Acelere sua navegação na Internet usando DNSs alternativos

Se o seu domínio está demorando a propagar experimente os DNSs alternativos em sua conexão.

Uma das coisas mais irritantes para quem tem sites é a necessidade de esperar pelo período de “propagação de DNS”, durante o qual um domínio recém registrado pode ficar total ou parcialmente inacessível aos visitantes.

Embora possa haver casos em que o problema esteja no DNS do servidor de hospedagem ou no da empresa de registro de domínios, a maior probabilidade mesmo é de que a culpa esteja no provedor de acesso à Internet que as pessoas usam para navegar de suas casas e escritórios.

DNS — Domain Name System

Para entender o que acontece é necessário entender o que é o DNS: Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios.

Em termos de Protocolo de Internet (IP), na verdade não existem nomes de domínios; o que existem são endereços numéricos, os IPs, que são compostos, na versão IPv4 do protocolo, de quatro grupos de números inteiros entre 0 e 255. Por exemplo: 192.168.1.5 é um endereço IP.

Contudo, ficaria extremamente difícil de as pessoas memorizarem os endereços não só dos próprios sites, mas também dos sites que ela gosta de visitar, e é exatamente aí que entra o DNS.

Felizmente, ninguém precisa ficar refém dos servidores DNS do seu provedor de acesso.

O DNS é como se fosse um imenso sistema de “cartório”, no qual ficam registrados os endereços dos domínios e os respectivos IPs. Assim, quando um visitante solicita ao programa de navegação que traga a página do seu banco, por exemplo, internamente o navegador tem de fazer uma consulta ao DNS, informando o nome que deseja, e o DNS devolve o IP correspondente. Aí o navegador se conecta àquele IP e informa ao servidor que deseja obter a página do domínio do banco.

Cada conexão de Internet tem que ter pelo menos dois servidores de DNS disponíveis, e caso estes servidores falhem na resolução de algum nome, todos os computadores que estiverem conectados a eles ficarão impossibilitados de visitar o site, porque eles não sabem aonde devem se dirigir.

Acontece que, infelizmente, as operadoras de telefonia e Internet no Brasil, atualmente, não andam oferecendo toda aquela qualidade que os clientes merecem, e vira e mexe os usuários ficam completamente sem conexão ou com conexão parcial, impossibilitados de visitar livremente o que bem entendem (não sei qual dos dois é pior).

Servidores DNS Alternativos

Felizmente, ninguém precisa ficar refém dos servidores DNS do seu provedor de acesso.

Atualmente existem muitos DNSs alternativos que oferecem resolução de nome mais rápida e confiável, de maneira gratuita.

OpenDNS

Uma das mais antigas opções é o OpenDNS, um serviço gratuito de resolução de nomes que pode ser configurado em praticamente qualquer conexão.

Para saber como configurar o OpenDNS recomendamos fazer a seguinte busca no Google, pois o próprio buscador vai reconhecer o seu sistema operacional e oferecer instruções adequadas:

A título de informação, os servidores do OpenDNS são:

  • 208.67.222.222
  • 208.67.220.220

Google DNS

Outra alternativa tradicional e bem conhecida é o Google DNS.

Até antes do advento do Marco Civil da Internet o Google mantinha servidores inclusive no Brasil, o que fazia com que ele fosse o mais rápido serviço de DNS à nossa disposição. Hoje em dia ele não tem mais esse mesmo prestígio, mas ainda é uma excelente alternativa aos DNSs claudicantes oferecidos pelas operadoras de Internet em geral.

Os seus servidores são:

  • 8.8.8.8
  • 8.8.4.4

Cloudflare DNS

A Cloudflare é conhecida e reconhecida por seus serviços de DNSs autoritativos e pelo serviço de CDN e aceleração de sites.

A partir do dia primeiro de abril de 2018 a empresa também passará a oferecer servidores de DNS públicos com funcionamento idêntico ao dos concorrentes.

A maior vantagem da Cloudflare em relação aos concorrentes é ser muito mais rápida, pois tira vantagem de seus datacenters espalhados pelo mundo inteiro (eles têm um em São Paulo, por exemplo).

Os servidores da Cloudflare DNS são:

  • 1.1.1.1
  • 1.0.0.1

O procedimento de configuração, naturalmente, é o mesmo para qualquer DNS alternativo.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.59
Total de Votos: 32

Acelere sua navegação na Internet usando DNSs alternativos

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 30 de março de 2018