Yandex Mail: Aprenda a configurar email com domínio próprio

Yandex Mail permite a criação e o gerencimento de emails profissionais com domínio próprio personalizados. Saiba como configurar com nosso tutorial.

Passo a passo de como configurar um email profissional, com domínio próprio, usando o Yandex Mail. Embora existam outras plataformas de hospedagem de email profissional disponíveis no mercado, como Zoho Mail e o G Suite, a solução oferecida pelo Yandex Mail é bem interessante.

Yandex Mail: Aprenda a configurar email com domínio próprio
Yandex Mail: Aprenda a configurar email com domínio próprio.

A ferramenta é de uma empresa russa que permite encaminhar seus registros DNS e MX Records para sua plataforma de forma totalmente gratuita. Incluindo alguns itens a mais, como:

  • E-mails profissionais ilimitados;
  • Até 10GB de espaço em disco;
  • Antivírus nativo, com proteção contra spam e fraudes;
  • Otimização para todos os tipos de dispositivos;
  • Suporte a POP e IMAP;
  • Gerenciamento de calendário;
  • Não possui propaganda invasiva.

Configurando o Yandex Mail para servir um email com domínio próprio

A primeira coisa a fazer é acessar este site: https://domain.yandex.com, mas não se assuste se ele estiver no idioma russo. Existe uma opção para você traduzir a página para o inglês no canto inferior. Nesse caso troque o “RU” para “EN“. A partir daí basta clicar no botão “ENABLE“. Na segunda página você terá que criar sua conta no Yandex Mail, caso ainda não a tenha. O processo é simples e não existe dificuldade.

Após realizado e concluído todos estes detalhes, a tela abaixo será exibida para que você insira o seu domínio, conforma mostra o exemplo:

Yandex Mail: Aprenda a configurar email com domínio próprio

Assim que preencher o nome do seu domínio, clique no botão amarelo “Accept and connect“.

Feito isso, uma nova tela será carregada solicitando que seu domínio seja confirmado pelo Yandex como sendo de sua propriedade. Você pode escolher fazer esta confirmação através de um DNS Record, Metatag ou de um arquivo HTML. Basta selecionar sua melhor opção e seguir o passo a passo, conforme mostra a imagem ilustrativa abaixo:

Yandex Mail: Aprenda a configurar email com domínio próprio

Da mesma forma, tão logo você realizar o procedimento de conferência do domínio, clique no botão amarelo “Verify domain“.

E, para finalizar o processo de configuração, vem a parte que mais nos interessa: configurar o MX Record do Yandex Mail em seu servidor DNS. Sendo assim, a seguinte tela lhe será exibida, com todos os detalhes a serem seguidos:

Yandex Mail: Aprenda a configurar email com domínio próprio

Por fim, assim que fizer todos os ajustes em seu servidor DNS, inserindo o novo MX Record, clique no botão amarelo “Check MX Record” para conferir se tudo está OK!

Criando emails personalizados com domínio próprio

Se você concluiu com sucesso o passo a passo acima, chegou a hora de criar os seus emails personalizados no Yandex Mail, usando o seu próprio domínio.

Sendo assim, acesse o endereço https://admin.yandex.ru/mail utilizando o seu login e senha criados anteriormente. Em seguida a tela abaixo será carregada e basta você começar a criar as suas novas contas de emails. Assim como realizar todos os demais ajustes necessários.

Yandex Mail: Aprenda a configurar email com domínio próprio

A partir daí basta acessar, posteriormente, o endereço https://mail.yandex.com e começar a usar seu novo email personalizado criado com o nome do seu domínio próprio!

Conclusão

Como dissemos no início deste artigo, Zoho Mail e G Suite são as opções mais populares de gerenciamento de emails corporativos e com domínio próprio. Mas o Yandex Mail é mais uma ótima solução alternativa e com muitos recursos interessantes. Agora cabe a você escolher a melhor ferramenta para o seu negócio.


Foto: Roman Koval no Pexels.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Publicado por Celso Junior – 18 de maio de 2020
Atualizado em 05 de junho de 2020