Como controlar o firewall do servidor usando a Mônica para Clientes

A Mônica para Clientes permite operações de controle do firewall de maneira simplificada e objetiva. Aprenda a usar estes recursos!

Este post foi atualizado pela última vez há mais de 3 meses.

Como controlar o firewall do servidor usando a Mônica para Clientes. Firewall é o nome que se dá ao dispositivo (físico ou lógico) que intercepta a comunicação entre dois ou mais dispositivos de rede. Podendo efetuar o bloqueio das conexões antes mesmo que estas cheguem ao seu destino.

Como controlar o firewall do servidor usando a Mônica para Clientes

Em outras palavras, o firewall é um dispositivo de segurança que impede que requisições abusivas cheguem ao servidor. Ou seja, podendo inclusive bloquear totalmente o acesso de determinados usuários à máquina.

Os bloqueios no firewall podem ser automáticos ou manuais. E, por uma questão de simplificação da vida do nosso cliente, a Mônica para Clientes não permite o bloqueio de IPs individuais. Seria absurdo pôr nas mãos do usuário uma responsabilidade que deve ser desempenhada por sistemas automatizados. Todos capazes de identificar potenciais ameaças pelo seu comportamento.

Entretanto, pode acontecer de precisarmos garantir que um determinado IP nunca seja bloqueado no firewall, não importam os motivos. Para estes casos podemos usar o gerenciador de whitelist da Mônica para Clientes.

Gerenciando a “Whitelist” com a Mônica

Para gerenciar os IPs na whitelist via Mônica basta rolar a página até próximo ao final, logo após a listagem de sites.

Ali haverá uma caixa de texto onde cada IPv4 — por ora a Mônica não provê acesso ao gerenciamento de IPv6 — que se queira impedir de ser bloqueado será informado, um IP por linha.

Quando a lista for salva, em até dois minutos a alteração será processada, e os IPs indicados serão permanentemente liberados no firewall.

O normal é que esta lista sequer seja preenchida, pois não deve haver exceções para o firewall. Logo, há que se ter critério e cuidado ao fazer uso desse recurso. Em caso de dúvida o melhor a fazer é entrar em contato com nosso Suporte Técnico.

Limpando todos os bloqueios de uma vez

Caso a necessidade seja de limpar de uma só vez todos os bloqueios do firewall a Mônica também pode ajudar.

Basta acessar a opção “Limpar Firewall” no menu principal, e seguir as instruções que aparecem na tela.

Assim como a opção de salvamento da lista de IPs liberados, explicada anteriormente, a operação de limpeza do firewall pode demorar até dois minutos para ser concluída.

E, mais uma vez, em caso de qualquer dúvida é só entrar em contato com nosso suporte técnico.

Quero ser cliente da PortoFácil! Entre em contato

Leia também

Textos que têm a ver com este assunto:
Redirecionamento URL, HTTP, páginas e domínios – GUIA COMPLETO

Guia completo de como fazer redirecionamento URL de sites e páginas usando HTTP, Meta Refresh, Nginx, .htaccess e Cloudflare.

Como aumentar o desempenho do site com otimização de imagens

Tutorial ensina como realizar a otimização de imagens, aumentando o desempenho e o tempo de carregamento do seu site ou blog WordPress.

Lista completa de status e códigos de respostas HTTP

Conheça a listagem completa de todos os códigos de status HTTP disponíveis, assim como o agrupamento de cada um deles em cinco classes distintas.