Guia definitivo para desenvolvimento de sites WordPress em localhost usando XAMPP, WAMP, MAMP e ngrok, pois todo bom profissional web cria seus projetos em um ambiente cujo servidor está hospedado localmente (localhost), em seu próprio desktop ou notebook.
Por exemplo, desta forma é possível desenvolver um template ou layout WordPress de forma mais rápida e produtiva, economizando tempo e corrigindo possíveis problemas e bugs antes de atualizá-lo no site oficial.
Sem contar na possibilidade que os programadores têm de realizar vários e vários testes, tudo de forma local e sem correr riscos desnecessários, visto que o projeto não se encontra em um ambiente de produção.

Seções desta página
Servidores locais: XAMPP, WAMP, MAMP e ngrok
Embora existam vários aplicativos e ferramentas que transformam o seu desktop ou notebook em um verdadeiro servidor local, nossos favoritos são o XAMPP, WAMP, MAMP e ngrok.
Todos eles são servidores locais que oferecem instaladores fáceis de configurar, incluindo pacotes com distribuições Apache ou Nginx, bancos de dados MySQL ou MariaDB, além de PHP e Perl.
E para bom entendedor, basta ter esses pacotes essenciais configurados para você conseguir rodar livremente uma instalação do WordPress em localhost.
XAMPP: Apache, MariaDB, PHP e Perl
Esta ferramenta, além de gratuita e leve, tem por objetivo facilitar a vida do programador web, principalmente para aqueles que não são muito familiarizados com configuração e manutenção de servidores.
Seu instalador é sem dúvidas o mais intuitivo e oferece todos os recursos de um servidor web comum, com Apache, PHP, MariaDB (MySQL) e Perl. Inclusive, o XAMPP é uma plataforma de código-aberto que possui versões paras os sistemas operacionais Windows, macOS e Linux.
WAMP: Servidor localhost para Windows
Também com o objetivo de facilitar ao máximo a vida do desenvolvedor que usa o sistema operacional Windows, o WAMP Server é uma compilação enxuta, mas robusta do servidor web Apache, MySQL e PHP.
Da mesma forma que as demais opções apresentadas neste artigo, o WAMP oferece um local de desenvolvimento avançado para a criação de aplicativos web e sites WordPress em localhost.
MAMP: Localhost com Apache, Nginx, PHP e MySQL
A ferramenta MAMP também é uma plataforma de código-aberto, mas também possui uma versão PRO, com recursos extras bem interessantes.
Por exemplo, na versão paga é possível criar um servidor independente para cada site e, também, transformar o seu servidor local em um servidor web. Liberando acesso a seu site para qualquer pessoa fora da sua rede.
Anteriormente disponível apenas para usuários de macOS, a ferramenta agora possui versão para Windows e, assim como acontece com a opção de servidor local citada anteriormente, o MAMP também oferece um método de instalação fácil, com uma configuração super intuitiva e simples.
Além da opção de escolha entre Apache e Nginx, o MAMP usa o sistema de gerenciamento de banco de dados MySQL e faz uso do PHP como linguagem orientada a objetos.
ngrok: Unified Application Delivery Platform for Developers
A plataforma ngrok é conhecida por permitir acesso externo a servidores hospedados em locahost. O ngrok praticamente faz a combinação de proxy reverso, gateway de API e firewall, tudo para que você possa acessar, de forma remota/externa, um site ou blog que esteja hospedado em localhost.
Conectar-se a redes externas nunca foi tão fácil e seguro, ainda mais sem a necessidade de exigir alterações nas configurações do seu localhost. É por isso que o ngrok tem se tornado o queridinho para o fornecimento de aplicativos, sites e blogs, com portabilidade e independência.
Basicamente, após a configuração do ngrok em seu localhost, você recebe um domínio personalizado da plataforma que será redirecionado diretamente para o seu servidor web, seja ele XAMPP, WAMP ou MAMP.
Conclusão
Os servidores locais comentados e recomendados acima possuem todos os pacotes de configurações necessários para todos os tipos de desenvolvedores web. Então, com um servidor local (localhost) instalado você poderá criar e desenvolver:
- Layouts e templates para WordPress;
- Plugins para WordPress;
- Lojas virtuais, tais como Woocommerce;
- E qualquer outro tipo de aplicativo web que tenham como base os pacotes instalados e/ou suportados pelas ferramentas.
E, conforme analisado, independente de qual seja a sua escolha, você terá todo o potencial de um servidor web, mas funcionando totalmente de forma local e dentro do conforto do seu lar!
Totalmente em localhost.
Foto: Christopher Gower via Unsplash.