Por que não usar domínios adicionais no cPanel

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

 

Para quem é egresso de outros serviços de hospedagem não é raro que estranhem a veemência com que recomendamos o não uso de domínios adicionais em nossos servidores. Na verdade, “recomendamos o não uso” é um bom eufemismo para “vetamos”.

De fato, são muitos os motivos que sugerem o não uso deste recurso que para muitos é fundamental no cPanel, alguns dos quais já mencionamos aqui. Vamos, contudo, recapitular estas ideias, e mostrar por que os clientes da PortoFácil tampouco precisam dele.

Como funcionam os domínios adicionais

Não engorde o seu siteOs domínios adicionais são um recurso do cPanel que permite que uma única conta de usuário rode dois ou mais domínios. Veja aqui neste artigo do Celso Lemes mais informações a respeito.

Pontos positivos

Só existe um ponto positivo em usar domínios adicionais: caso você hospede em um serviço de hospedagem compartilhada (o que não é o caso da PortoFácil) e eles permitam o uso de domínios extra, você poderá ter vários domínios sem ter que pagar mais caro por isto.

Pontos negativos

São muitos os pontos negativos de usar domínios adicionais. Entre eles podemos citar os seguintes.

  • O backup automático do cPanel não funciona em contas muito grandes. Ou seja, domínios adicionais tendem a aumentar o tamanho da sua conta, fazendo com que ela chegue no limite máximo do cPanel. O pior de tudo é que não há avisos, mensagens de erro, nada, indicando que o backup do cPanel não funciona: você e seu servidor de hospedagem só descobrirão este problema quando precisarem restaurar dados.
  • Caso queira levar um domínio adicional para outro servidor, você terá problemas. Afinal, o cPanel (para manter o foco neste ambiente) baseia-se no conceito de contas de usuário, e não no de domínios, para gerenciar seus dados. Domínios separados, cada um na sua conta, facultam que se transfiram contas entre diferentes servidores com meia dúzia de cliques.
  • Vai ser impossível de rastrear quem está consumindo CPU em excesso, caso um dos domínios adicionais venha a apresentar problemas. Afinal, todos os domínios estarão sob a mesma conta, e praticamente todos os serviços populares de publicação de conteúdo rodam dentro de um script chamado index.php.

Como evitar o uso dos domínios adicionais

Evitar o uso de domínios adicionais é muito simples: basta criar novas contas para eles no WHM, o que estará disponível caso você tenha uma conta de revenda ou um servidor dedicado (pelo menos, os clientes da PortoFácil têm acesso completo ao seu servidor).

Como converter domínios adicionais em contas no WHM

Esta é a parte mais complicada, e para evitá-la que escrevemos o presente texto.

Para converter em contas os domínios adicionais os passos a seguir serão, em linhas gerais, os abaixo citados.

  1. Identificar os bancos de dados usados no domínio adicional, e fazer um backup deles.
  2. Fazer backup dos arquivos do domínio.
  3. Remover o domínio adicional da conta.
  4. Remover os bancos de dados.
  5. Criar uma conta para o novo domínio.
  6. Restaurar os arquivos na nova conta.
  7. Criar novos bancos de dados, na nova conta.
  8. Alterar todas as chamadas para banco de dados para usar os recém criados.
  9. Importar o backup dos bancos de dados.
  10. Torcer para ter feito tudo certo.

Naturalmente, sendo você cliente da PortoFácil basta abrir um chamado em sua área de clientes e teremos prazer em ajudar.

Preciso de ajuda!Suporte

Conclusão

É simples demais não usar domínios adicionais, e converter um destes para uma conta independente pode ser um procedimento bem trabalhoso, para dizer o mínimo. E esta mão de obra toda pode ser evitada simplesmente criando novas contas para novos domínios, em vez de inchar uma única conta com um monte de domínios adicionais.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Compartilhe