Por que manter o WordPress sempre atualizado

Neste artigo você vai aprender por que deve manter o WordPress rigorosamente atualizado, para o bem de seu site.

Por que manter o WordPress sempre atualizado

Neste artigo vamos expor as razões pelas quais o WordPress (ou qualquer que seja sua plataforma de publicação, incluindo e-commerce) deve ser mantido rigorosamente atualizados.

Introdução

Sempre que é liberada uma versão nova do WordPress acontece a mesma situação de incerteza e nervosismo: será que os plugins vão continuar funcionando, que o “tema” do site vai ser compatível?

Não são raros os casos em que as pessoas preferem aguardar pela próxima versão para evitar este tipo de problema. Mas essa não é uma boa ideia.

Por que o WordPress é atualizado

Há três motivos principais para o WordPress ser constantemente atualizado:

  • inclusão de novos recursos na plataforma;
  • melhorias e otimizações nos recursos já existente;
  • correções de falhas de segurança identificadas somente após a liberação da versão corrente.

É claro que os dois primeiros motivos são importantes: todo mundo gosta de uma novidade, e mais ainda de sistemas rápidos e estáveis.

Entretanto, a verdadeira razão pela qual todo WordPress deve ser atualizado para a versão mais recente, assim que ela saia, é a segurança.

Falhas de segurança

Todo software está sujeito a falhas de segurança, ainda mais quando este é escrito para funcionar na Internet. Embora os esforços dos programadores em manter seu código o mais seguro possível, sempre ocorrem situações imprevistas que podem levar um programa a comportar-se de maneira diferente daquela que lhe foi planejada.

Como o WP trata as falhas de segurança

Por ser um produto de código aberto o WordPress é totalmente transparente quanto às falhas de segurança encontradas em seu código, que pode ser auditado, literalmente, por qualquer um que detenha os conhecimentos necessários para tal mister.

Assim, a cada nova versão o WordPress divulga uma lista contendo integralmente todos os erros que foram consertados, incluindo aí os furos de segurança.

Como os hackers usam as falhas de segurança

Se você deixar o bom caráter de lado por um instante e tentar pensar como malfeitor, vai entender instantaneamente por que a atualização do WordPress é obrigatória: acabamos de dizer que as falhas de segurança que são corrigidas de uma versão para outra são divulgadas integralmente.

Ou seja: tão logo uma nova versão chegue, automaticamente todas as instalações de WordPress usando versões anteriores passam a ser potenciais alvos para essa laia de gente que passa o tempo todo tentando invadir sites alheios.

Conclusão

Em função das falhas de segurança que tão logo corrigidas são divulgadas integralmente, é extremamente importante manter o WordPress atualizado.

Naturalmente que os plugins e “temas” em uso no WordPress também precisam estar rigorosamente atualizados pelo mesmo motivo: versões atrasadas são potenciais vetores de invasão de sites, e os prejuízos que uma invasão provoca são incalculáveis, indo desde o roubo de visitas à disseminação de malware para os visitantes, o que pode causar danos irreversíveis (principalmente para quem depende do Google para sobreviver).

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.66
Total de Votos: 41

Por que manter o WordPress sempre atualizado

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 19 de agosto de 2016