O SFTP é o método seguro de acessar o seu servidor — SSH File Transfer Protocol — que garante que a transferência de dados será feita num canal encriptado. Sendo assim, você pode pensar nele como a evolução direta e segura do FTP.

Por isso, em geral, você deve dar sempre preferência ao SFTP para se conectar ao seu servidor. Assim é possível evitar invasões, captura indevida de senhas e outras questões que habitam o nosso dia a dia digital.
Inclusive, existe outra versão segura do FTP… É o FTP sobre TLS. Ambos são seguros, mas bastante diferentes. Por isso, aqui na PortoFácil preferimos o SFTP.
- Diferenças entre os protocolos FTP, FTPS e SFTP
- Como instalar plugins e templates WordPress via cliente SFTP
Seções desta página
Clientes SFTP recomendados para acessar o servidor na PortoFácil
Filezilla – Soluções para sFTP, FTPS, FTP e SSH
Provavelmente o cliente mais conhecido, mais usado e muito fácil de usar. O Filezilla suporta FTP (File Transfer Protocol), FTPS (File Transfer Protocol sobre SSL/TLS) e o nosso queridinho SFTP (SSH File Transfer Protocol). Está disponível para todos os sistemas operacionais, tem suporte a IPv6 e foi traduzido para muitos idiomas (português, inclusive).
Das diversas funcionalidades, o Filezilla tem bookmarks (permite salvar o endereço de diversos servidores). Permite pausa e seguimento de transferências e tem suporte a arquivos maiores que 4GB. Além de configurações para limites de velocidade, filtros por nome de arquivo e assistente de configuração de rede.
WinSCP – Cliente sFTP, SCP, S3 e FTP para Windows
O mais conhecido e seguro para usuários de Windows, o WinSCP é um cliente gráfico que integra as funções do sistema operacional e possui suporte aos protocolos SCP, SFTP sobre SSH-1 e SSH-2.
Desta forma, ele dá conta de operações em lote, scripts e tem interface de comandos otimizada, além de opção para sincronizar todos os diretórios. O editor de texto também está integrado, permitindo editar arquivos diretamente no servidor.
Cyberduck – SFTP, WebDAV, Amazon S3, Azure & OneDrive, Dropbox e Google Drive
Com interface simples, o Cyberduck tem suporte a FTP, SFTP, Web-DAV, Amazon S3, Google Cloud Storage e Rackspace Cloud Files.
Está disponível para Mac e Windows. Possui bookmarks e permite navegar rapidamente pelos diretórios. E ainda tem a opção de SSH avançado, permitindo autenticar chaves públicas facilmente.
O Cyberduck também suporta diferentes mecanismos de criptografia e algoritmos de autenticação. Permitindo, também, a autenticação em dois fatores, tanto com Google Authenticator ou com outros sistemas.
AndFTP – Cliente sFTP para Android
O app AndyFTP é voltado exclusivamente para quem tem um smartphone Android e precisa de acesso ao servidor. Oferece suporte a SFTP, SCP e FTPS, permitindo administrar diversos servidores.
E, segundo o desenvolvedor, permite download, upload, sincronização e compartilhamento. Tudo através do seu smartphone! Também permite abrir arquivos locais ou remotos, renomear, apagar, atualizar permissões (chmod), rodar comandos e muito mais.
Vale ressaltar que o AndFTP também oferece suporte às chaves SSH RSA/DSA. E, para sua segurança, a senha será perguntada a cada nova sessão. Aumentando a segurança em caso de roubo ou perda do smartphone.
Terminal SSH
Também conhecido como Secure Shell, o SSH é um protocolo de rede criptografado e muito utilizado para acesso a servidores web e operações de serviços de uma forma mais segura.
Para usar o SSH é necessário que você tenha acesso ao Terminal que é muito utilizado em distribuições Linux e no macOS ou acessar o OpenSSH via Windows. Então, partindo do princípio de que você possua um pouco experiência para acessar o Terminal do seu sistema operacional, siga os passos a seguir.
Como acessar arquivos remotos usando Terminal e SSH
Com o Terminal aberto, faça login no seu servidor web digitando o seguinte comando:
ssh usuario@ip_servidor
Code language: CSS (css)
Por exemplo: ssh nome_de_usuario@127.0.0.1
. Em seguida você será perguntado sobre a senha de acesso. Digite-a e retorne com “Enter”.
Como fazer upload usando Terminal e SSH
Para fazer o upload de arquivos usando SSH, basta usar o código:
scp /caminho_do_arquivo usuario@ip_servidor:/caminho_de_destino
Como fazer download usando Terminal e SSH
Para fazer o download de arquivos usando SSH, use o código abaixo:
scp usuario@ip_servidor:/caminho_do_arquivo /caminho_de_destino
Code language: JavaScript (javascript)
Bônus para os curiosos
Enfim, se você faz parte dos curiosos de plantão, a DigitalOcean tem um tutorial completíssimo, em inglês, sobre acesso SFTP usando comandos SSH. Vale a pena ler e aprender!