Por ser uma das melhores invenções tecnológicas de todos os tempos, principalmente com relação à sua praticidade e flexibilidade, oferecendo cada vez mais oportunidades e melhorias a todos, a internet que conhecemos precisa cada vez mais de atenção no quesito segurança.
E, embora a maioria dos usuários estejam cientes dos perigos e riscos da grande rede, quase ninguém se preocupa em realizar uma verificação detalhada de segurança dos sites e blogs que estão visitando.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar como saber se um site ou blog é seguro em poucos passos. Deixando sua vida online bem mais tranquila e, obviamente, segura.
Seções desta página
Como descobrir se um site é seguro?
Confira abaixo os principais itens que devemos observar para verificar se um site ou um blog é ou não seguro.
HTTPS nem sempre significa site seguro
Só porque um site possua um certificado digital SSL não significa que ele seja seguro. Explico: uma página criada por malfeitores conseguem facilmente configurar este protocolo de segurança, exibindo o famoso “cadeadinho” a todos os visitantes.
Contudo, esta conexão segura do HTTPS só te protege de intercepção de terceiros e, mesmo assim, durante o fluxo de informações que acontece entre o seu dispositivo e o servidor web. O que não significa que o dono ou aquele que gerencia o site não possa coletar seus dados preciosos;
Verifique a URL e o domínio do site
URL ou domínio de um site é o endereço que você digita na barra do seu navegador web. Com o nome deste domínio em mãos, faça uma consulta Whois para conhecer quem é o responsável por ele.
Outro fator importante é conferir o nome de domínio do site, letra por letra. Infelizmente, muitos golpistas têm usado esse método para enganar até mesmo aqueles mais atentos. Nesse caso, é comum trocarem um caractere por outro, como é o caso da letra “o” com o numeral “0”, por exemplo.
E, para concluir este item, evite clicar em links encurtados sem saber, realmente, para onde ele está sendo apontado. A mesma dica serve, também, ao clicar em anúncios e banners aleatórios que aparecem constantemente na tela do seu navegador.
Pesquise a reputação do site nas buscas
Faça uma simples busca no Google com o nome do site em questão e veja como está o seu histórico de avaliações positivas/negativas ou a sua reputação nas interwebs.
Por exemplo, um local interessante e muito recomendado para realizar pesquisas de reputação, é acessando o site ReclameAqui que oferece um banco de dados excepcional sobre praticamente todas as marcas e produtos.
Verifique se o site possui política de privacidade detalhada
Verifique se este termo existe no site e confira quais dados são coletados durante seu acesso e o que pode ser feito com esses dados posteriormente. Inclusive, conheça a Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, que visa trazer mais eficácia às regras de proteção de dados pessoais existentes em outras leis.
Tenha um bom antivírus instalado
Independente de qual plataforma você use, ter uma ferramenta antivirus instalada é mais do que obrigação, ainda mais que esses aplicativos já vêm super preparados, oferecendo os mais avançados tipos de proteção e segurança para o usuário. Seja para proteger contra virus e malwares em geral, ou para proteger contra ataques de phishing.
Use um gerenciador de senhas
Ter um aplicativo para organizar e gerenciar todas as suas senhas ajudam a reduzir, consideravelmente, as chances de você perder dados vitais com sites suspeitos. Dentre estes aplicativos recomendamos o uso do LastPass e/ou do 1Password. Ambos oferecem criptografia avançada para deixar todas as suas senhas salvas em segurança.
Conclusão
Com as dicas de segurança apresentadas acima, é possível descobrir, de uma forma bem simples e rápida, se um site ou blog possui boa segurança ou não. A partir daí, cabe a você tomar todos os cuidados necessários para que não seja pego em golpes online e ataques de phishing.
Fica a dica!