Por que é altamente recomendado manter o WordPress sempre atualizado? Porque você não quer ver seu site ou blog com uma falha de segurança sendo usada por invasores para injetar código malicioso. Simples assim! Por isso, neste artigo vamos expor todas as razões pelas quais o seu WordPress deve ser mantido rigorosamente sempre atualizado.

Seções desta página
Introdução
Situações de incerteza e nervosismo são comuns quando sai uma nova versão do WordPress. Será que os plugins vão continuar funcionando? Será que o meu template ou layout vai ser compatível? As dúvidas são sempre as mesmas…
Sendo assim, não são raros os casos de webmasters preferirem aguardar pela próxima versão, só para evitar este tipo de problema. Mas acredite, essa não é a melhor ideia. Muito menos a melhor escolha.
Por que o WordPress é atualizado
Há três motivos principais para o WordPress ser constantemente atualizado:
- Inclusão de novos recursos e praticidades na plataforma;
- Otimizações e melhorias nos recursos pré-existentes;
- Correções de falhas de segurança, identificadas somente após a liberação da versão atual.
É claro que os dois primeiros motivos são importantes. Obviamente, todo mundo gosta de uma novidade aqui e outra acolá. E mais ainda de sistemas rápidos e estáveis, tanto para o back-end tanto para o front-end. Entretanto, a atualização do WordPress se torna extremamente necessária devido à segurança de toda a plataforma.
Falhas de segurança
Para bom entendedor, é fato que todo software, seja ele qual for, está sujeito a possíveis falhas de segurança. Ainda mais quando este é escrito para funcionar na Internet. E embora os programadores dediquem muito esforço para manter os códigos seguros, ainda existem situações imprevistas. Ou seja, podendo interferir no comportamento do programa ou sistema.
Como o WordPress cuida das falhas de segurança?
O WordPress é um produto de código aberto. Por isso, é totalmente transparente com relação às falhas de segurança. Pois seu código fonte pode ser auditado, literalmente, por qualquer pessoa que detenha os conhecimentos necessários.
Assim, a cada nova versão, o WordPress divulga uma lista contendo integralmente todos os erros que foram consertados, incluindo aí os furos de segurança.
Como os hackers usam e se aproveitam das falhas de segurança?
Por um momento, deixe seu bom caráter de lado e pense como um malfeitor. Instantaneamente vai entender o motivo de manter o WordPress atualizado. Principalmente quando todos podem ter acesso direto às correções das falhas de segurança.
Ou seja, tão logo uma nova versão chegue, automaticamente todas as instalações de WordPress usando versões antigas passam a ser potenciais alvos de invasão.
Conclusão
Pesquisa e desenvolvimento são dois setores que não param na PortoFácil, pois temos o objetivo de entregar aos nossos clientes o melhor resultado possível para seu investimento.
Graças a isso temos tido a felicidade de poder inovar na configuração de nossos servidores. Oferecendo tecnologias de custo muito acessível e de altíssimo desempenho.
Entretanto, cada cliente precisa fazer a sua parte. Ou seja, cuidar dos programas e sistemas que rodam em seus domínios. Pois isso não é responsabilidade da PortoFácil. Embora, muitas vezes, a gente ajude nesse quesito também.
É muito importante que seu WordPress esteja atualizado. Obviamente, os plugins e templates em uso também precisam estar rigorosamente atualizados pelo mesmo motivo. Não é à toa que os “fabricantes” disponibilizam novas versões.
Lembre-se: versões antigas são potenciais vetores de invasão de sites. E os prejuízos que uma invasão provoca são incalculáveis. Indo desde o roubo de visitas até à disseminação de malware para os seus visitantes. Causando danos irreversíveis, principalmente para quem depende do Google para sobreviver.
Inclusive, seu site pode se tornar suspeito por praticar phishing pela SERP (Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa). E a consequência disso é a perda de indexação e a queda no rankeamento.
Fica a dica!