Qual é o melhor e mais vantajoso sistema de gestão de dados que existe hoje no mercado? Quais as principais características e vantagens que cada um desses gestores de banco de dados podem oferecer para o seu negócio?
Apesar de ambas as tecnologias serem similares, elas são, ao mesmo tempo, bem diferentes. Explico: o MariaDB era, inicialmente, um fork do MySQL, uma derivação baseada no MySQL, mas com várias melhorias. Contudo, com a evolução natural de cada versão, hoje cada uma delas lida de uma maneira com os dados.

Seções desta página
O que é banco de dados
Explicando ao pé da letra, um banco de dados é uma estrutura montada exclusivamente para armazenar todos os tipos de dados que podem ser utilizados e recuperados posteriormente.
Por exemplo, entenda como “dados” todo tipo de configuração interna do seu site, assim como todo o conteúdo escrito que existe em um blog WordPress. Ah! E só para constar, login e senha dos usuários registrados também ficam salvos dentro de um banco de dados.
O que é SQL
SQL é uma linguagem de consulta estruturada e foi desenvolvida exclusivamente para banco de dados. A partir dela é possível realizar todo tipo de pesquisas relacionais de forma simples, rápida e prática.
Atualmente, praticamente todos os tipos de bancos de dados utilizam a linguagem SQL exatamente por sua simplicidade e facilidade. Ainda mais por ser uma linguagem de pesquisa declarativa, mostrando resultados diretos e objetivos.
O que é MySQL
Como dissemos acima, MySQL é um sistema ou gerenciador de banco de dados relacional (RDBMS) que possui código aberto e faz parte do conjunto de aplicações web que foram desenvolvidas para serem abertas e gratuitas, como é o caso do LAMP, acrônimo para os aplicativos “Linux + Apache + MySQL + PHP”. O MySQL é um dos gerenciadores de banco de dados mais populares desde os primórdios da internet na qual conhecemos hoje.
Vantagens do MySQL
- Software muito popular e confiável, assim como sua flexibilidade e escalabilidade;
- Possui alta performance e disponibilidade, além de suporte transacional extremamente robusto;
- Oferece código estável com várias funcionalidades.
Desvantagens do MySQL
- Oferece uma licença gratuita apenas para uso não comercial;
- Possui desempenho aquém do esperado na execução de algumas tarefas e/ou ações com muitos dados;
- Se precisar fazer uso do suporte técnico, será necessário pagar.
Leitura recomendada: XAMPP e MAMP: Desenvolvimento de sites em localhost.
O que é MariaDB
Assim como seu concorrente, o MariaDB é um sistema de gerenciamento de banco de dados compatível com a linguagem SQL. Sua derivação do MySQL fez com que herdasse praticamente as mesmas funções. Mas, ao mesmo tempo, cada uma dessas funções foram melhoradas, principalmente no quesito desempenho e segurança.
A partir dessas melhorias, além do desenvolvimento de novas funcionalidades, o MariaDB começou a conquistar cada vez mais espaço diante do MySQL.
Vantagens do MariaDB
- É Open Source e gratuito, independente se for para uso comercial ou pessoal;
- Foi pensado para ser estável, seguro e rápido na execução de todos os tipos de tarefas;
- Oferece opções de plugins para que o gerenciador seja turbinado de acordo com as necessidades de cada um;
- Possui criptografia avançada que fica disponível em todos os níveis, incluindo servidor, aplicativo e rede;
- Não exige hardwares avançados para funcionar;
Desvantagens do MariaDB
A única desvantagem que temos conhecimento do MariaDB é o suporte técnico ser pago. Mas nada que uma pesquisa bem feita no Google não te ajude.
Qual é o melhor banco de dados: MariaDB ou MySQL?
Atualmente, nós da PortoFácil, consideramos que a melhor opção existente no mercado é o MariaDB. Suas características e vantagens são muito superiores ao MySQL, principalmente por executar ações mais rápidas, graças ao seu alto desempenho e escalabilidade.
Não é à toa que todos os nossos servidores VPS e dedicados são configurados com MariaDB. Fica a dica!
Foto: Joshua Sortino via Unsplash.