PERIGO: Vulnerabilidade do plugin ThemeGrill pode apagar site ou blog WordPress. Esta falha gravíssima no plugin permite que hackers possam explorar uma brecha de segurança que dá acesso direto ao banco de dados, com direito a redefinição total do mesmo. E para piorar, os invasores podem, até mesmo, assumir o controle administrativo dos sites com WordPress instalado.

Seções desta página
Recomendação imediata para o plugin ThemeGrill
O plugin vulnerável é o ThemeGrill Demo Importer, e a única e expressiva recomendação é a remoção imediata dele. Não basta atualizar! Apague-o. Delete-o. Remova-o imediatamente!
Vulnerabilidade no ThemeGrill
Este plugin permite que usuários instalem versões de demonstração dentro dos layouts e templates baseados no ThemeGrill. E para bom entendedor, o bug acontece justamente numa falha de autenticação do usuário com privilégios administrativos.
Portanto, é neste exato momento que hackers e invasores conseguem enviar solicitações ao site vulnerável. Ou seja, obtendo acesso total:
- ao servidor;
- banco de dados;
- e painel administrativo.
Mais segurança para clientes PortoFácil
Para os clientes da PortoFácil, que criam sites diretamente através da nossa inteligência artificial, Mônica para Clientes, as chances são remotas de acontecer algo grave relacionado ao plugin ThemeGrill —- haja vista que, nesse caso, não existe o usuário admin
nas contas de perfis. Ou seja, principal fator para a vulnerabilidade ser usada pelos hackers.
Mesmo assim, visando abranger 100% dos nossos clientes, a PortoFácil criou um script que a cada 3 horas localiza e “mata” toda incidência deste plugin do mal em sites e blogs hospedados conosco.
Conclusão
Todos os clientes da PortoFácil sabem que trabalhamos muito duro para oferecer os servidores VPS e dedicados mais seguros do mercado. Então, no que for relacionado à segurança, nossos clientes podem ficar tranquilos. Estamos sempre atentos a qualquer vulnerabilidade que aparece nas interwebs e dispostos a ajudar o máximo possível para manter a saúde do seu site sempre estável.
Mesmo assim, se você ainda tiver alguma dúvida relacionada, não deixe de entrar em contato com nosso suporte! Temos uma equipe pronta e preparada para esclarecer todas as perguntas.
Fonte: Ars Technica