Como Instalar Certificados SSL Gratuitos com a Mônica para Clientes

Certificados SSL Gratuitos são facilmente instaláveis pelo próprio cliente usando o painel de controle da Mônica.

Como Instalar Certificados SSL Gratuitos com a Mônica para Clientes

A Mônica para Clientes tem a habilidade de instalar certificados SSL gratuitos nos domínios e subdomínios que atendam aos requisitos do sistema.

Vamos agora explicar tudo o que você precisa saber para poder instalar seus certificados SSL usando a Mônica.

Por que instalar SSL em todos os seus domínios

A Google (a empresa dona do mecanismo de busca) já avisou que a partir de junho de 2018 vai passar a marcar no Google Chrome todo e qualquer domínio sem certificado SSL (ou seja: sem HTTPS, apenas com HTTP) como sendo inseguro.

Este movimento tem o potencial de trazer grandes perdas de tráfego, pois a maioria dos visitantes não vai saber a diferença entre um site realmente perigoso de um outro que apenas não tem um certificado instalado, e pelo medo vai preferir abortar a visita.

Saiba mais:

Certificados SSL Gratuitos

O Google já avisou que a partir de junho de 2018 vai passar a marcar no Google Chrome todo e qualquer domínio sem certificado SSL como sendo inseguro.

A Mônica vai instalar um certificado SSL gratuito da Let’s Encrypt para os domínios que você desejar.

Apesar de ser grátis, o certificado ofertado pela Let’s Encrypt é perfeitamente válido para a maioria das aplicações na web. Há vários certificados pagos, comercializados por outras empresas, que são menos versáteis e robustos que o certificado Let’s Encrypt.

A renovação do certificado também é gerida automaticamente pela Mônica, por prazo indeterminado. Ou seja, menos uma preocupação para você.

Como Instalar o SSL pela Mônica

A instalação do SSL gratuito pela Mônica é extremamente simples.

Primeiro você deve acessar o painel da Mônica para Clientes. No momento ainda não é possível fazer a instalação de certificados usando os aplicativos para iOS e Android; essa possibilidade virá em uma versão futura.

Quando vizualizar sua lista de sites observe a coluna “Indicadores”, que na verdade contém três informações (a saber: se o site está habilitado ou não, estado do SSL e mecanismo de scripts — PHP ou HHVM).

Como Instalar Certificados SSL Gratuitos com a Mônica para Clientes

O indicador que nos interessa para fins de SSL é o segundo, que pode ser:

  • um cadeadinho verde, indicando que o domínio já tem o certificado Let’s Encrypt instalado;
  • um sinal de mais preto, indicando que é possível adicionar o SSL ao domínio;
  • um sinal de menos vermelho, indicando que a Mônica não consegue instalar o SSL por problemas de DNS.

O que fazer quando a Mônica não pode instalar um certificado

A Mônica vai avisar que é impossível fazer a instalação de um certificado SSL grátis quando o DNS não estiver configurado da maneira esperada que é:

  • o domínio principal do site (dominio.com por exemplo) e o host com “www” (www.dominio.com) precisam resolver para exatamente o mesmo IP que o servidor em que estão a Mônica e o próprio domínio.

O exemplo abaixo mostra um domínio que não pode receber o certificado SSL gratuito da Let’s Encrypt porque os DNSs não estão configurados adequadamente.

Como Instalar Certificados SSL Gratuitos com a Mônica para Clientes

Para obter este diagnóstico basta clicar no sinal de menos vermelhinho.

Instalação do certificado SSL gratuito

Caso a Mônica não detecte nenhum conflito de DNS, é só clicar no sinal de mais correspondente, confirmar a mensagem seguinte, e aguardar.

O pedido de instalação do SSL será enviado para o servidor, e dentro de um a dois minutos em média (o processo é demorado mesmo, ainda mais em blogs antigos e com muito conteúdo) a operação estará concluída.

Ao final da instalação, a Mônica vai abrir um ticket automático no sistema de suporte, confirmando que deu tudo certo.

O que a Mônica faz nos bastidores

Como Instalar Certificados SSL Gratuitos com a Mônica para ClientesA título de curiosidade, seguem os passos do que a Mônica faz em segundo plano para efetivar a instalação de um certificado SSL gratuito.

  1. O usuário solicita a instalação do certificado.
  2. A instalação é colocada em uma lista de tarefas, na verdade uma fila.
  3. A Mônica que roda no servidor vai resolver na sequência cada uma das tarefas enfileiradas, e quando chegar na instalação do certificado ela vai obter o certificado junto à Let’s Encrypt e instalá-lo corretamente no domínio.
  4. A Mônica vai configurar um redirecionamento automático da versão http:// do domínio para a nova https://.
  5. Uma tarefa de atualização do certificado será agendada para alguns dias antes do término da validade do certificado (na verdade, trinta dias antes, pois é o prazo mínimo exigido pela Let’s Encrypt para renovações).
  6. A Mônica fará uma busca e substituição em todo o banco de dados do blog, de modo a trocar toda e qualquer URL interna de http:// para https://. Isso evitará a necessidade de instalar mais um plugin no blog cuja única função seria garantir que as URLs internas estivessem todas normalizadas.
  7. Por fim, o ticket de confirmação é criado automaticamente, dando ciência a você e ao nosso suporte técnico do término da instalação do certificado no domínio.

Se não quiser, você não precisa instalar o SSL pela Mônica

Caso você prefira não instalar o certificado do seu domínio pela Mônica, não tem problema: é só abrir um chamado no sistema de suporte, e nossos técnicos farão o serviço para você em dois tempos.

Da mesma forma, se a Mônica detectar conflitos de DNS que a impeçam de cumprir a tarefa da instalar o SSL grátis basta pedir ajuda, e nós resolveremos tudo para você.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 09 de Abril de 2018