SEO na Prática: conheça os itens essenciais

Conheça as melhores práticas SEO e os itens essenciais para o sucesso e o melhor posicionamento de um site ou blog WordPress na busca orgânica.

SEO na Prática: conheça os itens essenciais. SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de buscas. É um conjunto de estratégias organizadas cujo único objetivo é melhorar, significativamente, o posicionamento de um site ou blog na SERP (página de resultado dos mecanismos de pesquisa) de forma totalmente orgânica. Ou seja, 100% natural e sem nenhum tipo de intervenção externa, como publicações e anúncios pagos, por exemplo.

Então, se você administra um site ou blog WordPress e quer melhorar o SEO, saiba que existem vários itens essenciais e altamente recomendados para melhorar essa técnica. E todos estes itens podem ser feitos por você mesmo. Sem ajuda de nenhum profissional da área.

SEO na prática: conheça os itens essenciais

As melhores práticas SEO

A partir de agora você estará diante dos principais itens para otimização de um site e/ou blog WordPress. Cabendo a você executar cada uma dessas dicas da melhor forma, pois somente assim o seu sucesso poderá ser alcançado!

Yoast SEO

Apesar de existirem vários plugins de otimização para mecanismos de buscas, nenhum é tão completo quanto o Yoast SEO. Com ele instalado, configurado e ativado, é possível:

  • Aumentar o engajamento e a conversão;
  • Atrair mais visitantes orgânicos e de redes sociais;
  • Otimizar as principais palavras-chaves, frases-chaves, sinônimos e tudo que estiver relacionado ao seu conteúdo;
  • Verificar a legibilidade e a qualidade do seu conteúdo em tempo real;
  • Evitar conteúdo duplicado através de URL canônicas;
  • Realizar a maioria dos itens descritos neste artigo.

Layout e template responsivo

Há um bom tempo o uso de layouts e templates responsivos é algo mais que obrigatório em uma Internet multiplataforma. Então, ter um site que se adapta automaticamente a qualquer tamanho de tela e a qualquer tipo de dispositivo é um dos itens mais básicos, obrigatórios e essenciais para uma boa prática de SEO.

Então, caso seu projeto ainda não seja responsivo, com certeza chegou a hora de repensar seus conceitos e aplicar esta técnica o mais rápido possível.

Conteúdo de qualidade

Até que ponto seu site ou blog possui conteúdo de qualidade? De nada adianta você ter um layout/template WordPress maravilhoso, lindo e perfeito se o que você escreve não está de acordo com as diretrizes exigidas pelo Google.

Sendo assim, todas as práticas de SEO aplicadas podem estar fadadas à inutilidade. Por isso, recomendamos que seja realizada uma análise minuciosa em cada publicação disponível em seu site.

Vale lembrar que para alcançar um melhor posicionamento na busca orgânica, em uma Internet cada vez mais saturada, o conteúdo deve ser extremamente relevante e pertinente. Pois, somente as melhores respostas estarão em evidência para as perguntas feitas pelos usuários do Google.

Velocidade de carregamento do site

Cada dia mais é comprovado que o usuário tem pressa ao fazer uma busca na SERP. Por isso, é crucial que o seu site possua uma velocidade de carregamento rápida para que, somente assim, as práticas SEO estejam alinhadas. Não perca visitação por causa de lentidão! Veja:

Indexando um site ou blog no Google

Assim que se cria um novo site ou um novo blog WordPress precisamos, imediatamente, comunicar ao Todo-Poderoso-Google que nasceu mais um projeto no mundo das interwebs. Nesse caso, basta seguir nosso tutorial completo: passo a passo de como indexar um site no Google Search Console.

Entretanto, é importante salientar que este método é aplicável a todos os projetos. Sejam eles novos ou em atividade. Indexar um site na SERP é primordial para o seu sucesso e, consequentemente, um melhor posicionamento.

Criando um XML Sitemap

Assim como indexar um projeto na busca orgânica do Google é obrigatório para uma boa prática de SEO, criar e compartilhar um mapa do site também é. E deve ser realizado tão logo você solicite a indexação do seu site à SERP. Sendo assim, siga nosso passo a passo e saiba por que o XML Sitemap é importante para SEO.

Gerenciando uma rede de links

Uma rede de links é praticamente uma PBN (Private Blog Network). Ou seja, traduzindo para o português, uma Rede Particular de Blogs. Esta é, sem dúvidas, um excelente método que auxilia em um melhor posicionamento do seu site na busca orgânica. Por isso recomendamos a leitura do nosso artigo que fala sobre como hospedar uma PBN de forma eficaz!

Imagens otimizadas

A Mônica para Clientes da PortoFácil oferece uma excelente otimização interna de imagens, deixando todas elas leves e sem perda de qualidade visíveis. Com certeza melhorando significativamente o tempo de carregamento da página. Porém, além de otimizar as imagens internamente, é muito importante que elas também estejam otimizadas dentro do conteúdo.

Para isso é de suma importância que você preencha de forma correta o atributo “alt text”, assim como o título e a legenda de cada imagem publicada. E nesse caso, recomendamos que em todos esteja, pelo menos, uma palavra-chave inserida.

Ah! Outro fator interessante é colocar pelo menos uma palavra-chave no nome do arquivo da imagem, antes de adicioná-la para o servidor. Por exemplo: seo-na-pratica.jpg.

Título e meta descrição

Qual é a primeira coisa que o usuário lê ao fazer uma pesquisa na SERP? Respondeu certo quem disse: título e descrição!

Sendo assim, evite títulos com mais de 60 caracteres. As chances do Google “cortar” o que está escrito após esse número de caracteres é real. E, para que possamos conseguir melhorar as práticas SEO e o posicionamento na busca orgânica, precisamos ser extremamente objetivos.

O mesmo acontece com a meta descrição (meta description). Ela, junto com o título, são a porta de entrada para o seu site na SERP. Por isso, assim como o título, é necessário escrever uma meta descrição perfeita e, para este caso, com menos de 160 caracteres. Dica: ao criá-las, pense nelas como um resumo prático e objetivo do seu artigo.

Conclusão

Enfim, conforme escrevemos no início deste artigo, se você conseguir aplicar todos os itens cujas práticas SEO estão descritas acima, as chances do seu site ou blog melhorar algumas boas posições na SERP são grandes e reais. Aproveite!


Fotografia: Merakist em Unsplash

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 24
SEO na Prática: conheça os itens essenciais

Compartilhe

Publicado por Celso Junior – 22 de outubro de 2019