Clientes SFTP para acessar seu servidor na PortoFácil

Descubra os principais clientes para acessar o seu servidor usando SFTP, um método seguro de transferência de arquivos. Segurança acima de tudo.

O SFTP é o método seguro de acessar o seu servidor- SSH File Transfer Protocol – que garante que a transferência de dados será feita num canal encriptado. Você pode pensar nele como a evolução do FTP.

Em geral, você deve dar preferência ao SFTP para se conectar ao seu servidor para evitar invasões, captura de senhas e outras questões que habitam o nosso dia a dia digital.

Existe outra versão segura do FTP, o FTP sobre TLS (já falamos do protocolo no nosso post sobre HTTPS). Ambos são seguros, mas bastante diferentes. Aqui na PortoFácil preferimos o SFTP.

SFTP - transferência segura de arquivos

Clientes SFTP para acessar o servidor

Filezilla

Provavelmente o cliente mais conhecido, mais usado e muito fácil de usar, o Filezilla suporta FTP FTP sobre SSL/TLS (FTPS) e  SSH File Transfer Protocol (SFTP). Está disponível para todos os sistemas operacionais; tem suporte a IPv6 e foi traduzido para muitos idiomas (português, inclusive).

O Filezilla tem bookmarks (permite salvar o endereço de diversos servidores); permite pausa e seguimento de transferências e tem suporte a arquivos maiores que 4GB, além de configurações para limites de velocidade, filtros por nome de arquivo e assistente de configuração de rede.

WinSCP

O mais conhecido e seguro para usuários de Windows, o WinSCP é um cliente gráfico que integra as funções do sistema operacional, com suporte aos protocolos SCP, SFTP sobre SSH-1 e SSH-2.

Ele dá conta de operações em lote, scripts e tem interface de comandos, além de sincronizar diretórios. O editor de texto está integrado, permitindo editar arquivos diretamente no servidor.

Cyberduck

Interface simples, temsuporte a FTP, SFTP, Web-DAV, Amazon S3, Google Cloud Storage e Rackspace Cloud Files.

Disponível para Mac e Windows, em diversos idiomas, tem bookmarks, permite navegar rapidamente pelos diretórios, pois oferece cache, tem SSH avançado, permitindo autenticar chaves públicas, além de suportar diferentes mecanismos de criptografia e algoritmos de autenticação, permitindo também autenticação em dois fatores tanto com Google Authenticator como com outros sistemas.

AndFTP

Este aqui é para quem tem um smartphone Android e precisa de acesso ao servidor, em duas versões: gratuita e paga. Dá suporte a FTP, SFTP, SCP e FTPS, permitindo administrar diversos servidores.

Segundo o desenvolvedor, permite download, upload, sincronização e compartilhamento, além de abrir arquivos locais ou remotos, renomear, apagar, atualizar permissões (chmod), rodar comandos e mais. Tem suporte às chaves SSH RSA/DSA.

Para sua segurança, a senha será perguntada a cada sessão, para aumentar a segurança em caso de roubo ou perda do smartphone.

 

Para os curiosos de plantão, a DigitalOcean tem um tutorial completíssimo, em inglês sobre acesso SFTP usando comandos SSH.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Clientes SFTP para acessar seu servidor na PortoFácil

Compartilhe

Publicado por Lucia Freitas – 14 de dezembro de 2018