Olá, esta é a Mônica para clientes, a sua nova melhor amiga! Há alguns anos criamos uma ferramenta para uso interno da PortoFácil, chamada “Mônica” (a guardiã do seu servidor).
Suas funcionalidades iniciais eram monitorar as máquinas para evitar sobrecargas, e fazer o inventário de todos os itens da nossa rede (servidores dedicados, VPSs, endereços IPs, etc).
Agora essa ferramenta evoluiu e muitas funcionalidades estão disponíveis para todos os clientes da PortoFácil. Continue a leitura e confira!
Seções desta página
As habilidades atuais da Mônica para Clientes
A Mônica tem diversas habilidades que vão desde o monitoramento dos servidores até a realização de tarefas e procedimentos administrativos.
Na verdade, o principal talento da Mônica é interagir com sistemas diferentes, integrar as informações gerenciadas por cada um deles e gerar resultados úteis, tanto para nossa equipe técnica, tanto para os clientes.
Notas fiscais eletrônicas NF-e
Mensalmente nosso contador envia um pacote de notas fiscais emitidas para nossos clientes. São, literalmente, centenas de arquivos PDF e XML que precisamos tratar.
A Mônica se encarrega de cuidar deste serviço e, assim que as notas fiscais chegam a nós, ela imediatamente abre um chamado de suporte no departamento financeiro e envia links para o cliente fazer o download do XML e do PDF de suas notas. Além disso, ela também mantém arquivado todos estes documentos pelo tempo previsto em lei.
Desta forma a Mônica economiza para nossa empresa o equivalente a um dia de serviço por mês, refletindo diretamente em redução de custos e consequente manutenção de preços sem reajustes para nossos clientes.
Monitoramento ativo de servidores web
A Mônica monitora todos os servidores constantemente, e caso note algo de errado ela pode:
- Tentar solucionar o problema sozinha;
- Avisar o suporte técnico do que está acontecendo;
- Abrir um chamado em nome do cliente para que o suporte verifique a situação e o cliente também possa ficar ciente do que está acontecendo.
Em caso de sobrecargas a Mônica sabe até mesmo quais os serviços que deve reiniciar para tentar devolver o servidor à normalidade. E, se um caso for mais grave, quando a Mônica não consegue mais comunicação com o servidor, ela abre um chamado no sistema de suporte, para que um de nossos técnicos verifique a situação diretamente.
Em termos práticos, é impossível estimar a economia que esta habilidade da Mônica traz para a PortoFácil Hospedagem de Sites e para o cliente. Tanto ao diminuir drasticamente o tempo que possa, eventualmente, deixar uma máquina offline quanto ao evitar que o cliente precise ficar fazendo upgrades constantes em seus servidores.
Atualização automática do WordPress
Outra importante função da Mônica é atualizar automaticamente o WordPress e os plugins dos clientes, mas fique tranquilo que ela é obediente e sabe que não pode mexer nos seus templates, desta forma mantem todas as suas configurações internas intocadas.
Com isso aumentamos a segurança dos sites de nossos clientes, uma vez que diminuímos muito a probabilidade de que eventuais malfeitores encontrem falhas de segurança para explorar.
Mas nem tudo são flores… Infelizmente a Mônica não atualiza blogs e sites que contenham erros de programação no layout e/ou template nem nos plugins. Neste caso, o cliente continua sendo o único responsável por estas atualizações.
Não que ela não pudesse sobrescrever o que bem entende, mas em vez de ser radical, ela prefere respeitar as eventuais limitações, evitando que seu trabalho implique quebrar funcionalidades do site.
Desativar atualizações temporariamente
Embora não muito recomendado, você pode optar em realizar a desativação temporária — de uma semana — das atualizações automáticas. Neste caso, basta clicar no botão Desativar temporariamente
que fica localizado no painel verde no canto direito, conforme imagem ilustrativa abaixo:

Otimização de imagens
A Mônica é a responsável pela otimização avançada de imagens em todos os servidores sem cPanel ou VPSs NX. Leia mais detalhes sobre esta habilidade (e dever) da Mônica em Mônica e a Otimização Avançada de Imagens.
Cópias de segurança
É isso mesmo que você está pensando! É a nossa querida Mônica que faz os backups de todos os servidores.
Diariamente, no horário programado, ela faz o backup completo dos arquivos e dos bancos de dados de todos os sites de cada servidor, no storage designado, mesmo tendo vários servidores de armazenamento, a Mônica é capaz de lidar tranquilamente com essa diversidade.
O que a Mônica está aprendendo
Na verdade ela já é capaz de prover valiosas informações sobre vários assuntos aos técnicos da PortoFácil, mas ainda não pode trabalhar sozinha, nem prestar serviços diretos aos clientes.
Contudo, ela já está aprendendo a instalar no servidor os mais diversos tipos de sites para os clientes, para que estes tenham a liberdade de ter novos projetos de maneira mais independente do Suporte Técnico.
Trocando em miúdos, a Mônica aprende cada dia mais e mais!
Mônica para Clientes
Mônica para Clientes é como chamamos os módulos da Mônica que servem para apresentar informações para os clientes, ou para possibilitar que estes interajam com os seus servidores.
Abaixo, uma imagem com uma visão geral do que a Mônica para Clientes tem a lhe oferecer.
Agora vamos ver cada recurso da Mônica para Clientes, começando pelo que se pode ver, e terminando com o que se pode fazer.
Informações essenciais
As informações essenciais do servidor são mostradas em uma tabela discreta no topo da tela:
- Nome do servidor;
- Uptime (tempo que o servidor está ligado, desde o último reboot);
- Hora do servidor (útil principalmente para quem está em um fuso horário diferente do horário de Brasília);
- Último backup realizado;
- Versão da Mônica para Clientes.
Gráficos de uso do servidor
Dos diversos gráficos que a Mônica apresenta, o primeiro exibe o registro combinado, no decorrer dos últimos 60 minutos, entre a carga do servidor e a quantidade de conexões web.
As medidas que geram estes gráficos são tomadas a cada minuto, e a própria Mônica os atualiza automaticamente. Não sendo necessário recarregar manualmente a página.
Estes gráficos de carga do servidor e de conexões web também podem ser visualizados individualmente logo abaixo do primeiro gráfico. Porém, é no gráfico combinado que é possível visualizar se há relação entre a quantidade de conexões web (visitantes) e a flutuação na carga do servidor.
O gráfico de carga apresenta dois limites, simbolizados pelas linhas amarela e vermelha.
- Enquanto a linha verde estiver abaixo da linha amarela não há motivos para preocupações;
- Entre as linhas amarela e vermelha a situação é um pouco preocupante, pois o servidor estará operando no limite de seus recursos;
- E se a linha verde ultrapassar a linha vermelha é sinal de que a máquina estará sobrecarregada, requerendo atenção para identificar a causa do problema para que possa ser solucionado.
O gráfico de conexões web tem uma linha azul que representa a variação do número de conexões nas portas 80
e 443
. Infelizmente a Mônica não tem como saber se são conexões de visitantes legítimos, de bots, de hackers tentando obter acesso ao servidor, ou qualquer outra.
Entretanto, apesar desta limitação é possível ter uma noção subjetiva do volume de tráfego na máquina a partir dessa métrica.
Gráfico de uso da memória RAM
Este gráfico mostra o uso de RAM no decorrer dos últimos 60 minutos.
O servidor sempre procura fazer o máximo uso possível de memória, privilegiando o desempenho dos sites e minimizando os tempos de carga das páginas.
Com este gráfico é possível avaliar rapidamente se o uso de RAM está dentro do normal, ou se a máquina está precisando de um upgrade.
Uso de disco e de inodes
Por este gráfico o cliente pode visualizar rapidamente o uso de discos e de inodes em seu servidor.
É importante observar que o servidor não deve ficar com menos de 4GB de espaço livre, razão pela qual o primeiro gráfico mostra esse valor como “reservado”. Já a fatia “swap” representa o espaço de troca do sistema operacional (normalmente 2GB, mas pode ser maior em alguns casos).
Já o uso de inodes representa, de maneira muito simplificada, a relação entre a quantidade de arquivos e pastas usadas e ainda disponíveis no servidor. Caso o percentual de inodes disponíveis seja menor que o percentual de disco livre (no primeiro gráfico) aí poderemos ter um problema.
Informações sobre os sites
A última sessão de informações da Mônica para Clientes é uma listagem dos domínios rodando no servidor, assim como versões dos serviços de web e banco de dados, e a programação para a atualização automática dos WPs.
A listagem de sites apresenta:
- O domínio configurado no servidor;
- A URL de login personalizada;
- O espaço em disco htdocs que cada site ou blog está ocupando;
- BD mostra o tamanho do banco de dados de cada site;
- O tipo de cada site. Por exemplo: WordPress ou HTML;
- O tipo de cache usado;
- A versão instalada do PHP;
- Indicadores mostram se o site está habilitado e se está com certificado digital SSL ativado;
- A penúltima opção permite editar diretamente o arquivo ads.txt;
- Por último, opção que permite editar o arquivo robots.txt diretamente.
Enfim, agora, que já cobrimos o que é possível ver com a ajuda da Mônica, vamos falar sobre o que é possível fazer com ela.
Atualizar os gráficos
A opção “Gráficos” do menu principal permite recarregar a página, e refazer os gráficos.
Como a Mônica não atualiza a página sozinha, para não sobrecarregar o servidor, será necessário utilizar esta opção de vez em quando para obter os gráficos e tabelas atualizados.
Acessar o banco de dados
A opção “phpMyAdmin” permite o acesso direto ao gerenciador de banco de dados.
Cada domínio com banco de dados tem um usuário e uma senha específicos, e caso você precise de acesso ao phpMyAdmin poderá solicitar os dados de acesso ao banco de dados para o nosso Suporte Técnico, ou então verificar o arquivo wp-config.php
de seu blog.
Limpar caches do servidor
Eventualmente pode ser necessário forçar a limpeza completa dos caches do servidor, por isso, temos a opção “Limpar Caches” da Mônica.
Note que essa opção deve ser usada com calma, uma vez que o cache é um componente vital do ponto de vista da saúde da máquina e do desempenho dos sites.
Vale ressaltar que em casos de alto tráfego, uma limpeza geral dos caches do servidor poderá até levar a máquina à sobrecarga, o que pode prejudicar os visitantes.
Recarregar o Nginx
Usuários avançados podem vir a fazer modificações em arquivos de configuração do Nginx em seus sites e isso exige que o serviço seja recarregado para que as alterações passem a vigorar.
Mas em caso de qualquer dúvida é sempre melhor acionar nosso Suporte Técnico em vez de tentar fazer qualquer coisa sozinho.
Limpar o Firewall
Pode ser que seja necessário limpar os bloqueios do firewall em alguma situação e a nossa Mônica está pronta para te ajudar com essa tarefa.
Porém, não custa lembrar que se alguém for barrado pelo firewall não o terá sido gratuitamente. Por isso, é uma boa prática consultar o Suporte Técnico sempre que possível em vez de forçar a limpeza dos bloqueios usando a Mônica.
IP’s na whitelist do Firewall
Esse campo permite que se adicione endereços IP’s protegidos, que nunca serão bloqueados pelo firewall do servidor.
Para configurar, comece informando um IP por linha.
Vale lembrar que após salvar a nova lista de IP’s, os bloqueios de firewall serão limpos e os IPs liberados em até 2 minutos. E caso seja necessário adicionar mais de 5 IP’s a esta lista, considere conversar com o Suporte Técnico para uma avaliação.
Reboot
Como o próprio nome já diz, esta opção permite reiniciar o seu servidor completamente, mas cuidado ao usar, pois este item é recomendado somente para casos específicos.
Em caso de dúvida, entre em contato primeiro com o Suporte Técnico.
Instalação de Novo Site WordPress
A Mônica permite que você instale um blog ou site WordPress sem depender da ajuda de ninguém, inclusive, ela até configura a CloudFlare para você!
Veja esta operação em detalhes no seguinte link: Como adicionar sites usando a Mônica para Clientes.
Alteração da URL de Login de um site WordPress
Uma medida de segurança que todos os sites e blogs WordPress deveriam adotar é a troca da URL de login. O padrão wp-login.php
é extremamente conhecido, e milhões de hackers de todos os tipos ao redor do mundo tentam fazer invasão por força bruta nessa URL.
Embora a Mônica faça o possível para proteger o login do WordPress contra abusos, recomendamos renomear a página de login por segurança.
Nossa recomendação é clicar no ícone do “lápis” localizado dentro da coluna “Login” para instruir a Mônica a instalar, ativar e configurar o plugin WPS Hide Login, cuja função é exatamente esta.
Instalação de um Certificado Digital SSL
Nem sempre a Mônica poderá fazer a instalação de um certificado digital SSL em um determinado site, mas quando possível basta clicar no ícone com o símbolo em vermelho, na coluna “Indicadores”, e confirmar a instalação.
Editando arquivos ads.txt e robots.txt
A Mônica para Clientes também permite a configuração e/ou edição direta dos arquivos ads.txt
e robots.txt
. Para isso, clique nos respectivos ícones de “lápis”, como mostra a imagem ilustrativa abaixo.
A próxima etapa é fazer a edição propriamente dita de ambos os arquivos e clicar no botão “Salvar alterações” e pronto.
Acesso à Mônica para Clientes
A Mônica para Clientes está disponível para os clientes de VPSs NX e de servidores dedicados sem cPanel.
Como acessar a Mônica para Clientes
Para acessar a Mônica para Clientes será necessário ter em mãos as credenciais de sFTP e o IP do seu servidor e acessar a seguinte URL especial da Mônica:
https://ip.do.seu.servidor:22222/monica
Supondo que o IP do servidor seja 1.2.3.4
a URL da Mônica para Clientes será:
https://1.2.3.4:22222/monica
Outro exemplo — digamos que o IP do servidor seja 192.168.0.1,
a URL da Mônica para Clientes será:
https://192.168.0.1:22222/monica
E fique atento ao acessar a Mônica pela primeira vez, pois o navegador vai reclamar que o certificado SSL não é emitido por uma entidade reconhecida. Este aviso é normal, por se tratar de um certificado autoassinado, e você pode confiar tranquilamente.
Por fim, caso tenha alguma dúvida, não hesite em abrir um chamado de suporte! Temos a melhor equipe pronta para lhe atender o mais rápido possível.
Foto: Andy Kelly via Unsplash.