bom conhecimento sobre desenvolvimento WordPress e uma leitura minuciosa na documentação do Projeto AMP.

E antes da implementação em seu principal site, faça testes em outro site que ainda esteja engatinhando na SERP e que não te faça perder receita nem pageviews. Assim você poderá ajustar todos os detalhes e alcançar a excelência na configuração do AMP antes de colocá-lo em prática em outros sites.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

Páginas AMP: O que são Páginas Móveis Aceleradas?

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 30 de janeiro de 2019