Você sabia que senhas fracas sempre foram um grande problema de segurança digital?
A maioria esmagadora dos problemas de invasões, defacements, roubo de conteúdo, ou qualquer outra ocorrência relacionada, é causada por total culpa do usuário — outrora conhecido somente por dono do site/blog — que deveria ser responsável pelos seus próprios dados. Incluindo o famigerado e compulsivo uso de senhas fracas, e não por reais falhas de segurança nos sistemas computacionais.

E, infelizmente, as famosas senhas fracas, populares e fáceis de descobrir ainda estão rotineiramente entre nós. Seja por preguiça de se criar um login com senha forte ou por acreditar que este tipo de problema nunca vai acontecer em seu próprio quintal.
Como criar senhas fortes e seguras?
Por exemplo, o recomendado é que qualquer pessoa que tenha acesso à internet, tenha em mente criar senhas com um mínimo de 12 caracteres, alternando e misturando entre:
- Letras maiúsculas: “
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
“ - Minúsculas: “
abcdefghijklmnopqrstuvwxyz
“ - Números: “
0123456789
” - Caracteres especiais: “
!@#$%ˆ&*+
”.
Desta forma, as chances de você ser invadido por força bruta, método ainda muito popular entre invasores, serão relativamente mínimas.
Responsabilidade total do cliente
Um motivo a mais para que os usuários em geral passem a levar a sério a responsabilidade que têm sobre a própria senha e sobre as próprias credenciais de acesso, é uma recente decisão judicial que dá conta de que empresas de hospedagem de sites não são responsáveis por ataques “hacker” (sic) nem de invasões.
Portanto, achamos fundamental que as pessoas se conscientizem de que são totalmente responsáveis por cada senha criada, sejam elas fortes ou fracas, e que o desleixo pessoal pode implicar em consequências e prejuízos exclusivamente para o desleixado.
Fica a dica!
Foto: Logan Kirschner via Pexels.