Sete problemas que te tiram o sono — e o que a PortoFácil faz para você encontrar a paz

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

 

Corujas não têm sono

Perder o sono pensando em problemas potenciais que seus sites possam enfrentar é — infelizmente — parte constante da rotina de muita gente que trabalha na Internet. Não importa muito se a pessoa tem um site pequeno e de baixa visitação, ou se tem dezenas ou centenas de domínio com alto tráfego, o que todos têm em comum é o anseio de que seus sites estejam disponíveis o tempo inteiro, que problemas não aconteçam, e caso algum ocorra que seja resolvido de maneira rápida e eficaz.

Abaixo listamos os problemas mais comuns, e o que nós fazemos para assegurar sua tranquilidade.

Disponibilidade

Temos uma política de uptime bem clara: 99% ou restituição do valor em dobro.

“Será que meu site está online? E se cair daqui a pouco, será que alguém vai ver e resolver?”

Aqui na PortoFácil somos todos um pouco neuróticos com disponibilidade. Tanto que temos uma política de uptime bem clara: 99% ou restituição do valor em dobro. Naturalmente só podemos garantir pelo nosso trabalho, então a garantia não cobre sites offline por motivos fora de nosso controle, tais como erros de programação.

Entretanto, nós devolvemos em dobro o valor correspondente ao tempo que qualquer servidor fique indisponível. Assim, ao mesmo tempo que um servidor offline representa perda para o cliente — que pode estar perdendo cliques, deixando de fazer vendas, ou mesmo criando uma reputação indesejável com os bots dos buscadores — também nós estaremos experimentando perda de receita, o que já seria motivo forte para não querermos que nada saia do lugar.

Contamos com ferramentas de detecção de sobrecargas (se ainda não a conhece, faça uma pausa para saber mais sobre os talentos da Mônica), capazes de executar medidas corretivas automaticamente, ao mesmo tempo que mantêm nossa equipe instantaneamente avisada de qualquer incidente.

Como além de tudo nós primamos pela transparência, o próprio cliente será avisado caso seja detectada alguma queda de servidor: a Mônica abre automaticamente um ticket de suporte em nome do cliente, para que a situação seja revisada o mais rápido possível.

Desempenho

Nós monitoramos constantemente os servidores de forma a identificar focos de lentidão.

Ninguém quer ter um site lento. Todos queremos sites que carreguem extremamente rápido.

Ou quase todos: estes dias um cliente abriu um chamado de suporte reclamando que o seu blog estava rápido demais, e queria um jeito de garantir que o conteúdo só fosse exibido para o visitante depois que o Adsense estivesse 100% carregado.

Nós monitoramos constantemente os servidores de forma a identificar focos de lentidão, e assessoramos o cliente com sugestões para tornar seu site tão rápido quanto possível.

Em se tratando de WordPress (90% de nossos clientes atualmente), nossos servidores são extremamente otimizados, contando com as tecnologias mais recentes para acelerar o desempenho dos blogs e entregar o conteúdo aos visitantes no menor tempo — o que agrada todo mundo, menos aquele cliente de quem já falamos.

Segurança

Nós não somos “preocupados” com segurança; estamos mais para “paranoicos” mesmo.

Quem já passou pela experiência de acessar seu site e encontrá-lo totalmente desfigurado sabe o quão desagradável ela pode ser. Entretanto, nem todo caso de hacking é assim tão evidente e espalhafatoso: os piores casos são silenciosos, em que o invasor injeta scripts que não seriam aceitos por nenhuma empresa de hospedagem séria: para atacar outros sites, para enviar spam, roubar senhas, fingir ser páginas de bancos ou outros sites — para ficar nos exemplos mais evidentes.

Acontece que aqui na PortoFácil nós não somos “preocupados” com segurança; estamos mais para “paranoicos” mesmo.

Nossos servidores são protegidos por três níveis de firewall: no datacenter, no sistema operacional da máquina e na camada de aplicação (no webserver).

Proteção no nível do datacenter

Todos os nossos VPSs e servidores dedicados da família E3-1245 ou maiores contam com proteção DDoS ilimitada. Com ela, todo o tráfego malicioso é filtrado no datacenter, e apenas o tráfego legítimo chega ao servidor de nosso cliente.

Proteção no nível do sistema operacional

Nossos servidores contam com firewall ativo bloqueando portas TCP/UDP de maneira conservadora (todas as portas fechadas, exceto as necessárias para o funcionamento dos sites). Além disso bloqueios são aplicados dinamicamente de maneira integrada à proteção no nível de aplicação.

Proteção no nível de aplicação

Nosso firewall monitora constantemente todas as requisições que são feitas ao servidor, e comportamentos nocivos, tentativas de injeção de script, de acesso não autorizado a recursos indisponíveis para visitantes legítimos, entre outros, implicam o bloqueio imediato do IP do agressor.

SSL

Muitos proprietários de site ainda têm medo do HTTPS, mas este não deveria ser um problema real. Na verdade o HTTPS (ou SSL) tende a ser muito benéfico para seu site, pois é inevitável que em algum momento o Google, principal mecanismo de busca na Internet, passe a excluir totalmente dos resultados de busca os sites não criptografados.

Nós oferecemos certificados gratuitos, com instalação de SSL automatizada pela Mônica ou assistida por um técnico de suporte, tudo para que você possa dormir o sono dos justos quando estiver em sua cama quentinha.

Backups

99,97% dos proprietários de sites na Internet não têm backup de seus dados.

Segundo estatísticas não verificadas, 99,97% dos proprietários de sites na Internet não têm backup de seus dados.

Sabendo que os clientes esquecem de fazer backups, só lembrando deles na hora do aperto, sem nunca considerar a necessidade de automatizar esta tarefa, nós fazemos backups diários de todos os sites dos clientes. Mantemos cópias por vários dias (normalmente três, mas podemos exceder bastante este limite), e qualquer necessidade de restauração pode ser atendida mediante um simples chamado de suporte.

Propriedade da presença online

Um dos motivos mais fortes pelos quais as pessoas escolhem ter um site em vez de alimentar páginas no Facebook, por exemplo, é a consciência da necessidade de ser realmente dono, proprietário de seus próprios dados, o que se chama de presença online.

Aqui na PortoFácil tratamos esta questão com muita simplicidade e transparência: os dados do cliente são dele, e devem estar disponíveis a qualquer momento para o que ele bem entenda.

Depois de tantos anos nessa indústria vital já passamos por situações bem difíceis, tais como clientes que precisaram reconstruir seus sites praticamente página por página porque a hospedagem anterior deles não facilitava em nada que se obtivessem backups dos dados.

Aqui a gente só não migra o site para o cliente que queira ir embora, porque a ética não envolve apenas prestador de serviço e cliente, mas também colegas de profissão, concorrentes ou não.

Só para constar, a gente não impede que o cliente vá embora, mas isso não significa que a gente não fique bem triste com algum eventual fim de relacionamento, OK?

Atualizações e manutenções

Existem três tipos de atualizações em um servidor:

  • dos componentes de servidor;
  • dos scripts e da plataforma de publicação;
  • do conteúdo propriamente dito.

As atualizações de servidor são responsabilidade nossa, e como vendemos servidores gerenciados o cliente não precisa se preocupar com nada.

As atualizações da plataforma de publicação (o WordPress, por exemplo) são responsabilidade do cliente, mas adivinha: uma vez por semana a Mônica passa em todos os blogs instalados na máquina e tenta atualizar automaticamente o WP e os plugins, para facilitar a vida do cliente.

Já as atualizações de conteúdo, bem, essas não têm jeito: se nosso cliente acordar no meio da noite e ficar ansioso porque precisa publicar um post ou atualizar o preço de algum produto em seu e-commerce, infelizmente não poderemos ajudar. Mas temos certeza de que tudo o mais que fazemos para trazer-lhe tranquilidade e paz de espírito há de compensar esta incapacidade de criarmos também o conteúdo de seus sites.

Nossos servidores estão fisicamente localizados no EUA e no Canadá.
Nossa empresa é genuinamente brasileira.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 04 de julho de 2017, em Institucional