Como controlar o firewall do servidor usando a Mônica para Clientes

A Mônica para Clientes permite operações de controle do firewall de maneira simplificada. Aprenda a usar estes recursos.

Firewall é o nome que se dá ao dispositivo (físico ou lógico) que intercepta a comunicação entre dois ou mais dispositivos de rede, podendo efetuar o bloqueio das conexões antes mesmo que estas cheguem ao seu destino.

Em outras palavras, o firewall é um dispositivo de segurança que impede que requisições abusivas cheguem ao servidor, podendo inclusive bloquear totalmente o acesso de determinados usuários à máquina.

Os bloqueios no firewall podem ser automáticos ou manuais, e por uma questão de simplificação da vida do nosso cliente a Mônica para Clientes não permite o bloqueio de IPs individuais — seria absurdo pôr nas mãos do usuário uma responsabilidade que deve ser desempenhada por sistemas automatizados, capazes de identificar potenciais ameaças pelo seu comportamento.

Entretanto, pode acontecer de precisarmos garantir que um determinado IP nunca seja bloqueado no firewall, não importam os motivos. Para estes casos podemos usar o gerenciador de whitelist da Mônica para Clientes.

Gerenciando a “Whitelist” com a Mônica

Para gerenciar os IPs na whitelist via Mônica basta rolar a página até próximo ao final, logo após a listagem de sites.

Ali haverá uma caixa de texto onde cada IPv4 — por ora a Mônica não provê acesso ao gerenciamento de IPv6 — que se queira impedir de ser bloqueado será informado, um IP por linha.

Como controlar o firewall do servidor usando a Mônica para Clientes

Quando a lista for salva, em até dois minutos a alteração será processada, e os IPs indicados serão permanentemente liberados no firewall.

O normal é que esta lista sequer seja preenchida — não deve haver exceções para o firewall. Logo, há que se ter critério e cuidado ao fazer uso desse recurso. Em caso de dúvida o melhor a fazer é entrar em contato com nosso Suporte Técnico.

Limpando todos os bloqueios de uma vez

Caso a necessidade seja de limpar de uma só vez todos os bloqueios do firewall a Mônica também pode ajudar.

Basta acessar a opção “Limpar Firewall” no menu principal, e seguir as instruções que aparecem na tela.

Como controlar o firewall do servidor usando a Mônica para Clientes

Assim como a opção de salvamento da lista de IPs liberados, explicada anteriormente, a operação de limpeza do firewall pode demorar até dois minutos para ser concluída.

E, mais uma vez, em caso de qualquer dúvida é só entrar em contato com nosso suporte técnico.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Como controlar o firewall do servidor usando a Mônica para Clientes

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 21 de agosto de 2018