Usando a criatividade para enxugar contas no WHM

fecharEste post foi publicado há mais de seis meses, e as informações aqui contidas podem estar desatualizadas ou mesmo não terem mais nenhuma validade. Não nos responsabilizamos por eventuais mal entendidos.

Entre os cuidados que a PortoFácil toma com os servidores dos clientes inclui-se a verificação periódica do espaço em disco ocupado pelas contas de usuário, em função da limitação do cPanel em gerenciar contas muito grandes. Dentro do possível nós mesmos vamos limpando o que fica evidente que está em excesso e cuja exclusão certamente não vai causar nenhuma perda. Porém, na maioria dos casos precisamos da participação dos clientes para resolver esse problema da melhor maneira.

O clichê “dividir para conquistar” faz muito sentido quando se trata de contas grandes no servidor. O espaço em disco da máquina existe para ser usado, e é relativamente simples e barato de aumentar a capacidade de armazenamento, quando necessário. Por isto, a ideia aqui é desmembrar ao máximo possível o conteúdo dos sites em contas menores, para que todas fiquem cobertas pelo backup automático. Para não ter que editar dezenas ou centenas de páginas com as modificações podemos usar regras simples de redirecionamento que permitirão que a mudança seja o máximo possível transparente.

A seguir, ensinaremos como identificar os focos de consumo de espaço em disco, bem como ofereceremos algumas sugestões de como resolver o problema de maneira simples e criativa. Também faremos algumas considerações sobre as melhores práticas no gerenciamento das contas de usuário.

Este conteúdo é exclusivo para clientes da PortoFácil

Você precisa ser cliente da PortoFácil e estar logado no site para poder visualizar este conteúdo.

Já sou Cliente!Acessar

Se ainda não é cliente você pode entrar em contato e pedir uma conta agora mesmo!

Quero ser cliente da PortoFácil!Contratar

Conclusão

Com boa vontade e algum conhecimento técnico é possível implementar soluções simples para o problema de consumo excessivo de espaço em disco, eliminando o risco de as limitações do painel de controle comprometerem a integridade dos dados armazenados.

Vale lembrar que os clientes da PortoFácil podem obter ajuda personalizada para estas tarefas, basta abrir um chamado no sistema de suporte.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 03 de julho de 2011