Embora não seja tão comum, em alguns casos será preciso reverter plugins e templates WordPress que, por algum motivo após sua atualização, quebrou o layout do seu site.
Para te ajudar neste processo, vamos ensinar neste artigo como reverter os plugins e templates no WordPress utilizando um sistema de controle de versão. Desta forma você vai conseguir reverter qualquer problema relacionado a uma nova versão recém instalada.

Sem dúvidas manter o seu site ou blog WordPress sempre atualizado é mais do que recomendado, é uma obrigação de todos! Com certeza esta é a única forma de manter a segurança e a proteção de todo o seu conteúdo.
Contudo, em alguns raros momentos, algum tipo de atualização pode acabar quebrando o seu layout de forma que ele fique praticamente sem utilidade para o visitante e até mesmo para você.
Pode ser um bug no código fonte, uma incompatibilidade ou até mesmo algum tipo de conflito entre plugins ou temas já configurados. Por isso devemos fazer backup de todos os dados antes de realizar qualquer tipo de atualização. Pelo menos assim, teremos como corrigir o problema.
Só que, restaurar um site inteiro por causa de apenas um plugin ou um template problemático pode ser um grande incômodo, sem contar no tempo que perdemos ao realizar tal procedimento. Por isso que existe um paliativo para tal situação…
Seções desta página
Como reverter plugins WordPress via controle de versão
Partindo do princípio de que você continua tendo acesso ao seu painel de controle (dashboard) do WordPress, nossa recomendação é instalar e ativar o plugin WP Rollback.
Em seguida, basta navegar até Plugins > Plugins Instalados
que você vai perceber que um novo link foi criado automaticamente com o nome Rollback
(restaurar, em inglês) imediatamente abaixo de cada plugin instalado em seu site.
Então, quando você precisar reverter plugins do WordPress para alguma versão anterior específica, é só clicar nesta opção que o WP Rollback vai exibir uma página com a versão atual do seu plugin e para quais versões você pode reverter. A partir daí você só vai precisar escolher a versão e clicar no botão Rollback
.
Uma mensagem de aviso será exibida, informando que é recomendado criar um backup completo antes de realizar o procedimento de reversão. Se você já tiver este backup salvo, então é só clicar mais uma vez no botão Rollback
.
A partir daí o sistema de controle de versão entra em ação e substituirá a versão atual do plugin problemático com a versão que você acabou de escolher. Por fim, clique em Ativar Plugin
e pronto!
Como reverter templates WordPress via plugin
O WP Rollback, sistema de controle de versão, também permite reverter templates instalados no seu site ou blog WordPress, desde que esses layouts tenham sido baixados — obrigatoriamente — através do diretório de temas oficial do WP.
E para realizar a reversão do template para a sua versão anterior, navegue até Aparência > Temas
e clique em Informações do Tema
no layout que deseja reverter.
Localize agora, no canto inferior direito o botão Rollback
e clique nele para começar o procedimento de reverter templates WordPress. Agora basta seguir os mesmo passo a passo que ensinamos sobre como reverter um plugin problemático logo acima e pronto!
Conclusão
Como dissemos, reverter um plugin ou um template WordPress para uma versão anterior e desatualizada não é recomendado, pois a segurança do seu site pode ficar comprometida.
Entretanto, em alguns casos, sabemos que a única solução paliativa para fazer com o que o seu site volte a funcionar normalmente é realizando esta reversão. Mas fique atento que assim que o seu plugin ou template tiver seu problema resolvido pelo desenvolvedor, faça novamente a atualização para a versão mais recente.
Fica a dica!
Foto: Souvik Banerjee via Unsplash.