O storytelling, ou a arte de contar histórias, é uma ferramenta muito útil para entretenimento e educação. Isso, inclusive, tem sido muito aplicado ao web design nos últimos tempos, justamente por ser considerado uma ferramenta muito poderosa para a criação de laços afetivos com o público-alvo e dar significado à uma determinada marca.
Com base nessas informações, existem várias formas de incorporar o storytelling para chamar a atenção e, a seguir, são apresentadas algumas dicas.

Seções desta página
Conheça o seu público-alvo
Se você quer contar uma história que tenha apelo no estilo storytelling, primeiramente você deve saber para quem você está contando. E, para falar com esse público, você deve considerar os diferentes tipos de visitantes:
- Clientes;
- Clientes em potencial;
- Funcionários em potencial, etc.
Pense no que faria quando uma pessoa visitasse a sua página e o que essa pessoa esperaria encontrar durante essa visita. Esse pensamento é um guia útil para traçar estratégias.
Além disso, há sempre a opção de pesquisa de opinião: converse com os clientes ou com a parte da equipe que interage com clientes. As respostas podem ajudar em insights, ou seja, como entender pontos específicos dentro de um assunto.
Crie laços e conexões afetivas
Histórias são memoráveis porque trazem respostas afetiva e conexões humanas. Quando alguém entra na sua página, eles inconscientemente têm uma resposta afetiva ao design e ao conteúdo. E, dependendo da forma como você usar o storytelling, pode fazer com que eles permaneçam na página ou não.
Primeiramente, você deve considerar a personalidade da sua marca. Toda marca tem um tom e o design da sua página deve ser coerente com essa abordagem para manter a integridade do negócio. Para isso, o designer precisa usar uma combinação de imagens, cores e animações para causarem os devidos impactos.
Defina qual é a sua mensagem
Muitas histórias têm uma moral. Caso a mensagem não seja apropriadamente articulada, você pode até desfrutar da história, mas não vai saber, por exemplo, que devagar se chega ainda mais longe.
Em um site, você não deve escrever um parágrafo ou um texto muito longo para passar uma mensagem, pois pode ser que as pessoas não tenham paciência para essa leitura. O ideal é ter em mente que você tem poucos segundos para mostrar quem é e ganhar o interesse dos visitantes.
É por isso que uma das partes mais importantes de um site é a sua proposição de valor, que (1) consiste em uma declaração dizendo quem você é, (2) o que diferencia o seu trabalho e (3) qual o próximo passo que o leitor deve dar.
Organize e estruture seu conteúdo
Um princípio básico para se contar uma boa história é a organização. Em um site, a navegação é a forma como o conteúdo é distribuído para os visitantes. O desafio, para quem projeta o site, é que sempre há mais de um caminho para ser seguido.
É muito fácil que os visitantes se percam e abandonem a página. Então, para evitar que isso aconteça, é interessante reduzir o número de páginas. Em cada uma delas, você pode arranjar o conteúdo de forma hierarquizada, chamando a atenção primeiramente do que seria mais interessante.
Um exemplo de como se faz é por tamanho de fontes, tendo chamadas atrativas em tamanhos maiores e subtítulos menores, para que o título seja lido primeiro.
Convide seu visitante a participar do storytelling
Algumas das melhores histórias fazem com que nós nos sintamos parte delas, motivando e inspirando ao ponto de influenciar nas nossas ações. No web design, o objetivo do storytelling é exatamente esse.
Independente do seu tipo de negócio, você espera que o visitante da página tenha uma certa atitude. Chamadas de ação são ótimas estratégias para direcionar o comportamento do público, mas o web design pode também ser usado para influenciar.
Então, que tal experimentar o uso de elementos interativos para contar o fim da sua história e, assim, engajar mais a sua audiência.
Fica a dica!
Foto: Lina Kivaka via Pexels.