Diferença entre WordPress, Magento, Drupal e Joomla – Comparativo CMS

Fizemos um comparativo entre os principais CMS disponíveis no mercado. Agora você vai conhecer as diferenças entre WordPress, Drupal, Joomla e Magento.

Comparativo entre WordPress, Magento, Drupal e Joomla? Embora o WordPress seja o gerenciador de conteúdo mais popular das interwebs, ainda existem outros CMS tão robustos quanto o WP. Por isso, separamos neste artigo, as diferenças entre cada um deles.

Diferença entre WordPress, Magento, Drupal e Joomla - Comparativo CMS
Diferença entre WordPress, Magento, Drupal e Joomla – Comparativo CMS.

Mas você sabe o que é um CMS?

CMS ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, como o próprio nome diz, é um aplicativo ou software web que permite criar sites e blogs sem a necessidade, nem o conhecimento técnico necessário. Ou seja, foram projetados e pensados em facilitar ao máximo a vida de um webmaster.

Por exemplo, tanto WordPress, Magento, Drupal e Joomla oferecem as seguintes características:

  • Possuem um painel de controle administrativo de usabilidade fácil;
  • Facilita a publicação de conteúdo e o upload de fotos e vídeos para a sua hospedagem de sites preferida. Tudo de forma prática e descomplicada;
  • Foram desenvolvidos pensando no SEO (Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas), colaborando com sua indexação. Principalmente ao criar URL’s amigáveis;
  • Oferece vários layouts e templates prontos para uso. Mas caso seja de seu interesse, permite que você mesmo configure um tema mais profissional;
  • Todos os CMS citados neste artigo são de código aberto e, por isso, são de uso gratuito. Além de oferecer uma instalação relativamente simples.

Conhecendo os gerenciadores de conteúdo

Confira a seguir cada um dos quatro sistemas de gerenciamento de conteúdo, além dos pontos positivos e negativos entre cada um deles.

WordPress

Atualmente o WordPress é o CMS mais popular e queridinho do planeta. Aproximadamente, 30% dos sites e blogs de toda a Internet usam a plataforma de alguma forma. Seja para administrar sites e blogs ou até mesmo para e-commerce com o plugin Woocommerce.

Seu sucesso está diretamente ligado às facilidades em seu uso. Dentre o comparativo de CMS, o WordPress é, sem dúvidas, o mais simples e intuitivo de todos. Além de ter uma gigantesca comunidade que te ajuda e orienta a realizar praticamente tudo o que quiser. Incluindo o desenvolvimento de plugins e temas para todos os tipos de necessidades.

Drupal

Dentre todos os CMS expostos neste artigo, o Drupal é a ferramenta mais poderosa. Contudo, não é voltado para a praticidade, mas sim para o desenvolvimento e criação de sites e blogs mais complexos, que requerem uma atenção extra do webmaster e do desenvolvedor web.

A plataforma oferece alto poder de processamento de dados e é muito usado para gerenciar sites administrativos, tais como sites governamentais e educacionais, por exemplo. Também possui uma enorme variedade de módulos — semelhante aos plugins do WordPress — que auxiliam nas tarefas rotineiras do dia a dia.

Joomla

Assim como todos os demais CMS listados aqui, o Joomla tem como objetivo facilitar a vida do webmaster durante a criação e a gestão de conteúdo de um site ou blog. Mas infelizmente a plataforma não possui uma estrutura intuitiva. Sendo assim, será necessário um pouco mais de conhecimento técnico para dar sequência em seus projetos.

Inclusive, não oferece um vasto diretório com plugins e temas. Deixando esse tipo de melhoria para o conhecimento do webmaster ou do desenvolvedor web.

Magento

Ao contrário dos demais, Magento é um CMS voltado exclusivamente para lojas virtuais, ou seja, e-commerce. É conhecido por ser uma das plataformas mais robustas e completas que existe para a manutenção e administração de uma loja virtual.

A plataforma não cria apenas um e-commerce comum. Com ele é possível aprimorar e facilitar a navegação do usuário. Melhorando muito as taxas de conversões e, obviamente, aumentando as vendas! E, atualmente, seu único concorrente para esse nicho de mercado é o WordPress com o Woocommerce instalado.

Conclusão: Comparativo de CMS

Enfim, apesar do WordPress ser o gerenciador de conteúdo mais usado do mundo, é importante saber que existe vida fora dele. E, tanto Drupal, Joomla e Magento podem ser de grande importância para o seu projeto. Mas, obviamente, é necessário aprofundar na documentação e nas peculiaridades que cada um oferece. E se vão suprir todas as suas necessidades, é claro! Boa escolha…


Foto: Marvin Meyer via Unsplash.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Publicado por Celso Junior – 27 de julho de 2020