Como adicionar sites usando a Mônica para Clientes

Aprenda a adicionar sites e blogs, de forma simples, prática e rápida, utilizando nossa inteligência artificial, a Mônica para Clientes.

Este post foi atualizado pela última vez há mais de 3 meses.

Bom, executar esta tarefa utilizando nossa inteligência artificial é muito simples! É tão simples quanto preencher um formulário, clicar em um botão, e aguardar que o processo finalize. Está duvidando? Então veja…

Como adicionar sites usando a Mônica para Clientes

Instalando novos sites WordPress com a Mônica para Clientes

Para instalar um novo site ou blog em WordPress em seu servidor, basta acessar a Mônica para Clientes, clicar no botão Novo Site WP, preencher os campos solicitados e enviar.

Para facilitar, o formulário foi dividido em três seções, mas todos os campos devem ser preenchidos, conforme seguem as descrições.

Dados Principais

  • Informe o domínio do blog que deseja instalar. Importante: não use o prefixo www ao criar o site; se quiser que seu site use o www você deve configurar o WordPress para isso, ou pedir ajuda ao Suporte Técnico.
  • Um detalhe importante é que o domínio precisa ter sido registrado antes da criação do site no servidor, caso contrário a configuração automática do DNS vai falhar;
  • Em seguida informe o endereço de email do primeiro usuário do site ou blog;
  • Informe também um nome de usuário. Dica importante: NUNCA use o nome do site tampouco o padrão admin;
  • Escolha uma senha para o primeiro administrador. Troque-a no primeiro acesso para algo que só você conheça.

Opções

  • Os campos SSL, tipo de site e versão do PHP não são editáveis;
  • O tipo de cache pode ser FastCGI (default), REDIS ou WP Super Cache. Para quem está na dúvida, nós recomendamos o uso do FastCGI como mecanismo de cache por ser mais estável e requerer um componente de servidor a menos. Se a dúvida persistir, contate nosso suporte técnico;
  • No campo Login informe a nova URL de login deste blog. Ela substituirá o padrão wp-login.php e deve ser algo que só você conheça. Vale ressaltar que é possível mudar essa informação posteriormente pelo próprio WordPress ou pela Mônica para Clientes. Para mais informações leia: Como e por que renomear o wp-login.php;
  • Informe o site já existente no servidor de onde deseja copiar os plugins e temas. Este recurso vai economizar tempo para quem padroniza seus sites e blogs. Importante: os arquivos são copiados, mas não suas configurações internas, tampouco os plugins e temas são ativados automaticamente.

DNS

Esta seção permite ao cliente escolher como deseja fazer a configuração de seus DNSs na Mônica para Clientes. Sendo assim você pode:

  • Configurar manualmente os DNSs na Cloudflare;
  • Deixar que a própria Mônica tente criar os DNSs corretamente na Cloudflare.

Ao final do processo de criação do site a Mônica para Clientes abrirá um ticket, com as instruções de configuração do DNS bem como um resumo da instalação recém finalizada.

Caso a opção seja pela configuração automática do domínio na Cloudflare, será necessário informar também o email de login na própria CF bem como a chave de API desta conta.

Vale ressaltar que o domínio será configurado sem o modo proxy (“nuvenzinha cinza” no painel), para que seja possível adicionar o SSL posteriormente no servidor; caso seja a vontade do cliente, ele pode alterar essa configuração manualmente depois.

Como obter a chave de API da Cloudflare

Você deve primeiro entrar na Cloudflare utilizando seu email e senha. Em seguida deve ir no canto superior direito da página, clicar no ícone de usuário e acessar as configurações da conta.

Na página seguinte, clique em Tokens de API no menu lateral para ter acesso ao gerenciamento de acesso e permissões para suas contas. Navegue até Global API Key e clique em Exibir.

Em sequência, digite novamente sua senha de acesso da Cloudflare para copiar o código Token. Agora basta colar este mesmo código no campo correto da Mônica para Clientes.

Reiterando: Somente se você for utilizar o modo de Cloudflare automática para configuração de seu DNS é que você precisará desta chave API.

Instalando Sites HTML com a Mônica para Clientes

Nossa querida Mônica também é capaz de instalar um site em HTML puro. Para isso, clique no botão Novo Site HTML, preencha o nome do domínio sem informar o prefixo https://www. e selecione o tipo de DNS, conforme mostra a imagem ilustrativa abaixo. Finalize sua solicitação clicando em Criar Site.

Instalando Redirecionamentos com a Mônica para Clientes

Caso seja necessário, a Mônica para Clientes também pode criar redirecionamentos de maneira automática.

Basta clicar no botão Novo Site Redirect e preencher os campos adequadamente.

Ao final do processo a Mônica para Clientes terá criado o seu redirecionamento, que poderá inclusive receber certificados SSL.

O processo de definição dos DNSs é idêntico ao da criação de sites WordPress.

Conclusão: adicionar sites via Mônica

Para um bom entendimento, ao enviar o formulário corretamente preenchido você estará criando uma “tarefa” para a Mônica para Clientes.

Uma vez por minuto a própria Mônica vai coletar todas as tarefas na qual tenha sido instruída e executá-las. E este será o momento em que seu site será criado no servidor.

Ao final você receberá um ticket contendo o resumo do que foi feito e com as instruções de configuração do DNS.


Foto: olia danilevich via Pexels.

Quero ser cliente da PortoFácil! Entre em contato

Leia também

Textos que têm a ver com este assunto:
TUTORIAL: como resolver erros e problemas no WordPress

Tutorial de como resolver os principais erros e problemas relacionados ao WordPress. Confira nosso passo a passo detalhado de soluções!

Como aumentar o desempenho do site com otimização de imagens

Tutorial ensina como realizar a otimização de imagens, aumentando o desempenho e o tempo de carregamento do seu site ou blog WordPress.

Conheça a Mônica para Clientes

Saiba tudo que a Mônica para Clientes, a inteligência artificial da PortoFácil, pode fazer para você, seu servidor e todos os seus sites.