Aprenda como fazer backup do WordPress com segurança. Apesar de existirem vários concorrentes, o WordPress é o mais importante gerenciador de conteúdo disponível em toda a internet onde sua base instalada não para de crescer.
Inclusive, até os grandes players já adotaram o WP para servir suas páginas ao seu público-alvo. Ou seja, através de um site, blog e até mesmo loja virtual. Eis que o WordPress está lá!

Embora o WordPress tenha se transformado no meio de vida de quem trabalha nas interwebs, ainda existem pessoas que não se preocupam tanto em manter um backup atualizado de todos os seus dados.
Mas ter uma cópia de segurança é tão importante quanto as notícias, matérias, artigos e produtos que você publica diariamente no seu WP. Sendo assim, é de suma importância criar o hábito, e a responsabilidade, de fazer backups dos seus dados, sempre!
Seções desta página
Como os clientes da PortoFácil fazem backup do WordPress
Considerando que a PortoFácil tem uma rigorosa Política de Backup, um cliente da PortoFácil precisa seguir os passos abaixo para obter uma cópia, ou proceder uma restauração de qualquer parte de um site e/ou blog.
- Acessar a área de clientes;
- Abrir um chamado solicitando o backup.
Como os não clientes da PortoFácil podem obter backups fáceis para seus blogs
Quem não é cliente da PortoFácil também pode se beneficiar da facilidade dos nossos backups. Basta entrar em contato e explicar sua necessidade. E nós ajudaremos no processo de migração para um de nossos VPSs ou servidores dedicados.
Como fazer backup manualmente do WordPress
Embora o processo de realizar backup do WordPress possa parecer confuso no início, ele é bem tranquilo de ser realizado. Ou seja, basta um pouco de paciência.
Passo 1: Backup dos arquivos do servidor
Para começar, instale um dos clientes de sFTP recomendados para acessar seu servidor de forma segura. Dentre eles estão o FleZilla, WinSCP, Cyberduck, AndFTP, etc. Em seguida, preencha as credenciais de acesso do seu servidor, conforme imagem ilustrativa abaixo:
Após se conectar ao seu servidor web, acesse o diretório public_html
ou htdocs
ou www
. Em qualquer um deles você será encaminhado para a raiz do seu domínio. Onde estão todos os arquivos do seu site ou blog, semelhante ao exemplo abaixo:
O próximo passo é selecionar todos estes arquivos e diretórios e fazer o download deles para o seu desktop ou dispositivo de armazenamento externo.
Passo 2: Backup do banco de dados
O segundo passo do processo de backup requer acesso ao phpMyAdmin do seu servidor. E, de acordo com a imagem ilustrativa abaixo, selecione no menu esquerdo o banco de dados que será feito o backup.
Em seguida, clique na aba Exportar
, marque a opção “Personalizada – Exibir todas as opções possíveis” e selecione todas as tabelas.
Por fim, clique em executar backup e salve o arquivo SQL no seu desktop ou dispositivo de armazenamento externo.
Passo 3: Backup conluído com sucesso!
Se você realizou os dois passos anteriores, então o backup de todos os seus dados estão completos. Tanto o backup dos arquivos do servidor, tanto o backup do seu banco de dados. Agora você precisa colocar ambos os backups salvos em um local seguro. Nossa recomendação é manter uma cópia salva no desktop e outra na nuvem.
CUIDADO: Não faça backup do WordPress usando plugins
É fato que existem dezenas de plugins WordPress que fazem cópias de segurança do WordPress de forma automatizada. Entretanto, esses plugins salvam o backup dos seus dados dentro do seu próprio servidor.
É neste exato momento que a conta matemática não fecha e o problema aparece. Por exemplo, se você perder o acesso ao seu site WordPress por causa de invasões hackers, malwares, vírus, etc… Como você vai conseguir recuperar seus dados salvos? Então, a dica é simples: salve seu arquivo de backup fora do seu servidor web.
Resumindo
Enfim, manter uma cópia de segurança do seu site, blog ou até mesmo e-commerce é mais do que recomendado, é obrigatório! E nunca pense que você jamais passará por problemas técnicos e que nunca precisará recorrer a um backup. Como já dizia Murphy: “se alguma coisa pode dar errado, então esta coisa dará errado quando menos se espera“. Fica a dica!