Aprender uma linguagem de programação não é uma tarefa fácil, mas para aqueles que sonham em trabalhar com tecnologia, esta opção será sempre a principal porta de entrada para este mercado de trabalho.
Por isso, dominar algum tipo de linguagem de programação é essencial e fundamental para alcançar o sucesso em sua carreira. Entretanto, você saberia dizer quais são as melhores e mais usadas linguagens de programação no mercado atual? Se sua resposta foi negativa, este artigo tem a finalidade de te auxiliar nessa escolha.
Seções desta página
O que é linguagem de programação
Para bom entendedor, linguagens de programação são métodos utilizados por profissionais de tecnologia para criarem programas e scripts interpretados em que ambos enviam instruções diretas para o processamento de uma rotina pré-estabelecida.
O código-fonte de uma linguagem de programação é formado, basicamente, por elementos e regras de semântica e sintaxes de implementação, que serão interpretados diretamente por um dispositivo como computador, tablet, smartphone ou servidor web, por exemplo.
Linguagens de programação mais populares
Abaixo estão listados os principais tipos de linguagem de programação que estão em evidência no mercado de trabalho e que merecem total atenção para quem deseja aprender mais sobre cada uma delas.
PHP – Hypertext Preprocessor
Para quem trabalha com internet, principalmente com WordPress, com certeza já ouviu falar sobre uma das linguagens mais populares e usadas em todo o mundo. O PHP é uma linguagem de código aberto muito utilizada para o desenvolvimento de websites e aplicações online.
Principalmente por ser rico em frameworks específicos, a linguagem PHP ajuda a simplificar o desenvolvimento de diversos softwares.
SQL – Structured Query Language
SQL é uma linguagem de consulta estruturada, cujo objetivo é realizar pesquisas (queries) declarativas para um banco de dados do tipo relacional.
Trocando em miúdos, SQL tem como sua função principal a manipulação dos bancos de dados de um servidor de um modo menos complicado e bem mais rápido que o habitual.
Entre os bancos de dados que fazem uso da linguagem estão: MariaDB, MySQL, Oracle, Microsoft SQL, etc.
JavaScript
O JavaScript (JS), junto com o PHP, HTML e o CSS, é uma das linguagens mais usadas por profissionais de internet. É uma linguagem de interpretação estruturada que auxilia os desenvolvedores a darem vida à grande maioria dos websites existentes hoje.
Por exemplo, com o JavaScript é possível gerenciar a divulgação e exibição de mensagens e informações, além de realizar verificações e ajustes dinâmicos dentro de uma página web.
Java
Uma das linguagens de programação orientada a objetivos mais conhecidas pelos profissionais de tecnologia, o Java também pode ser considerado como uma plataforma, pois oferece um enorme conjunto de API’s que auxiliam muito os programadores durante o desenvolvimento de uma determinada solução.
A linguagem Java é usada em praticamente todos os lugares, seja em dispositivos móveis, desktops e até mesmo nas interwebs.
Go – golang do Google
Go, linguagem de programação criada e mantida pela Google, já possui a chancela de ser uma das mais populares das interwebs. Possui código livre e tem como principal função o desenvolvimento e a produtividade em larga escala.
A linguagem Go foi projetada para resolver demandas em que as outras linguagens não conseguiam suprir. Com um desempenho semelhante à linguagem C/C++, o Go se destaca por seu alto desempenho e, também, por garantir maior eficiência no que se propõe.
C/C++
Por ser muito comum no mundo acadêmico, a linguagem C, com certeza, é a primeira linguagem de programação de quase todos que começaram a fazer algum curso de tecnologia. É a partir desta linguagem que praticamente todo profissional começou a lidar com a dinâmica e a lógica dos algoritmos.
Além de focar bastante na programação focada a objetos e no gerenciamento de memória, a linguagem de programação C/C++ é demasiadamente usada na criação de muitos tipos de jogos.
Python
Considerada uma das linguagens de programação mais versáteis do mercado, o Python também possui seu desenvolvimento focado na orientação de objetos e na programação estruturada.
Também oferece acesso direto a várias bibliotecas nativas que auxiliam na programação e no desenvolvimento de todos os tipos de aplicativos web, incluindo análise avançada de dados.
Ruby
Durante sua criação, o Ruby foi inspirado nas principais linguagens de programação. Desta forma criou-se uma linguagem focada em produtividade e flexibilidade e, por isso, é considerada uma das linguagens mais limpas, práticas e objetivas.
Por ser uma linguagem cuja interpretação é multiparadgma e dinâmica, com o Ruby é possível criar uma infinidade de aplicativos voltados para desktops. Inclusive, o framework Ruby on Rails, por oferecer uma gigantesca biblioteca, auxilia os programadores a desenvolver aplicativos bem mais rápido.
Conclusão
O universo da computação é enorme e, por existirem muitos tipos de linguagens de programação disponíveis no mercado, recomenda-se criar um planejamento para descobrir qual dessas linguagens seria a melhor opção para você aprender primeiro. A partir daí é focar nos estudos.
E caso esteja precisando de uma lugar que oferece as melhores condições para começar a programar, a PortoFácil Hospedagem de Sites é a sua melhor opção.
Foto: olia danilevich via Pexels.