Para quem não conhece, o OneSignal é a ferramenta mais popular para envios de notificações push, emails, SMS e mensagens dentro de um determinado aplicativo, site, blog ou e-commerce. Sem contar que é a maneira mais fácil de melhorar o engajamento do seu produto junto com o seu público-alvo.

Seções desta página
OneSignal e a segurança dos servidores
Apesar de oferecer um leque enorme de vantagens para o usuário, a ferramenta OneSignal requer que scripts PHP sejam publicados em nossos servidores, podendo comprometer a segurança da máquina.
Para contornar a situação, preparamos dois tutoriais, um que ensina como instalar e gerenciar corretamente o plugin para WP do OneSignal e outro que mostra o passo a passo de como configurar todos os scripts e códigos de forma personalizada em seu site, blog ou e-commerce.
Configurando OneSignal via plugin WordPress
Basicamente, a primeira coisa a se fazer é instalar e ativar normalmente o plugin OneSignal – Web Push Notifications. O próximo passo é navegar até a sua tela de configuração e marcar a opção Disable OneSignal initialization
.
Agora vá até o painel de controle do OneSignal e, quando estiver fazendo a configuração selecione Typical Site
ao invés de WordPress Plugin
.
Em seguida faça o download de dois arquivos que ficarão disponíveis para você baixar e, por fim, faça o upload deles para o diretório raiz do seu site.
Configuração de código personalizado do OneSignal
Se você fez o passo a passo anterior e teve algum tipo de problema com a integração, confira o segundo tutorial abaixo.
1º Passo: escolhendo o tipo de integração
A primeira coisa que se deve fazer é escolher qual tipo de integração você vai precisar. Então, quando estiver dentro do painel de controle da ferramenta, selecione a opção Custom Code
, conforme imagem ilustrativa abaixo:
2º Passo: configurando o local
Feito isso, chegou o momento de realizar a configuração do local, inserindo o nome, URL do site, entre outros, como pode ser conferido na planilha a seguir:
Atenção: se o seu site ainda não é totalmente HTTPS, será necessário selecionar a opção My site is not fully HTTPS
.
3º Passo: carregando os arquivos OneSignal SDK
O próximo passo é fazer o carregamento dos arquivos OneSignal SDK para o seu site ou blog. Para isso, faça o download clicando aqui e, em seguida, execute a descompactação, conferindo se ambos possuem os seguintes nomes:
OneSignalSDKWorker.js
Code language: CSS (css)
Importante lembrar que este arquivo deve ser acessível publicamente, por isso recomendamos que seja salvo na raiz de nível superior do seu site para que o serviço funcione de forma correta. Por exemplo:
https://dominio.com.br/OneSignalSDKWorker.js
Code language: JavaScript (javascript)
4º Passo: habilitando os códigos de inicialização
A penúltima etapa será habilitar o código de inicialização do OneSignal na sua página, copiando e colando dentro da tag <head>
o código de script que será gerado, conforme imagem ilustrativa abaixo:
5º Passo: adicionando usuários
A última etapa desta personalização é adicionar o seu primeiro usuário e, para isso, basta visitar o seu site para ver o OneSignal em funcionamento. Agora é só clicar nele para visualizar o prompt do navegador nativo e fazer sua primeira inscrição.
Resumindo
Como dissemos anteriormente, visando manter toda a segurança dos nossos servidores, o plugin para WordPress do OneSignal pode, em alguns casos, não funcionar corretamente em nosso ecossistema.
Se isso acontecer com algum de seus sites ou blogs, recomendamos que a instalação e a configuração do serviço seja feita de forma personalizada. Inclusive, não esqueça de ler a documentação completa da ferramenta para conhecer todas as suas funcionalidades.
E caso tenha alguma dificuldade, entre em contato imediatamente com nosso Suporte Técnico. Nossa equipe está pronta para lhe ajudar no que for preciso.
Fica a dica!