PERIGO: Não use plugins para fazer downgrade do WordPress

Saiba por que é recomendado evitar plugins que bloqueiam a atualização automática do WordPress. Não seja negligente consigo mesmo!

PERIGO: Não use plugins para fazer downgrade do WordPress. Evite plugins que impedem a atualização automática do WordPress e nunca tente restaurar a versão antiga/anterior do WP de seu site.

Estas são apenas algumas dicas simples, mas eficazes, que todo dono de site deveria seguir por padrão. A não ser que o risco de viver intensamente, com um site cheio de vulnerabilidades, seja a melhor opção.

Mas será que existe “melhor opção” para um site recheado de brechas, implorando para ser invadido?

PERIGO: Não use plugins para fazer downgrade do WordPress

Riscos por usar plugins de downgrade

Infelizmente, ainda é muito comum ver blogs e sites usando, propositalmente, plugins do tipo WP-Downgrade para manter a versão do WordPress desatualizada. O receio da versão atual do WP “quebrar o template” ou fazer determinado “plugin dar pau” são uns dos principais motivos para que essa atualização não aconteça.

Porém, ao usar seu livre arbítrio para manter seu WordPress desatualizado, você assume o risco de ter um sistema vulnerável, que pode lhe trazer sérios riscos. E sistema vulnerável é sinônimo de porta de entrada para vírus, malwares e tentativas de invasão hacker.

Sendo assim, você ainda corre risco de:

  • Não conseguir fazer login no painel de controle do WordPress, ou seja, virar refém e perder total acesso de administrador em seu próprio site;
  • Ser marcado pela SERP como site que possui código malicioso, fazendo-o perder posições nas buscas e, consequentemente, visitação e dinheiro;
  • Redirecionamentos de páginas feitos de forma indevida, levando toda a sua visitação embora para outros sites e/ou páginas;
  • Ter código malicioso injetado em seu banco de dados, afetando diretamente seu conteúdo e, posteriormente, seus visitantes;
  • Perder arquivos internos importantes, que podem não estar salvos em backup;

Não seja negligente consigo mesmo

Mantenha seu WordPress e plugins sempre atualizados, com as versões mais recentes. Ninguém em sã consciência deseja perder, da noite para o dia, todo um trabalho por pura negligência.

A comunidade de desenvolvedores WordPress é extremamente ativa e trabalha incansavelmente para manter a plataforma sempre segura. Fazer uso de plugins do tipo WP-Downgrade não é recomendado de forma alguma!

Conclusão

Será que compensa viver perigosamente? Será que por causa de um único plugin que esteja “dando pau” com a versão mais recente do WordPress, você está disposto a correr todos esses riscos? Será?

Enfim, se por algum motivo seu site WordPress foi invadido, é bem provável que nem tudo esteja perdido. Mas em primeiro lugar é necessário manter a calma e seguir alguns passos para tentar contornar a situação o quanto antes. Leia mais em: Remoção de vírus do WordPress.

Fica a dica!

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 9

PERIGO: Não use plugins para fazer downgrade do WordPress

Compartilhe

Publicado por Celso Junior – 26 de março de 2019