Pequeno Guia para o Cliente Novo da PortoFácil

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

 

Diariamente várias pessoas nos procuram com o objetivo de tornarem-se clientes da PortoFácil. Pensando em nos antecipar às perguntas mais comuns que costumam ser feitas nessa primeira fase de negociação, compilamos esse pequeno (talvez melhor fosse dizer minúsculo) guia para o cliente novo da PortoFácil.

Quem pode ser cliente?

Qualquer um pode ser cliente da PortoFácil, contanto que seu site não fira nenhuma lei brasileira ou dos Estados Unidos (onde nossos servidores estão situados). Fora isso, não temos problema ou preconceito contra nenhum tipo de conteúdo.

Entretanto, se estivermos falando de uma visitação pequena (se a soma da visitação de todos os sites for abaixo de 8.000 visitantes únicos por dia) talvez valha a pena contratar um plano de hospedagem compartilhada da Via Hospedagem.

A PortoFácil tem servidores no Brasil?

Não, nosso servidores estão todos no Exterior (nesse momento todos nos Estados Unidos, mas eventualmente temos máquinas no Canadá também).

No Brasil conectividade ainda custa muito caro, e este alto custo impediria que vendêssemos servidores com a qualidade que oferecemos a um preço viável.

Quem faz a configuração dos servidores?

Nós fazemos. Configuramos, otimizamos e mantemos, bem como cuidamos de todas as atualizações e dos backups automáticos para você.

Posso enviar email em massa do meu servidor?

Não, não pode. Aliás, nosso foco é hospedagem de websites, portanto temos algumas políticas bem específicas sobre correio eletrônico. Clique no link e confira.

Os servidores dedicados e VPSs têm garantia de que nunca vão cair?

Não, porque assim como recursos ilimitados, não existe servidor que nunca pare.

Há basicamente dois tipos de causas para um servidor deixar de funcionar (o que também se chama de “downtime“):

  • problemas causados pelo usuário; e
  • problemas pelos quais o usuário não tem culpa.

Quando os problemas são causados pelo usuário, como uso excessivo de processamento (que leva os servidores a pararem de responder) ou erros no código de seus sites, na medida do possível a gente ajuda a fazer a máquina voltar a funcionar corretamente.

Já problemas sobre os quais o usuário não tenha responsabilidade, como condições físicas da máquina, conectividade de rede, estado do sistema de arquivos, entre outras, a gente dá garantia de 99% de uptime mensal. Se em um mês você tiver mais do que duas horas de serviço interrompido (1% de um mês, em valores redondos) a gente devolve o valor correspondente à mensalidade do período de downtime em dobro.

Para entender melhor a política de garantia contra downtime, acesse esta página.

Como funciona a migração dos sites?

A princípio, o cliente deverá cuidar da migração do seu site. Entretanto, podemos ajudar se pelo menos uma das condições abaixo puder ser satisfeita:

  • seu servidor antigo tiver cPanel com backups habilitados (alguns provedores desabilitam o backup, acredite se puder); ou
  • você tiver acesso SSH para rodar os comandos mysqldump e rsync no servidor atual, para podermos transferir os dados de servidor a servidor diretamente.

É melhor um VPS ou um Dedicado?

Cada caso é um caso.

A princípio preferimos que os ovos não fiquem na mesma cesta. Ou seja, em se tratando de vários sites, tendemos a sugerir que o cliente os divida por vários VPSs.

Entretanto, se o cliente tiver pelo menos um domínio que requeira um servidor dedicado, caberá uma análise criteriosa sobre o que e como fazer com os demais domínios.

Vocês só hospedam sites WordPress?

Não, de maneira alguma! O WordPress é apenas a plataforma de publicação mais popular entre os nossos clientes atuais, além de ser a nossa escolhida para nosso próprio site. Em função da popularidade da ferramenta e do conhecimento acumulado que temos, é natural que produzamos mais conteúdo voltado a ela do que a ambientes mais raros.

Posso usar Java, Ruby, Python, ou qualquer outra linguagem ou plataforma no servidor?

Pode, porém só damos suporte ao ambiente LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP). Se quiser utilizar qualquer outra linguagem ou framework de programação, o cliente deverá estar apto para instalar e configurar o ambiente, bem como solucionar eventuais conflitos decorrentes dessa instalação.

Qual sua política de backup?

Toda madrugada o cPanel faz um backup automático de todas as contas no servidor. Ao final do processo de compactação das contas, o backup é enviado para um servidor de armazenamento externo (que fica em outro datacenter), onde permanece por até três dias.

Em outras palavras: caso seja necessário restaurar alguma conta, o arquivo mais recente a restaurar é o da madrugada imediatamente anterior.

E depois de contratado, alguma condição?

Pela natureza dos serviços prestados pela PortoFácil é natural que cheguem até nós apenas clientes “problemáticos”, que tiveram problemas em outras hospedagens e precisam de um serviço mais estável para seus empreendimentos.

Nossos servidores têm softwares otimizados para tirar o máximo rendimento do hardware, e principalmente em se tratando de blogs em WordPress temos como tirar máximo proveito do cache.

Quando um blog chega à PortoFácil fazemos para o cliente uma completa otimização do WordPress (para outras plataformas ainda não dispomos do expertise necessário), e é muito importante que o cliente mantenha as otimizações que venhamos a fazer. É incrível a diferença que um cache bem configurado, e a abolição de plugins mal comportados, podem fazer a um sistema.

Minha dúvida não foi respondida, o que devo fazer?

Se você ainda tem dúvidas, ou se você já está pronto para contratar seu novo servidor, entre em contato conosco agora mesmo, e conte-nos suas dúvidas ou qual serviço deseja contratar.

Ah, e desde já, aceite nossas boas vindas. 🙂

Estou convencido! Quero ser cliente!Contratar

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Compartilhe